4 DICAS PARA OTIMIZAR A TOMADA DE DECISÃO NO SEU NEGÓCIO
Como funciona a tomada de decisão em sua empresa? Todos os dias empresários e gestores fazem inúmeras escolhas que podem afetar o futuro da organização de modo positivo ou negativo. Na verdade, em alguns casos, uma má decisão pode causar danos irreversíveis.
Por isso, é comum que exista um certo receio ao decidir algo importante, isso é até bom, já que evita agir de modo presunçoso. Mas não é preciso ficar paralisado pelo medo. Ao conhecer os passos essenciais para tomar decisões assertivas, a sua organização pode colher muitos benefícios.
O que significa a tomada de decisão em uma organização?
O processo de tomada de decisão é algo frequente dentro das organizações e ocorre quando é necessário fazer uma escolha entre duas ou mais opções de ações.
Na realidade, o ato de decidir é algo que ocorre diariamente, mesmo em pequenas coisas e pode afetar, por exemplo, o nível de produtividade do dia. No entanto, ao se falar em tomada de decisões para empresas, em geral, isso se refere a questões mais relevantes que podem afetar diretamente o futuro do empreendimento ou dos colaboradores.
Além disso, é interessante destacar que, normalmente, as escolhas são feitas em conjunto. Ou seja, há um grupo responsável em cada setor. É claro que é útil consultar os times para saber sua opinião sobre determinados assuntos, mas designar pessoas específicas para decidirem ajuda a manter a ordem.
Também, é válido dizer que dentre outras coisas, o processo de decisão pode ser baseado em:
- Princípios: são os valores da organização, antes de escolher por algo é útil analisar se a opção está em harmonia com as crenças empresariais;
- Dados: são números que demonstram a realidade do negócio ou do mercado, auxiliando em escolhas assertivas;
- Intuição: esse não é um método muito indicado, é o famoso “achismo”, às vezes até funciona, mas existe uma grande probabilidade de levar a falhas;
- Experiência: todos nós temos a capacidade de aprender com os acertos e erros do passado. Dessa forma, ao vivenciar uma situação futura que seja semelhante, a experiência ajuda a decidir o que é melhor.
Qual a importância da tomada de decisão para o negócio?
A verdade é que seja de forma consciente ou inconsciente todos os negócios tomam decisões, independentemente do porte empresarial. Então, a ideia é passar a ter consciência sobre esse processo a fim de fazer escolhas que sejam vantajosas para o empreendimento.
Entre esses benefícios, estão incluídos:
- Aumento da produtividade: as boas decisões auxiliam no melhor desempenho de execução das tarefas. Por exemplo, é possível escolher certas atividades para serem automatizadas, deixando os colabores livres para se concentrar em outras que sejam mais importantes;
- Melhor clima organizacional: a tomada de decisão também auxilia no relacionamento entre as equipes, diminuindo a ocorrência de conflitos e melhorando o clima organizacional;
- Fluxo financeiro saudável: toda escolha que uma empresa faz acaba afetando a sua saúde financeira. Assim, refletir sobre o aspecto econômico é essencial para que o negócio permaneça ativo e competitivo dentro do mercado;
- Escalabilidade: o crescimento de uma organização é resultado de uma série de escolhas bem-sucedidas. Então, se o seu objetivo é promover a escalabilidade do seu empreendimento, nunca negligencie a tomada de decisão.
Quais as etapas da tomada de decisão?
Veja 4 dicas de como realizar um processo de tomada de decisão de forma que proporcione bons resultados, otimizando o seu negócio.
1- Estabeleça metas
Em primeiro lugar, é importante saber quais são os objetivos gerais e específicos do seu negócio. Afinal, ao escolher entre uma possibilidade e outra, a ideia é optar por aquilo que vai levar o empreendimento o mais próximo de atingir as suas metas. Mas sem saber quais são, isso se torna algo impossível.
2- Alinhe seus objetivos com os valores da empresa
Outro fator relevante é que os objetivos precisam estar em harmonia com os valores empresariais. Caso contrário, as decisões não vão trazer resultados satisfatórios, já que mesmo que o objetivo seja alcançado, a empresa vai necessitar fazer vários ajustes para que a conquista fique alinhada com os seus princípios.
3- Compreenda e pondere os impactos da decisão
É fundamental investigar quais são as consequências de cada decisão de modo profundo, compreendendo quais são as áreas exatas que vão ser atingidas pela escolha e se o resultado será benéfico ou não.
Além disso, em algumas circunstâncias, não existe uma decisão que seja ruim, ou seja, ambas as escolhas são boas. Isso é algo que aparentemente é bom, mas pode deixar a gestão extremamente indecisa. Por isso, é útil meditar com calma e atenção nos impactos de cada opção e comparar com as metas empresariais.
4- Organize seus gastos
Muitas vezes a tomada de decisão envolve um custo financeiro, sendo esse o motivo pelo qual gera grande preocupação. Caso a escolha seja mal feita, isso pode significar perda de dinheiro. Assim, organize os gastos de acordo com as prioridades e objetivos, evitando tomar decisões que atrapalhem nesse sentido.
O que deve ser levado em conta no processo de tomada de decisão?
O processo de tomada de decisão acontece por meio da análise de um conjunto de fatores que podem influenciar na escolha de uma opção. Entre esses aspectos, é válido destacar:
- Realidade empresarial;
- Objetivos;
- Tendências do mercado;
- Nível de experiência da gestão;
- Disponibilidade financeira;
Como melhorar a tomada de decisão no seu negócio?
Veja 3 passos para que a tomada de decisão de sua empresa seja assertiva.
Invista em planejamento
Para que a tomada de decisão no seu negócio seja bem-sucedida, é essencial investir em um bom planejamento. Com a organização antecipada de informações sobre os objetivos e outras questões empresariais, é mais fácil fazer escolhas que proporcionem vantagens para o empreendimento.
Analise diferentes cenários
O resultado de uma decisão só é realmente sentido no tempo futuro, podendo ser em curto, médio ou longo prazo. Sendo assim, ao tomar decisões é fundamental fazer projeções sobre os impactos, incluindo cenários bons e também ruins, para que a empresa consiga realmente medir o grau de risco de cada escolha.
Conheça a sua empresa
Por último, conheça profundamente a sua organização, saiba quais são os pontos fortes e fracos, bem como as necessidades da organização. Com isso, ao escolher entre diferentes alternativas, você será capaz de optar pelo que melhor se adapta a seu empreendimento, mantendo expectativas realistas.
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