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Atendimento personalizado: 4 motivos para adotar na empresa

ATENDIMENTO PERSONALIZADO: 4 MOTIVOS PARA ADOTAR NA EMPRESA

Em um mercado com concorrência extremamente acirrada, oferecer um atendimento personalizado pode ser uma excelente vantagem competitiva e a chave para obter resultados muito positivos.

Capacitar sua equipe de SAC para prestar um atendimento personalizado aos clientes torna a experiência de compra muito melhor, o que, por sua vez, contribui para a fidelização e, consequentemente, eleva a rentabilidade da empresa. Neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens de apostar em um atendimento personalizado e eficiente, e dar dicas valiosas para começar. Confira!

Atendimento personalizado: a importância para as empresas

Atendimento personalizado é basicamente aquele atendimento cujo objetivo é proporcionar uma experiência única e memorável aos clientes, para fazer com que ele se sinta especial e tenha mais propensão a se tornar fiel à empresa.

Quando o atendimento é personalizado, a linguagem, a abordagem e o canal utilizado são adaptados para atender especificamente às necessidades e às preferências de cada consumidor. 

Todas as soluções oferecidas pela empresa são pensadas de modo a resolver perfeitamente o seu problema. Isso faz com que a experiência que ele tem com a marca seja exclusiva e marcante.

Devido aos múltiplos benefícios que um atendimento personalizado pode promover em um negócio, cada vez mais empresas estão de olhos voltados para essa prática, buscando otimizar seu atendimento, superar as expectativas dos clientes e proporcionar uma experiência de compra inesquecível.

A personalização como diferencial competitivo

Falamos no início do texto que o atendimento personalizado pode se tornar um grande diferencial competitivo para as empresas, sobretudo aquelas que atuam em nichos extremamente concorridos.

Em mercados competitivos, não basta oferecer produtos ou serviços de excelência e bons preços. Afinal, a concorrência também faz isso. Para realmente prosperarem, as empresas precisam ir além.

Nesse contexto, investir em um atendimento personalizado emerge como uma resposta eficiente para a retenção de clientes. Alinhar as estratégias e abordagens utilizadas na comunicação às expectativas de seus clientes inevitavelmente gera melhores resultados.  

Razões para personalizar o atendimento ao cliente na sua empresa!

Como vimos, o atendimento personalizado tem múltiplas funções. Ele ajuda a aumentar a conversão, contribui para a fidelização e é essencial para elevar a rentabilidade da base e, consequentemente, aumentar a lucratividade da empresa.

A seguir, vamos explorar todos os benefícios de personalizar o atendimento com mais detalhes:

Melhora na experiência do cliente

O primeiro motivo para investir na personalização do atendimento é bem claro: ão há dúvidas de que um atendimento personalizado impacta positivamente a experiência do cliente e eleva o seu nível de satisfação com a empresa.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Epsilon, 80% dos usuários declaram ficar mais propensos a adquirir um produto/serviço quando as empresas lhes oferecem uma experiência personalizada.

Além disso, segundo outra pesquisa, 62% dos consumidores afirmam que deixariam de ser fiéis a uma empresa que lhes proporcionasse uma experiência genérica.

Tudo isso nos aponta que, se você quer oferecer uma experiência de fato surpreendente e irresistível ao seu público, a personalização é a escolha certa.  

Aumento da lealdade e fidelização de clientes

Outra boa razão para adotar um atendimento personalizado em sua empresa é que ele ajuda a desenvolver um vínculo mais forte com os clientes, aumentando a fidelidade.

Novamente temos dados que embasam isso. Conforme uma pesquisa da Salesforce apontou, 91% das pessoas acham que ter uma experiência positiva com uma marca aumenta a probabilidade de voltar a comprar no futuro, e 66% têm a expectativa de que as empresas consigam entender suas necessidades.

Como todo gestor sabe, é mais fácil e barato tornar a vender para um cliente antigo do que atrair novos. Nesse sentido, o atendimento personalizado pode ser um excelente aliado.

Elevação da marca e credibilidade no mercado

Outra boa razão para implementar um atendimento personalizado quanto antes é que ele contribui para melhorar a credibilidade e a reputação da marca no mercado, fortalecendo a sua imagem perante o público.

Como sabemos, isso é essencial para que a empresa se destaque da concorrência e cresça de forma sustentável.

Impacto no crescimento das vendas e receitas

Finalmente, há uma razão econômica para investir num atendimento personalizado: ele pode contribuir para gerar mais vendas e aumentar a receita da empresa.

Isso acontece por dois motivos. O primeiro é que um atendimento personalizado e atento ajuda a converter aquele cliente que continua indeciso. O segundo é que, quando o atendimento é pensado estrategicamente para atender suas necessidades específicas, há mais chance de que o cliente torne a fazer negócio.

Aproveitando a tecnologia para personalizar o atendimento

Felizmente, vivemos em uma era em que a tecnologia pode ser usada para proporcionar um atendimento ainda mais personalizado. A análise de dados, a inteligência artificial, as ferramentas de gestão e as soluções de automação são muito úteis nessa empreitada.

É importante investir em um software de CRM (gestão de relacionamento com os consumidores) eficiente, já que ele permite centralizar os dados e o histórico de cada cliente e contribui para tornar o relacionamento ainda mais estreito. Também vale a pena adotar plataformas de comunicação omnichannel e assistentes virtuais.

Leia também: O que é IA generativa? Entenda o conceito e aplicações

Como implementar o atendimento personalizado na prática

Diante de tantas informações, você está em dúvida de como começar a implementar o atendimento personalizado em seu negócio? Então confira algumas dicas práticas:

  • Conheça profundamente o seu público;
  • Capacite a sua equipe de atendimento e suporte;
  • Adote uma comunicação empática e humanizada;
  • Mantenha um histórico de todos os contatos com cada cliente (use um bom sistema de CRM para isso);
  • Preze pela eficiência e pela agilidade;
  • Esteja presente em diversos canais de atendimento;
  • Mantenha o contato mesmo após fechar a venda;
  • Colete feedbacks;
  • Monitore os resultados e faça os ajustes necessários.

Alavanque os resultados de sua empresa com a ajuda da Insper Jr

Como vimos, o atendimento personalizado é importante porque melhora a imagem da empresa perante o público, ajuda a aumentar a receita, torna a experiência dos clientes mais memorável e colabora para a fidelização. Com isso, as empresas conseguem atingir resultados melhores. E a Insper Jr pode ajudar o seu negócio a se tornar ainda mais próspero.

Entre os serviços que oferecemos para as empresas estão o desenvolvimento de sites e apps corporativos, consultorias de negócios especializadas e análise de dados. Quer saber como podemos ajudar a sua empresa a alavancar seus resultados? Então entre em contato e agende uma consultoria com a nossa equipe!

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