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Como montar seu próprio negócio: o guia para o empreendedor iniciante

COMO MONTAR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO: O GUIA PARA O EMPREENDEDOR INICIANTE

“Como montar meu próprio negócio?” É isso o que Luísa vem se perguntando nos últimos tempos. No ano passado, ela começou a pensar na possibilidade de empreender e acredita que tem boas ideias, podendo alcançar o sucesso. 

Mas reconhece que ainda não é uma empreendedora muito experiente. Por isso, tem medo de fazer um investimento que possa depois não trazer o retorno esperado. Além disso, ainda tem dúvidas quanto aos processos envolvidos na construção de um empreendimento. 

Talvez, você esteja numa situação parecida com a de Luísa. Você teve uma boa ideia e quer aprender como montar o seu próprio negócio. Porém, às vezes não sabe exatamente por onde começar e ainda sente um pouco de receio em seguir em frente com o projeto.

Por isso, para lhe ajudar durante esse processo, veja neste post, as vantagens de montar um negócio próprio, os aspectos que devem ser levados em consideração antes de empreender e os passos envolvidos na criação do novo empreendimento. 

Boa leitura!

Quais as vantagens de montar seu próprio negócio?

É verdade que empreender é uma grande responsabilidade e traz alguns desafios, mas, ao mesmo tempo, montar o seu próprio negócio pode proporcionar inúmeros benefícios. Veja 4 exemplos disso. 

1- Ganhos financeiros

A primeira vantagem é que ao empreender você não ficará restrito a ganhar apenas um salário fixo mensal estipulado por terceiros

É claro que é importante separar as finanças pessoais e empresariais a fim de não prejudicar o seu negócio. Nesse sentido, como empreendedor é válido ter um pró-labore, que funciona de forma similar ao salário, sendo uma remuneração pelo trabalho. 

No entanto, nessa circunstância, há mais liberdade para estipular uma compensação financeira considerada justa diante das atividades exercidas. Além do fato de que conforme a empresa for progredindo, o lucro será maior, trazendo maiores possibilidades de ganhos financeiros para os donos. 

2- Realização profissional

Outra vantagem de montar o seu próprio negócio é que isso permite que você trabalhe com aquilo que realmente se identifica. Talvez, com o passar do tempo, tenha percebido que não gosta das atividades que executa atualmente. 

Porém, no mercado de trabalho, nem sempre é fácil fazer uma migração para outra área. Às vezes fatores como formação, experiência e até mesmo idade, levam alguns recrutadores a não dar uma oportunidade para um candidato. 

Em contrapartida, quem decide empreender, não tem essas restrições. Você pode escolher atuar em segmentos com os quais tem verdadeira afinidade e que são capazes de proporcionar realização profissional. 

3- Maior autonomia 

Escolher a opção de montar um negócio próprio também possibilita maior autonomia na tomada de decisões. Isso quer dizer que você tem o poder de escolher como vão funcionar os processos internos de acordo com as suas preferências. Dentre esses, é válido citar: 

  • Aplicação de estratégias de trabalho;
  • Gestão de pessoas;
  • Condução de projetos;
  • Estabelecimento de metas. 

Além disso, é importante dizer que você poderá contratar funcionários que demonstrem qualidades compatíveis com o modelo do empreendimento e valores empresariais.

4- Gestão do tempo

Entre as vantagens de ter o próprio negócio, um ponto que merece destaque é a possibilidade de ter um melhor gerenciamento do tempo. Você tem a chance de  trabalhar com horários mais flexíveis, aproveitando os seus períodos do dia mais criativos e produtivos. 

Também, não é preciso pedir autorização ao chefe para tirar um dia de folga, basta organizar a agenda e os compromissos de forma adequada a fim de ter disponibilidade para tirar o descanso. 

Entretanto, apesar dos inúmeros benefícios de montar o próprio negócio, é importante ter em mente que empreender envolve alguns riscos. Por isso, existem alguns pontos de atenção que devem ser considerados antes de você tomar a decisão final. 

