WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Análise SWOT ou FOFA: saiba como fazer

ANÁLISE SWOT OU FOFA: SAIBA COMO FAZER

Você sabe como fazer uma análise SWOT? Essa estratégia pode ser de grande ajuda para a tomada de decisões em sua empresa, inclusive é capaz de ajudar na escalabilidade do negócio. 

Sendo assim, veja neste post, as principais características da análise SWOT, as vantagens de aplicação dessa técnica e o passo a passo de como aplicar esse estudo em sua organização. 

Boa leitura!

O que é a análise SWOT?

A análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta que visa auxiliar na construção de um planejamento, seja para a empresa de forma geral ou para um projeto em específico, auxiliando na tomada de decisões estratégicas. 

Os termos SWOT e FOFA, na realidade, são acrônimos que especificam os campos de investigação englobados durante a aplicação da técnica, o primeiro é referente a organização das palavras em inglês e o segundo em português. Veja os detalhes: 

  • S –  strengths (Forças)
  • W – weaknesses  (Fraquezas)
  • O – opportunities (Oportunidades)
  • T –  threats (Ameaças)

O que significam os conceitos da análise SWOT? 

Veja o que significa cada um dos conceitos incluídos na análise SWOT e como influenciam no funcionamento da estratégia.

Ambiente interno

O ambiente interno trata-se de tudo que acontece dentro da organização, são os fatores relativos ao funcionamento e capacidade da empresa. 

Por exemplo, imagine que o objetivo é desenvolver um novo produto, nesse caso, seria necessário levar em consideração se a organização é realmente capaz de fazer isso. A análise poderia incluir: 

  • Maquinário;
  • Financeiro;
  • Colaboradores;
  • E assim por diante. 

Ambiente externo

Em contrapartida ao item anterior, o ambiente externo envolve todos os fatores que acontecem fora da empresa, é uma análise da disponibilidade e comportamento do mercado. 

Retornando ao exemplo da criação de um produto, a investigação externa envolveria aspectos, como: 

  • Fornecedores;
  • Público-alvo;
  • Concorrência;
  • Economia do país e mundial;
  • Entre outros. 

Forças

Na análise SWOT, os campos de “forças” e “fraquezas” concentram-se no estudo dos elementos relacionados ao ambiente interno. 

Sendo assim, a verificação das forças significa reconhecer quais são os pontos fortes do negócio, compreender qual é o grande diferencial que proporciona uma vantagem competitiva em relação à concorrência

Fraquezas

No caso das fraquezas, o objetivo da investigação é descobrir quais são os pontos fracos da empresa. Nesse sentido, a ideia é saber aquilo que pode atrapalhar o

da sua empresa, é mais propenso a gerar gargalos. 

Além disso, é o estudo dos aspectos desvantajosos da sua marca em comparação com os concorrentes. 

Oportunidades

Os campos de “oportunidades” e “ameaças” tratam do estudo dos elementos do ambiente externo. 

As oportunidades são as principais tendências do mercado, é saber adaptar o negócio com o objetivo de aproveitar de se beneficiar de um determinado momento vivenciado pelo setor. 

Ameaças

As ameaças são fatores que estão fora do controle da empresa, mas que podem colocar em risco o bom funcionamento das operações organizacionais, diminuindo a rentabilidade. 

Só para exemplificar, é possível citar os períodos de crises econômicas no cenário mundial ou o aparecimento de um novo concorrente. 

Qual a importância de realizar a análise SWOT? 

A análise SWOT é importante porque ajuda no planejamento estratégico empresarial.

Com o apoio dessa investigação, é possível conhecer mais profundamente as características do próprio negócio e identificar os pontos que precisam ser trabalhados internamente para o fortalecimento da organização. 

Além disso, a aplicação dessa técnica auxilia no crescimento do empreendimento, uma vez que a empresa é capaz de se preparar para lidar com os diferentes cenários do mercado. 

Quais os benefícios de fazer a análise SWOT da sua empresa? 

Existem diversos benefícios em fazer a análise SWOT na sua corporação. Veja 3 exemplos. 

Maior qualidade

Ao conhecer as fraquezas de sua empresa, é possível pensar em soluções eficazes para melhorar os processos, isso pode resultar em mais qualidade dos produtos ou serviços ofertados. 

Melhor tomada de decisões

Reconhecer as principais oportunidades e ameaças do mercado auxilia na tomada de decisões mais assertivas, que promovam vantagens financeiras para a organização ou ajudem a sobreviver durante um período de crise. 

Aumento da fidelização de clientes

Quem conhece profundamente o mercado tem mais chances de oferecer produtos que são de real interesse do público. Além disso, a análise SWOT permite que você reconheça os pontos fortes da sua marca. 

Dessa forma, você consegue ofertar para os clientes aquilo que realmente satisfaz as suas necessidades e, ao mesmo tempo, é capaz de elaborar estratégias de marketing que demonstrem as vantagens do seu negócio em comparação com a concorrência, como a elaboração de uma proposta de valor

Quem deve fazer a análise SWOT? 

O ideal é que tanto a gestão como os colaboradores das equipes participem da análise SWOT. Afinal, os profissionais que vivenciam no dia a dia os processos empresariais são os mais aptos a identificar problemas no funcionamento organizacional. 

Nesse sentido, o intuito é que ocorra a integração entre times de diferentes setores a fim de obter uma avaliação completa sobre o sistema da empresa. 

No caso da análise externa, é interessante recorrer ao auxílio, principalmente, do time de marketing e vendas, visto que regularmente analisam os cenários externos Além disso, pode ser útil recorrer à contratação de uma consultoria de negócios, já isso vai permitir que especialistas no mercado avaliem a situação de forma neutra. 

Passo a passo para fazer a análise SWOT 

Agora você já sabe a importância e os benefícios da análise SWOT. Mas como aplicar essa técnica na prática? Confira o passo a passo. 

Passo 1: Defina um objetivo

Antes de iniciar a análise, é fundamental definir um objetivo, isso vai ajudar no direcionamento das perguntas que precisam ser respondidas durante a análise. Ou seja, evita com que o estudo perca o foco e trate de questões que não são relevantes para solucionar o assunto. 

Passo 2: Faça um brainstorming

O segundo passo é reunir os participantes e fazer um brainstorming, ou seja, anotar em quadro todas as ideias que surgirem

Por exemplo, talvez, você queira desenvolver um novo produto. Nesse caso, é necessário responder a perguntas, como: 

  • A empresa já tem capacidade de criar o produto? Ou será que é preciso fazer novos investimentos? 
  • Quais são os profissionais envolvidos no processo? 
  • Já existem outras marcas no mercado que oferecem o item? 

E assim por diante. 

Passo 3: Organize as ideias

Após o brainstorming, é provável que surjam muitas ideias, mas nem todas são realmente necessárias. Então, é hora de selecionar os pontos mais relevantes e organizar em categorias a fim de facilitar a análise SWOT. 

Passo 4: Analise os resultados

Depois da organização, basta aplicar os quatro conceitos do estudo SWOT em cada elemento, identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que podem surgir durante a realização do projeto. 

Quer ter ajuda para analisar a sua empresa e os cenários do mercado? Agende uma consultoria de negócios com a Insper Jr e receba o auxílio de especialistas!

ANTERIORPRÓXIMA