WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Saiba como estruturar um plano de negócios

SAIBA COMO ESTRUTURAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

Você sabe como criar um plano de negócios? Essa é uma ferramenta essencial  tanto para quem está pensando em iniciar um novo empreendimento como para aqueles que já estão ativos no mercado, ajudando a alcançar o sucesso empresarial. 

Mas, afinal, o que é um plano de negócios? Por que é tão importante? Quais são os benefícios? Confira as respostas durante a leitura e aprenda o passo a passo de como criar um plano para a sua empresa. 

O que é o plano de negócios?

O plano de negócios é um documento criado para descrever todos os aspectos relevantes de um empreendimento em específico. Entre esses, estão incluídos: 

  • Segmento de mercado;
  • Produtos e serviços;
  • Estrutura física;
  • Rentabilidade;
  • E assim por diante. 

O objetivo dessa estratégia é coletar informações estratégicas e manter uma boa organização a fim de permitir o reconhecimento do modo de funcionamento da empresa e o grau de representatividade da marca no mercado. 

Assim, com esses dados em mãos, é possível ter ideias valiosas sobre como otimizar os processos empresariais e aumentar a lucratividade

Qual a importância de criar um plano de negócios?

Para quem está iniciando um novo empreendimento, o plano de negócios auxilia na análise de viabilidade do projeto. Além disso, também possibilita a identificação de todas as etapas que devem ser seguidas para que a expectativa de ter uma empresa se torne algo concreto, passando de um sonho para alvo. 

Por outro lado, se não houver um bom planejamento, existe maior risco de iniciar um projeto que não vai trazer o retorno financeiro desejado, resultando em prejuízos. 

No caso daqueles que já estão presentes no mercado, o plano é importante porque ajuda a identificar a origem de falhas nos processos internos. Também, é capaz de ajudar a visualizar oportunidades que a organização pode aproveitar para ganhar mais espaço no mercado. 

Porém, os benefícios de estruturar um plano de negócios vão além desses fatores. Saiba mais detalhes sobre isso. 

Quais as vantagens de estruturar um plano de negócios? 

Confira 3 vantagens de criar um plano de negócios para a sua empresa. 

Tomada de decisão

O primeiro ponto de destaque é que o plano permite que você saiba qual é a  perspectiva financeira necessária para dar sequência a ideia de negócio. Nessa situação, você vai conhecer os gastos iniciais para criação da empresa e os custos mínimos para a manutenção do funcionamento adequado. 

Também, existe a chance de fazer uma previsão sobre o retorno esperado e em quanto tempo será possível começar a colher os valores calculados. 

Dessa forma, você consegue tomar decisões mais conscientes com respeito a criação de um novo empreendimento, tendo expectativas realistas. 

Posicionamento de mercado

Outra vantagem de estruturar um plano de negócios é que isso ajuda a reconhecer o posicionamento que a sua marca ocupa dentro do mercado. Ou seja, existe a possibilidade de descobrir: 

  • Os principais concorrentes e seus produtos e/ou serviços;
  • A parcela do público-alvo atendida pela empresa;
  • Fatores que levam os clientes a optar pela marca; 
  • Entre outros. 

Com esses dados em mãos, você pode trabalhar em estratégias de branding que visam fortalecer o nome da organização dentro de seu ramo de atuação. 

Além disso, é possível identificar oportunidades de expansão por meio da abertura de novas filiais ou criação de um novo produto. 

Atração de investidores

Entre os benefícios de criar um plano de negócios, encontra-se a possibilidade de ampliar as chances de atrair investimentos. Antes de fazer um aporte financeiro, os investidores analisam os detalhes sobre o funcionamento de uma empresa, ou de uma ideia de negócio, a fim de determinar se vale a pena. 

Sendo assim, com um plano bem estruturado, você tem um documento capaz de demonstrar as principais características do empreendimento, respondendo de uma só vez muitas das dúvidas dos investidores. 

Como criar um plano de negócios?

Veja os principais passos envolvidos na criação de um plano de negócios. 

Sumário Executivo

O sumário executivo é um resumo dos pontos que vão ser abordados durante a leitura do plano de negócios. A ideia é proporcionar que o leitor tenha uma visão geral sobre o que será encontrado em cada tópico a fim de despertar o interesse. Entre os elementos que serão elencados, é válido citar:

  • Missão e valores;
  • Ramo de atividade;
  • Vantagens competitivas em relação à concorrência;
  • Capital Social;
  • E assim por diante. 

Em geral, o sumário é construído após a finalização da escrita do plano, já que dessa forma é mais fácil resumir tudo que foi abordado e destacar o que for mais relevante. 

Análise de Mercado

A análise de mercado é uma avaliação da posição que a ocupa dentro do seu segmento de atuação. Dentro desse estudo, estão incluídos: 

  • Concorrentes: quem são as empresas que oferecem uma solução similar a da marca;
  • Clientes: as características dos clientes do produto e a porcentagem de fidelização;
  • Fornecedores: identificação dos parceiros do negócio, se é necessário fazer alguma importação;
  • Tendências: como o segmento vem se comportando nos últimos tempos e quais são as expectativas para o futuro;
  • Dimensão: a proporção de mercado disponível para a organização atender e previsão de rentabilidade. 

Plano de marketing

Esse é o momento de explicar quais são as estratégias de divulgação da marca e produtos escolhidos pelo empreendedor. Além disso, também engloba a forma de construção e manutenção do relacionamento com os clientes. Nesta etapa, é interessante incluir: 

  • Descrição dos problemas do consumidor e das soluções empresariais;
  • Precificação; 
  • Canais de vendas e comunicação;
  • Localização da empresa.

Plano Operacional

Neste tópico, o intuito é abordar os detalhes sobre o funcionamento das operações empresariais, citando desde aspectos financeiros e jurídicos até ações de sustentabilidade. Entre outras coisas, válido destacar:

  • Regulamentações;
  • Capacidade produtiva;
  • ESG (Environmental, social and Governance);
  • Estratégias de logística.

Projeção Financeira

Por último, não se esqueça de incluir a projeção financeira do empreendimento, englobando os valores necessários para abertura, manutenção e expansão. Também, é importante citar as expectativas de retorno financeiro. Dentre os dados que podem ser incluídos nesta etapa, encontram-se: 

  • Investimento inicial e total;
  • Capital de giro;
  • Estimativa de faturamento. 

Que tal ter ajuda para criar um plano de negócios para a sua empresa? Agende uma consultoria com os especialistas da Insper Jr!

ANTERIORPRÓXIMA