WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Business Plan: descubra como montar do zero

BUSINESS PLAN: DESCUBRA COMO MONTAR DO ZERO

Você já elaborou o business plan de sua empresa? Afinal, para qualquer atividade que pensamos realizar, é essencial definir o modo como ela será executada. 

Será que isso é diferente para os negócios? Certamente não. Para ser bem-sucedida, toda organização precisa determinar quais são os seus objetivos e a forma como pretende atingir cada um deles. 

Nesse sentido, a primeira etapa é criar o business plan — em tradução livre, “plano de negócios”. Entenda mais sobre o que isso significa e veja dicas de como estruturar o plano de negócios da sua empresa.

O que é o Business Plan?

O business plan é um documento que traz uma visão geral sobre a atual circunstância e os objetivos futuros da empresa. Assim, é possível elaborar estratégias que ajudem a alcançar as metas.

Com a ajuda desse planejamento, existe a possibilidade de traçar as melhores estratégias para que as ideias saiam do papel e realmente funcionem de modo prático.

Ciente disso, será que o desenvolvimento de um plano de negócios é realmente indispensável? Confira no próximo tópico. 

Por que desenvolver um Business Plan?

Geralmente, o business plan é criado desde o início da operação do negócio. Dessa forma, o empresário consegue traçar uma base média de desenvolvimento para o seu empreendimento. 

Porém, vale ressaltar que ajustes e alterações podem ser feitos a qualquer momento com o objetivo de adequar o documento a cada etapa de evolução da organização. Por exemplo, ao longo do tempo, a empresa pode:

  • expandir;
  • retrair;
  • digitalizar;
  • abarcar outros nichos.

Mas independentemente do estágio, a utilização do business plan é vantajosa para o negócio. Veja 2 motivos que comprovam isso.

Menos dúvidas para a sua empresa

É normal ter dúvidas sobre como realizar determinada atividade empresarial ou garantir a boa evolução e crescimento do empreendimento

Entretanto, lidar com esses questionamentos constantemente, pode ser desgastante e tomar tempo de outras tarefas essenciais.

Nesse sentido, ter um documento de planejamento completo e coeso ajuda a saber o que fazer em etapas importantes, como, na apresentação do negócio para um novo investidor e no treinamento de novos funcionários. 

Maior previsibilidade

É verdade que não é possível prever exatamente o que vai acontecer no futuro. Por melhor que seja o planejamento, a realidade sempre traz algumas surpresas

Mas o business plan permite o conhecimento aprofundado da empresa, o que auxilia a tomar decisões estratégicas ao enfrentar dificuldades, diminuindo os efeitos negativos dos imprevistos

Estrutura do Business Plan

Cada negócio possui suas particularidades, por isso, o mais indicado é procurar o auxílio de especialistas que vão fazer uma análise mais sólida da empresa e traçar o plano de modo personalizado

De forma geral, o business plan precisa incluir os 7 pontos a seguir:

Perfil da empresa

O primeiro passo é traçar uma auto-análise para mapear o perfil da empresa. Nesse momento, é importante definir qual é a missão, visão e valores da organização

Além disso, é interessante adicionar informações adicionais, por exemplo, o motivo por trás da fundação do negócio. E com o tempo, existe a possibilidade de incluir a história da empresa conforme apresenta crescimento e consolidação.

Análise de Mercado

Ao traçar o business plan, é essencial analisar como o empreendimento vai se posicionar no mercado.  Por isso, é importante levar em consideração aspectos, como:

  • segmento de mercado;
  • concorrência;
  • fornecedores.

Plano de marketing

O próximo estágio é definir quais as estratégias de marketing que fazem sentido para o perfil do negócio. Assim, é possível estabelecer quais os canais de marketing que serão utilizados:

  • Inbound: e-mail marketing, landing page, blog, redes sociais, entre outros;
  • Outbound: mídia paga, outdoors, comerciais de televisão, telemarketing de vendas, entre outras opções.

Plano operacional

Nessa etapa, é hora de determinar qual a capacidade de operação da empresa. É o momento de conferir alguns itens, como:

  • materiais e equipamentos;
  • tempo de produção;
  • recursos humanos.

Plano financeiro

É hora de calcular o valor financeiro necessário para manter a empresa em pleno funcionamento. É precisar dar atenção a alguns ativos como:

  • compra de equipamentos;
  • reformas e registros da empresa;
  • pagamentos de fornecedores;
  • recursos para financiamentos futuros.

Análise dos riscos

Todo negócio possui um certo grau de risco em diferentes aspectos. Sendo assim, o business plan ajuda a analisar a viabilidade ou inviabilidade do projeto

Além disso, o plano de negócios prepara o gestor para enfrentar os possíveis problemas futuros com mais assertividade. 

Estratégia

Por último, se houver a conclusão de que a construção ou ampliação da empresa é viável, então, é preciso definir as estratégias que serão utilizadas para transformá-las em realidade. 

É importante estabelecer qual vai ser o passo a passo e como vai funcionar a utilização de recursos para atingir os objetivos. 

Algumas dicas pontuais para o seu Business Plan 

Para garantir que o business plan seja eficiente, é necessário que os gestores se atentem a alguns processos importantes: 

Organize o sumário

A ideia é que o plano de negócios seja um documento de fácil consulta. Por isso, invista em uma boa formatação e organização dos tópicos de modo lógico e coerente. 

Além disso, essa é uma forma de implementar uma cultura de responsabilidade e controle na organização.

Dê dinamismo ao seu Business plan

business plan é uma forma de saber qual o caminho que a empresa deve percorrer para atingir seus objetivos. 

Porém, não é preciso ficar preso a um único modelo, é interessante ter diversos modos de apresentação do plano de negócios, que se adaptem a diferentes situações. 

Da mesma forma que é possível falar sobre um mesmo assunto ajustando a explicação para o público, o business plan também pode ser moldado para cada circunstância. 

Ajuda profissional e experiente sempre é bem vinda! 

O melhor modo de garantir o sucesso do plano de negócios é por contar com a ajuda de uma empresa especializada em consultoria

Afinal, uma visão de alguém de fora pode ajudar a enxergar os contextos por outro ângulo, trazendo à tona pontos de melhorias importantes

Por fim, é importante ressaltar que as orientações compartilhadas neste texto não são uma fórmula ou uma receita mágica que funciona para todas as empresas, elas são apenas dicas gerais. 

O ideal é que cada negócio monte um business plan que atenda às suas necessidades específicas para garantir o sucesso. 

Que tal contar com a ajuda de especialistas na construção do plano de negócios da sua empresa? A Insper Jr possui expertise na orientação de gestão e pode ajudar a sua na construção do seu modelo de negócios ideal!

ANTERIORPRÓXIMA