O que deve ser considerado antes de montar seu próprio negócio?

Antes de montar o seu próprio negócio, é preciso levantar alguns aspectos com o intuito de amadurecer a ideia e descobrir o nível de viabilidade da solução. Dentre esses tópicos, é possível destacar: 

  • Tipo de empresa: existem opções que necessitam de um sócio, como a S/A (Sociedade Anônima) ou LTDA (Sociedade Limitada). Porém, também há alternativas de empreendimentos individuais, como a SLU(Sociedade Limitada Unipessoal) e o MEI (Microempreendedor Individual);
  • Estudo de mercado: faça uma análise mercadológica com o objetivo de  conhecer os principais concorrentes e descobrir quais são os problemas do público que a solução idealizada é capaz de resolver;
  • Investimento financeiro: crie uma projeção financeira para determinar um valor mínimo necessário para iniciar o empreendimento e manutenção dos equipamentos;
  • Capacidade técnica: investigue tudo que será necessário para execução dos serviços e/ou criação dos produtos. Isso inclui alistar matérias-primas, maquinário e mão de obra;
  • Parceiros: liste empresas com as quais pode formar algum tipo de parceria de negócio, como o fornecimento de materiais ou estratégias de marketing. 

Após fazer o levantamento de dados, você terá mais capacidade de decidir se vale a pena dar sequência ao projeto, ou até mesmo, se tem condições financeiras recomendadas para isso. Dessa forma, ao começar a montar o seu próprio negócio fará isso de modo mais consciente e confiante. 

Como montar seu próprio negócio? 

O primeiro passo é dar atenção ao bom planejamento, já que iniciar um novo empreendimento é algo bastante desafiador, especialmente para empreendedores iniciantes. 

Começar da forma correta é determinante para o sucesso da empresa ao longo do tempo e quando feito com um bom embasamento toda a operação posterior é facilitada e tem maiores chances de dar muito certo.

Por isso, planejamento inicial do negócio e o acompanhamento devido é a chave para dar início a jornada da melhor forma: com segurança e direcionamento bem claros.

Assim, veja 6 sugestões imprescindíveis para quem ainda não sabe por onde começar ou quer entender melhor quais os primeiros passos do desafio que é iniciar um novo empreendimento no mercado.

1- Tenha clareza da ideia

O pontapé para começar o próprio empreendimento é entender bem qual a ideia do negócio e, principalmente, quais necessidades da sociedade ela atende. Para isso, deve-se ter clareza sobre as respostas de algum questionamento como:

  • Qual produto ou serviço quero oferecer?
  • Quem é o público-alvo que compraria esse produto?
  • Quais dores esse público-alvo possui que serão sanadas com o serviço?
  • Qual o diferencial do serviço? 
  • Qual o modelo de negócio dessa nova empresa?  

Tais reflexões auxiliam a entender de forma macro a nova proposição. Se for percebido que a ideia do novo produto ou serviço não ataca uma necessidade tão clara da sociedade, é indicado que seja pensado em outra ideia.

Caso não se tenha uma ideia clara em mente, é possível fazer uma análise de quais são as grandes necessidades atuais da sociedade e trabalhar em cima disso. Na verdade, o mais indicado é começar pelo problema, não pela solução.

Por isso, o conceito de problema primeiro, ideia depois é tão adotado pelos novos empreendedores porque aumenta as chances de sucesso do negócio, pois se estará oferecendo algo muito requerido no mercado.

Isso acontece porque tendo entendimento das dores de um público específico, é possível pensar numa solução para essa dor e daí tirar a ideia para o novo negócio e o novo serviço que seria prestado.

Assim, o ponto principal é se apegar ao problema que está se querendo resolver e rotacionar ideias em cima desse problema. 

Se apegar a uma única ideia é um erro que já prejudicou muitos profissionais no mercado, pois acabaram oferecendo algo não requerido, o que acarretou baixas vendas e até falência do empreendimento.

