WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Consultoria de negócios: o que é e quando contratar?

CONSULTORIA DE NEGÓCIOS: O QUE É E QUANDO CONTRATAR?

Sempre chega aquele momento em que surgem as dúvidas: como a empresa está atuando no mercado e quais as suas perspectivas em relação ao futuro? Quando esses questionamentos surgem, a consultoria de negócios pode ajudar.

A visão externa de profissionais experientes e qualificados pode ajudar tanto aqueles que desejam iniciar um negócio, quanto aqueles que querem seguir prosperando com o seu empreendimento.

Em vista disso, gestores de vários segmentos de atuação optam por contratar uma consultoria de negócios ao entenderem sua importância e suas vantagens para a organização.

Neste artigo vamos falar sobre algumas questões relacionadas à consultoria de negócios. Será que uma consultoria é a solução indicada? Afinal, o que é esse serviço? Quais são os benefícios e como saber qual é o momento ideal para realizá-la? 

Continue a leitura e entenda!

O que é uma consultoria de negócios?

De forma simples, uma consultoria de negócios é a contratação de um serviço de aconselhamento personalizado com o objetivo de otimizar os resultados da empresa em determinado aspecto.

É possível receber auxílio para aperfeiçoar a gestão de diferentes setores da organização, como, por exemplo, nas seguintes áreas:

  • Marketing;
  • Vendas;
  • Finanças.

Também vale destacar que geralmente uma consultoria não possui um preço fixo, pois, o valor cobrado varia conforme as necessidades da empresa e da metodologia escolhida.

Portanto, empresas de qualquer porte e segmento podem ter acesso a esse tipo de orientação, basta adaptar o serviço à realidade da corporação.

Benefícios da consultoria 

Apesar da consultoria ser personalizada conforme o cliente, muitos gestores têm dúvidas na hora de contratar uma assistência para o negócio e questionam se esse investimento realmente vale a pena. Por isso, vejamos algumas das vantagens desse serviço:

Visão mais completa da empresa

A consultoria de negócios possibilita uma análise mais abrangente acerca dos processos empresariais, visto que a avaliação é realizada a partir do ponto de vista de terceiros.

Em algumas situações, está incutido na cultura da empresa o hábito de executar as tarefas de um modo específico, mas que podem produzir complicações e atrapalhar o crescimento da empresa. Dessa forma, a contribuição de alguém de fora pode trazer à tona o problema.

Além disso, os consultores são profissionais experientes em sua área de atuação, podendo assim, colaborar com insights valiosos que vão proporcionar melhores resultados.

Melhor custo-benefício

Às vezes a empresa necessita de auxílio para lidar com uma demanda específica e, nesse caso, a contratação de um profissional qualificado externo ajuda a diminuir os custos.

Geralmente um consultor tem mais facilidade em encontrar uma solução adequada devido a sua experiência. Além disso, os colaboradores não precisam ser deslocados de suas funções, e conseguem se concentrar em suas atividades rotineiras, mantendo a constância e a produtividade da empresa.

Imparcialidade nas decisões

Ao contratar uma consultoria de negócios, os profissionais analisarão de forma isenta o que é preciso fazer para que a empresa alcance resultados satisfatórios em suas atividades.

É interessante notar que essa avaliação vai procurar o melhor para a organização de modo imparcial, já que os consultores não possuem laços afetivos com os integrantes da companhia.

Quando estamos plenamente envolvidos em uma situação, possuímos a tendência de tomar decisões baseadas majoritariamente na emoção, o que é bom por um lado, mas ruim por outro. Por isso, a figura do consultor ajuda a equilibrar os aspectos subjetivos e objetivos nas decisões da empresa.

Quando contratar uma consultoria para o seu negócio?

É verdade que a consultoria de negócios é benéfica para o desenvolvimento do empreendimento no mercado. Mas qual é o momento ideal para buscar essa ajuda? 

Confira as principais situações em que é recomendado um suporte empresarial. 

Revisão do orçamento

Um dos momentos em que a consultoria de negócios pode ajudar é quando a sua empresa quiser alterar o planejamento financeiro que a organização estabeleceu para um determinado período ou projeto.

Esses ajustes podem ocorrer devido às mudanças tanto no cenário interno como externo da empresa. Por isso, é importante contar com uma consultoria para ajudar a reformular o orçamento para as mais diversas situações, como:

  • Expansão;
  • Retração;
  • Realocação de recursos. 

Diminuição nas vendas

Nos casos em que o negócio apresenta diminuição no número de vendas, é essencial descobrir qual é a causa do problema, a fim de elaborar estratégias de vendas e marketing que revertam o panorama de forma eficaz.

Sem o devido planejamento, a tendência é que a organização acabe investindo tempo e dinheiro em técnicas que podem não trazer o retorno esperado. Em vista disso, a orientação de profissionais especialistas no assunto proporciona mais segurança na resolução do problema e no retorno de investimentos.

Novos investimentos

Você deseja que a sua empresa cresça e alcance mais espaço no mercado? Nesse caso, provavelmente está pensando em realizar novos investimentos.

No entanto, todo projeto tem um certo grau de risco, que deve ser levado em consideração a fim de verificar a viabilidade da sua execução.

Nesse sentido, com o objetivo de não desperdiçar os recursos financeiros em uma proposta que não será bem-sucedida, é melhor contratar uma consultoria de negócios em busca de aconselhamento antes de iniciar o projeto.

Além do mais, a assessoria também pode ajudar a enxergar oportunidades que estavam despercebidas, abrindo as portas para investimentos que realmente vão beneficiar o desenvolvimento da sua empresa.

Novas parcerias

As parcerias são importantes para auxiliar na expansão sustentável do negócio. Porém, na hora de encontrar novos parceiros é essencial saber quais são os objetivos que você pretende alcançar com o acordo.

Além disso, é fundamental estar atento à reputação da marca e garantir que os valores da organização estejam em compliance com os do seu empreendimento. Afinal, você não deseja que a imagem da sua corporação seja prejudicada por causa da ação de outros.

Por isso, uma boa solução para assegurar a parceria com empresas confiáveis e competentes é a consultoria de negócios. Vale ressaltar que os consultores possuem experiência no mercado e podem indicar os melhores parceiros.

Conclusão

Como vimos, a consultoria de negócios proporciona inúmeros benefícios para a organização como: uma visão mais completa sobre os processos e auxílio no planejamento estratégico e tomada de decisões assertivas.

É possível contar com a ajuda de consultores especialistas diante de diferentes cenários da empresa, tanto para solucionar dificuldades como para alavancar o crescimento.
Em vista de tudo isso, o que acha de contratar uma consultoria a fim de garantir o sucesso do seu negócio? Conte com a ajuda da Insper Jr, uma empresa experiente em gestão, tecnologia e engenharia!

ANTERIORPRÓXIMA