WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Empresas de consultoria: as vantagens de contratar

EMPRESAS DE CONSULTORIA: AS VANTAGENS DE CONTRATAR

Por que contratar empresas de consultoria? Essa é uma pergunta que muitos gestores fazem antes de optarem por esse tipo de serviço. Mas você sabe qual é a importância de fazer isso?

A verdade é que contar com ajuda de consultores especialistas auxilia no bom crescimento e desenvolvimento de um negócio em diferentes aspectos. Porém, por que é possível afirmar isso? Quais são os benefícios proporcionados por uma consultoria empresarial? Quando é útil contratar esse tipo de empresa? Confira!

O que é uma consultoria empresarial?

A consultoria empresarial é um serviço de aconselhamento para as organizações que estão enfrentando problemas em seu modo de funcionar ou que desejam expandir as suas operações dentro do mercado.

Esse atendimento, geralmente, é realizado por profissionais especialistas e experientes em uma área específica, proporcionando uma visão mais apurada sobre os processos internos e oportunidades de negócio.

Quais são os objetivos das empresas de consultoria? 

As empresas de consultoria, como o próprio nome sugere, têm por objetivo principal a prestação de serviço por meio de consultores para auxiliar um empreendimento em suas necessidades, fornecendo orientação especializada e personalizada.  

Ou seja, a ideia é compreender qual é a realidade da corporação e os desejos do empreendedor. Dessa forma, é possível elaborar estratégias que ajudem a organização a alcançar as metas estabelecidas.

É válido ressaltar que a consultoria visa propiciar uma indicação sobre as atitudes que a companhia deve adotar, funcionando como uma bússola que aponta para a direção que vai levar o negócio ao caminho do sucesso. Porém, a responsabilidade de colocar os conselhos em prática fica a cargo da empresa contratante. 

Quais as vantagens da contratação de empresas de consultoria? 

A contratação de empresas de consultoria proporciona vários benefícios para o negócio. Confira 3 exemplos. 

1- Visão externa

Em primeiro lugar, é interessante destacar que o consultor é alguém externo à corporação. Com isso, terá uma visão mais neutra e racional sobre as operações empresariais e enxergará as oportunidades de crescimento de modo realístico. 

Só para ilustrar, isso é igual aquela velha história da rã na água morna. Com o passar do tempo a temperatura sobe, mas o animal não percebe e acaba morrendo. De modo similar, as pessoas internas à organização, talvez, não notem a fonte dos problemas em seus processos, porque já estão acostumados a isso. 

Por outro lado, o consultor é como se fosse uma nova rã colocada na água fervente, que logo repara que há algo errado. Por ser de fora, os sentimentos ou a comodidade do dia a dia não influenciam em seus julgamentos. 

2- Obtenção de conhecimento

Outro benefício que uma consultoria empresarial proporciona para o empreendedor, é a conquista de conhecimento aprofundado sobre um determinado assunto. Afinal, é digno de nota que os profissionais consultores são especialistas em sua área de atuação e possuem bastante vivência no mercado. 

3- Melhora na tomada de decisões

Com as orientações recebidas por meio de uma empresa de consultoria, o gestor terá maior capacidade e confiança na hora de tomar decisões, compreendendo como cada ação pode influenciar no funcionamento da organização e no atingimento de metas. 

Quais os tipos de empresas de consultoria?

A contratação de uma consultoria pode ser efetuada visando diferentes setores da empresa. Em vista disso, conheça os principais tipos de assistência.

Consultoria financeira

Nesse modelo, o consultor auxilia a companhia na elaboração do planejamento financeiro, a ideia é identificar o que é necessário fazer para que um negócio possa ser mais lucrativo tanto no presente como no futuro e evitar dificuldades devido à má administração das finanças.

Consultoria de marketing

O atendimento envolve toda a atuação do setor de marketing, que engloba desde a escolha de estratégias que vão ser utilizadas para a atração e retenção de clientes até a precificação de um produto e posicionamento da marca no mercado.

Consultoria de gestão empresarial

No caso da gestão empresarial, os consultores vão analisar como é o funcionamento dos processos da organização de modo geral, ou seja, sem fixar a atenção em um setor específico. Com isso, é possível ter uma visão ampla sobre todas as áreas que necessitam de ajustes. 

Consultoria de recursos humanos

Esse tipo de empresa de consultoria ajuda, principalmente, na gestão de pessoas, fornecendo insights que são capazes de resolver demandas internas, como a baixa produtividade dos colaboradores, clima organizacional ruim e altas taxas de rotatividade.

Consultoria de vendas

Nessa situação, o intuito é descobrir quais são os gargalos que estão prejudicando o ritmo de vendas. Em vista disso, o consultor analisará a atuação do time de vendedores e fornecerá as instruções necessárias para solucionar o problema, proporcionando para a empresa o uso de toda a sua capacidade de vendas. 

Consultoria de logística empresarial

A consultoria auxilia no gerenciamento de todas as atividades envolvidas na logística. Dentre elas, é interessante citar:

  • Compra de materiais;
  • Avaliação de preços de fornecedores;
  • Controle de estoque;
  • Formas de entrega dos produtos.

Quando contratar empresas de consultoria empresarial? 

Existem diversas razões que levam a contratação de uma consultoria empresarial, já que, como vimos anteriormente, esse tipo de assistência está disponível para atuação em diferentes setores da organização.

Porém, veja 3 casos específicos em que é comum recorrer a uma consultoria de negócios.

1- Projeção financeira

A projeção financeira é uma estratégia utilizada para identificar as tendências econômicas futuras de uma organização. Ou seja, o objetivo é avaliar se a expectativa é de aumento dos lucros ou se é de uma época de dificuldades. Em ambas as circunstâncias, a ideia é preparar o negócio para se sair bem ao lidar com os períodos à frente. 

2- Otimizar os processos

Outro motivo que faz com que um empreendedor contrate uma consultoria é a necessidade de otimizar os processos empresariais. Nesse sentido, em geral, o intuito é intensificar o grau de produtividade e solucionar gargalos nas operações.

3- Aumentar a competitividade

Quando a empresa quer aumentar a sua vantagem competitiva é interessante recorrer à ajuda de consultores, visto que esses possuem um conhecimento aprofundado sobre o mercado, e são capazes de orientar a corporação na direção correta.

Portanto, as empresas de consultoria são excelentes ferramentas para assegurar o bom desenvolvimento do empreendimento, já que auxiliam no aprimoramento do seu desempenho em diferentes setores e preparam a organização para lidar tanto com os desafios presentes como futuros.
Então, que tal contratar uma consultoria para o seu negócio? Conte com a ajuda dos especialistas da Insper Jr e garanta o sucesso da sua empresa!

ANTERIORPRÓXIMA