2- Valide e melhore o serviço ou produto

Para ter segurança que o novo produto é uma necessidade real de um certo público, é possível realizar uma pesquisa de mercado com um grupo de pessoas de modo a entender o perfil, necessidades e opiniões desse grupo.

A pesquisa deve ser realizada com pessoas que atendam ao perfil do público-alvo para que as respostas sejam direcionadores, se tornem bons insumos para análise e sejam respostas para a grande questão de qual um bom negócio para abrir.

A validação de um protótipo da ideia do produto ou serviço também é uma ótima opção para ter mais segurança da aceitação da sociedade acerca da ideia mais desenvolvida.

Fazer uma versão simples do produto ou esboçar como o serviço poderia acontecer e apresentar essa ideia para possíveis compradores de modo a colher as percepções deles sobre o produto ou serviço é uma estratégia que dá muitos insumos para o negócio.

Com a coleta dessa visão dos consumidores tem-se uma visão do público sobre o produto e será possível realizar ajustes e melhorias no serviço para que seja melhor aceito e atenda da melhor forma as necessidades dos compradores.

3- Faça um bom planejamento estratégico

“Quando não se sabe onde se deseja chegar, qualquer caminho é serve.”

Essa proposição representa uma falha muito comum no mercado: iniciar a operação sem definir objetivos claros.

Por isso, é importante que desde o começo se tenha claro o que o novo negócio e quais são as metas estratégicas que se deseja alcançar num certo período com o funcionamento da empresa.

Para isso, um planejamento estratégico bem construído é um diferencial na abertura de novos negócios, pois dá embasamento para as ações da empresa e direciona a rotina para que os objetivos sejam atingidos com sucesso.

Um bom planejamento estratégico contém alguns pontos importantes e necessários para que seja completo:

  • Entendimento do negócio: visão macro da empresa, pode ser feita a partir da construção do Business Model Canvas;
  • Análise estratégica: entendimento da organização numa ótica estratégica, pode ser visualizado por meio da análise SWOT (ou análise FOFA, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de mercado);
  • Estudo de mercado: análise tanto do público-alvo quanto dos concorrentes;
  • Diretrizes estratégicas: missão, visão e valores da empresa;
  • Metas e indicadores: métricas e objetivos que podem ser orientados por alguma ferramenta como OKR (Objectives and Key Results) ou BSC (Balanced Scorecard);
  • Planos de ação: estratégias e ações para se atingir os objetivos estabelecidos.

É importante chamar atenção para a parte de estudo de mercado, pois ao abrir um novo negócio o empreendedor estará se inserindo em um novo contexto de um novo mercado.

Por isso, conhecer os concorrentes, bem como seus diferenciais e falhas, é de extrema relevância para replicar boas práticas e evitar erros cometidos por essas outras empresas, ganhando assim vantagem competitiva.

Com tudo isso o planejamento estratégico com certeza servirá de guia para os próximos passos do negócio e servirá como um norte para montar o próprio negócio.

4- Alinhe o planejamento estratégico ao financeiro

Com o planejamento estratégico estabelecido é válido também realizar a estruturação de um planejamento financeiro para embasar as decisões de compra e orientar as vendas realizadas pela empresa.

Esse tipo de planejamento deve conter uma projeção de gastos (custos e despesas) para um determinado período bem como

Além disso, o planejamento financeiro também deve conter a projeção de receitas para o mesmo período, o que deve ser feito de acordo com o preço de venda e o volume de vendas do produto.

Dessa forma o empreendedor consegue visualizar a situação financeira ao longo dos meses tendo como parâmetro o planejamento construído e orientar a empresa para que ele seja seguido.

Sem dúvidas, o planejamento financeiro é um diferencial entre os profissionais que estão na corrida para montar o seu próprio negócio.

5- Recrute pessoas alinhadas com o propósito do negócio

Um dos grandes motivos para que funcionários não deem resultado esperado ou saiam rápido de uma empresa é a falta de alinhamento com o propósito da organização, o que prejudica o funcionamento do negócio.

