WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Posicionamento de mercado: entenda a importância

POSICIONAMENTO DE MERCADO: ENTENDA A IMPORTÂNCIA

Qual é o posicionamento de mercado da sua empresa? Ao iniciar um novo negócio, muitos empreendedores desejam que, aos poucos, o seu empreendimento seja capaz de crescer e se tornar mais competitivo

Porém, embora seja importante, isso não depende exclusivamente da oferta de um produto ou serviço de qualidade. Também é preciso dar atenção ao comportamento da organização, já que isso proporciona a construção da marca empresarial. Mas, afinal, o que é posicionamento de mercado? Confira! 

O que é posicionamento de mercado?

O posicionamento de mercado, como o próprio nome sugere, refere-se a posição que a empresa ocupa dentro do seu ramo de atuação, ou seja, qual é a imagem e ponto de vista do público-alvo sobre a organização.

Além disso, também envolve a definição dos valores da marca e o modo como esses são transmitidos por meio da sua comunicação visual, estratégias de marketing e outras ações empresariais. 

Em outras palavras, a ideia é estipular como o negócio vai se comportar dentro do mercado, quais vão ser os critérios de orientação que motivam as atitudes.

Qual o papel do posicionamento de mercado? 

O papel do posicionamento de mercado é fixar na mente dos consumidores qual é o grande diferencial da marca, escolhendo os aspectos pelos quais a empresa quer ser lembrada. Nesse sentido, a construção dessa estratégia, dentre outras perguntas, deve responder a: 

  • Qual a mensagem principal que a organização quer transmitir para o público-alvo?
  • De que forma o produto ou serviço está relacionado com a visão e os valores empresariais?
  • Quais são os sentimentos que a marca deseja gerar no consumidor durante a interação?
  • O que diferencia a empresa das outras já existentes no mercado que atuam no mesmo segmento e oferecem soluções iguais ou parecidas?

É importante pensar nessas questões, já que isso influencia diretamente no relacionamento com o potencial cliente. Além disso, quando a marca assume uma determinada postura, depois é mais difícil trocar a posição, uma vez que o público já assimilou as escolhas anteriores.

Só para ilustrar, imagine que uma pessoa tem a reputação de brigar por qualquer coisa. Mesmo que mude de atitude, vai demorar um bom tempo para que outros acreditem de verdade na sua mudança, porque o antigo padrão de comportamento é o que ficou gravado na memória dos terceiros. 

De forma similar, o posicionamento de mercado determina qual vai ser a reputação da organização entre os consumidores. Por isso, é algo que deve ser usado de forma estratégica, sempre visando como vai auxiliar a alcançar os objetivos do negócio. Assim, a empresa pode colher muitos benefícios por saber se posicionar.

Quais as vantagens de adotar um posicionamento de mercado? 

Veja 4 vantagens proporcionadas pela adoção de um posicionamento de mercado estratégico: 

Consolidar a concorrência

Primeiramente, o posicionamento adequado torna a marca mais atrativa, aumentando o número de clientes que, muitas vezes, trocam a concorrência pela empresa. 

Portanto, o negócio ganha um diferencial competitivo, ampliando a probabilidade de que o empreendimento seja capaz de crescer mesmo se operar em uma área de atuação bastante concorrida. 

Foco na estratégia

As estratégias de marketing e vendas são fundamentais para garantir um bom andamento das vendas de um produto ou serviço. Porém, não funcionam de modo aleatório, é necessário bastante pesquisa e análise para definir quais são as melhores táticas.

Nesse sentido, o posicionamento de mercado facilita o planejamento de marketing, já que as equipes sabem exatamente qual é a voz da empresa e como deseja ser reconhecida. 

Fidelizar os clientes

Todo negócio depende da fidelização dos clientes para garantir a manutenção do fluxo de caixa, afinal, as entradas recorrentes ajudam no planejamento financeiro. Nesse caso, o posicionamento ajuda a gerar uma sensação de confiança no consumidor, é aquele sentimento de já saber o que esperar da empresa.

Por exemplo, quando alguém compra um iPhone, reconhece que preço será mais elevado, então, a expectativa é que tenha uma qualidade superior. Porém, outras marcas se posicionam de forma a atingir o público que busca por menor preço, mesmo que os recursos tecnológicos sejam medianos. 

Portanto, não existe um certo ou errado, a questão é avaliar qual é o tipo de cliente que a organização quer atrair dentro do segmento e se posicionar de acordo com isso. 

Expressar os valores da marca

O posicionamento de mercado é um meio de expressar os valores da marca e criar uma identificação com o público. Para isso, a empresa precisa entender quais são as questões relevantes para o seu perfil de cliente ideal e demonstrar pelas suas ações que concorda com esses princípios. 

Como se destacar entre os concorrentes?

É claro que, um dos principais intuitos do posicionamento de mercado, é propiciar que o empreendimento seja capaz de se destacar entre os concorrentes. Mas como fazer isso? Confira 3 sugestões.

Analise o mercado

O primeiro passo é fazer o monitoramento da concorrência, essa estratégia é conhecida como benchmarking e trata-se de avaliar o que outras empresas do mesmo setor estão fazendo e usar isso como referência para a construção do seu plano de Inteligência de Negócios (ou Business Intelligence).

Conheça sua persona

Outro fator importante é identificar quem é a sua persona, a criação de um ou mais personagens que demonstram quais são as particularidades e comportamentos do seu perfil de cliente ideal, construído com base em dados reais.

Isso é necessário, já que o público-alvo é um termo muito mais amplo, que engloba pessoas com diferentes características e valores, dificultando o posicionamento do negócio no mercado. 

Gestão de branding

A gestão de branding (ou marca) é o gerenciamento de todos os aspectos relacionados ao nome e personalidade da empresa, é cuidar das ações que promovem a reputação e credibilidade do empreendimento. 

Nesse sentido, esse tipo de administração, entre outros elementos, inclui: 

  • Identidade visual;
  • Linguagem;
  • Presença em redes sociais;
  • Formas de publicidade. 

Em conclusão, o posicionamento de mercado é a imagem que o negócio gera entre os seus consumidores. Isso é importante, porque influencia no relacionamento com o público, podendo ajudar na expressão dos valores da marca por meio de estratégias de marketing e proporcionando o aumento e a fidelização de clientes.

Porém, para saber como posicionar o empreendimento adequadamente e ganhar um diferencial competitivo, é necessário: analisar o mercado, construir a persona e fazer a gestão de branding

Que tal contar com a ajuda de especialistas em negócios para fazer isso? Agende uma consultoria com a Insper Jr e aprenda como destacar a sua empresa no mercado!

ANTERIORPRÓXIMA