A contratação dos primeiro colaboradores é um ponto de grande atenção para o sucesso do negócio, pois ele é construído com o trabalho de todo o time em conjunto e para que o trabalho seja bem feito a equipe precisa estar bem alinhado com o propósito da empresa.

Então, deve-se ter muito claro qual a missão daquela organização para que sejam recrutadas pessoas que acreditem nela e tenham um propósito de vida que seja alinhado com essa missão.

Um time comprometido com o propósito da organização consegue performar muito melhor, com uma alta satisfação no trabalho e ótimos resultados, pois enxergarão sentido nas tarefas que devem realizar no dia a dia da empresa.

6- Acompanhe os resultados e replaneje

Planejamentos são a base de tudo, mas mais importante do que fazer as projeções é acompanhá-las da maneira correta.

O monitoramento dos indicadores deve ser algo rotineiro, mesmo para empreendedores iniciantes, pois servirá como base para a tomada de decisões. O controle e cobrança acerca das metas deve ser uma realidade conhecida por toda a empresa.

Ao longo do caminho, é possível que seja necessário fazer um replanejamento e neste momento não se deve hesitar e tentar seguir o que foi estabelecido tempos atrás, mas sim ser estratégico e traçar novos caminhos.

Ser resiliente e ter capacidade de se adaptar a novas realidade são duas habilidades que todo bom empresário deve ter consigo para que sua empresa possa prosperar com sucesso. 

Leia também: Como funciona o fechamento de caixa simples?

Dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

É claro que o objetivo não é apenas criar um empreendimento, e sim ser capaz de estabelecer um negócio de sucesso. Assim sendo, veja 3 dicas úteis para novos empreendedores. 

Dica 1: crie uma estratégia de marketing

De nada adianta você oferecer um serviço ou produto de qualidade, mas não pensar em meios de tornar a sua marca conhecida para o público.

O mercado é competitivo, é provável que outras empresas ofereçam soluções parecidas com a sua ideia, então, é de grande importância elaborar estratégias para atrair os clientes para o seu negócio. 

Nesse sentido, não existe uma tática de marketing boa ou ruim, é preciso avaliar as características particulares do seu empreendimento, segmento de atuação e perfil do público-alvo a fim de determinar quais são as melhores opções para o seu caso. 

Dica 2: conheça os aspectos legais

Outro fator importante é conhecer as diretrizes legais relacionadas ao exercício das funções empresariais. Nesse aspecto, é válido citar a legislação fiscal e tributária, mas também é vital conferir se não há outras leis específicas para o ramo escolhido. 

Atualmente, também é fundamental conhecer as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), já que o cumprimento dessas regras é obrigatório para qualquer tipo de pessoa jurídica. 

Dica 3: faça uma consultoria de negócios

Por último, antes de montar um empreendimento, considere a possibilidade de contratar uma consultoria de negócios. Por fazer isso, você terá a orientação de profissionais experientes e especialistas no mercado, proporcionando maiores chances de sucesso em cada etapa do projeto. 

Só para exemplificar, os consultores são capazes de ajudar a construir um plano de negócios completo, que inclua a análise de viabilidade, tendências do mercado, projeção financeira e muitos outros aspectos. 

Além disso, muitas vezes, o empreendedor iniciante ainda não sabe como conseguir as parcerias ideais. Assim, a consultoria pode funcionar como uma ponte que liga duas empresas de forma estratégica. 

Conheça a consultoria empresarial da Insper Jr

Os pontos acima são um norte para saber mais como montar seu próprio negócio e, se bem executados, podem gerar resultados inimagináveis para os novos empresários de diversos mercados.

Quando se inicia um novo empreendimento, aspectos como planejamento e acompanhamento diferenciam o negócio no mercado e destacam a organização entre os concorrentes.

Quer ter ajuda para montar seu próprio negócio? Entre em contato com a Insper Jr e agende uma consultoria!

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