WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Como fazer uma análise de viabilidade de projeto?

COMO FAZER UMA ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROJETO?

Você já teve uma ideia de negócio? Talvez, tenha pensando em abrir uma empresa ou desenvolver um novo produto. Nesse caso, antes de sair investindo recursos no projeto, é de grande importância fazer uma análise de viabilidade

Caso contrário, você pode apenas gastar dinheiro, mas não ser bem-sucedido em sua proposta. Mas, afinal, o que é uma análise de viabilidade? Quais são as vantagens? Como funciona? Confira as respostas durante a leitura!

O que é uma análise de viabilidade?

A análise de viabilidade é um processo de avaliação sobre a probabilidade de sucesso de um investimento, verificando o retorno financeiro que será proporcionado ao negócio. Entre outras coisas, a apuração pode ser aplicada para a criação de: 

  • Serviços;
  • Produtos;
  • Empresas. 

Ou seja, antes de colocar uma nova ideia em prática, o ideal é investigar se é algo realmente executável e rentável. Para isso, dentre outros auxílios, pode ser aplicada a “Ferramenta 5W2H”. Dessa forma, não haverá desperdício de tempo e financeiro para tentar realizar algo que não vai trazer resultados satisfatórios. 

Quais os tipos de análise de viabilidade? 

Existem diferentes tipos de análise de viabilidade, conheça os 3 principais modelos de diagnóstico. 

Análise de viabilidade técnica

A análise técnica tem por objetivo verificar quais são as condições mínimas necessárias para executar a proposta. Por exemplo, no caso da elaboração de um novo produto, dentre outros fatores, é preciso especificar quais são os materiais exatos e os equipamentos envolvidos na produção. 

Análise de viabilidade financeira

Nesta circunstância, o intuito é calcular a projeção financeira para dar sequência ao projeto, determinando o valor inicial do investimento e prevendo possíveis custos fixos e variáveis a fim de descobrir qual será o rendimento. 

Análise de viabilidade econômica

No caso da análise econômica, ocorre uma avaliação mais ampla que visa encontrar oportunidades que auxiliem no bom desempenho da proposta. Em vista disso, a apuração engloba 

  • Projeção de fluxo de caixa; 
  • Análise de indicadores econômicos; 
  • E assim por diante.

Qual a importância da análise de viabilidade de um projeto? 

É de grande importância realizar a análise de viabilidade de um projeto, já que isso vai garantir que você tenha acesso a dados concretos antes de escolher prosseguir ou não com a proposta. 

Caso contrário, existe a possibilidade de sofrer prejuízos financeiros por não ter calculado de modo adequado os riscos e dificuldades. Saiba mais detalhes sobre os benefícios que esse tipo de análise é capaz de proporcionar. 

Quais as vantagens de fazer uma análise de viabilidade?

Veja 3 vantagens de fazer uma análise de viabilidade antes de investir em uma proposta.

Melhor planejamento 

A análise de viabilidade auxilia na criação de um planejamento estratégico, uma vez que engloba a elaboração do passo a passo necessário para execução da proposta. Dessa forma, todo o processo recebe o mapeamento adequado. 

Gastos conscientes

Durante a análise, é levado em consideração a disponibilidade financeira mínima para a realização do projeto. Sendo assim, isso possibilita que você tenha mais consciência sobre as despesas, evitando desperdício de dinheiro. 

É claro que imprevistos podem ocorrer e fazer com que haja mais custos do que o que foi calculado inicialmente. No entanto, apurar a viabilidade envolve prever os possíveis riscos, proporcionando o cálculo de uma margem de erro quanto ao investimento inicial. 

Tomada de decisões assertivas

Imagine a seguinte situação: uma pessoa deseja comparecer a um evento no centro da sua cidade. Porém, ocorreu um acidente na rodovia principal, gerando congestionamento no trânsito.

Porém, esse indivíduo conhece bem o local e sabe que existem outros dois caminhos alternativos, o tempo de trajeto das duas opções é parecido, só que um é mais seguro. No fim, apesar do contratempo, ele chega ao evento em segurança e dentro do horário. 

De modo similar, a boa tomada de decisões empresariais envolve o nível de informações que você tem sobre a proposta. Portanto, quanto maior for o seu grau de conhecimento, maior será a probabilidade de decidir assertivamente. Por isso, a análise de viabilidade é tão vantajosa, já que fornece inúmeros dados importantes.

Como fazer uma análise de viabilidade? 

Veja 6 passos essenciais para analisar um projeto e determinar se a ideia é viável ou não. 

Entenda o mercado e o seu negócio 

Seja para abrir uma empresa ou desenvolver um novo produto para uma marca já existente, é necessário avaliar se há mercado disponível para isso. Nesse sentido, é útil observar se já há alguma outra empresa que oferece o serviço e/ou item que você quer ofertar. Ou seja, saiba quem é a sua concorrência

Além disso, também é importante conhecer o seu negócio, compreenda de que forma a proposta soluciona as dores dos possíveis clientes, qual é o grande diferencial da solução que você deseja criar. 

Realize uma projeção do fluxo de caixa e das receitas

A projeção do fluxo de caixa e receitas tem a ver com o retorno sobre investimento (ROI). Nesse caso, o objetivo é descobrir quanto vai custar a criação e manutenção do projeto e qual vai ser o lucro obtido após isso. Assim, é possível determinar se a ideia é promissora, podendo atingir bons níveis de lucratividade. 

Entretanto, durante a projeção financeira, é importante incluir cenários otimistas e pessimistas. Em outras palavras, análise como o projeto vai sobreviver, mesmo se enfrentar adversidades a fim de comprovar se o investimento realmente compensa. 

Faça o planejamento da estrutura do seu projeto 

O planejamento da estrutura envolve refletir em cada detalhe da proposta. É a hora de calcular todos os gastos financeiros a fim de determinar qual vai ser o investimento inicial para começar a execução do projeto. 

Também, é o momento de verificar a viabilidade técnica. Por exemplo, no desenvolvimento de produtos, é preciso especificar todos os materiais, profissionais, fornecedores, entre outros elementos, que serão necessários para a criação ser bem-sucedida. 

Entenda as preferências do seu público

Saiba quem é o seu público, avalie critérios, como: 

  • Idade;
  • Hábitos de consumo;
  • Hobbies;
  • Profissão;
  • Principais dificuldades;
  • E assim por diante. 

Assim, você vai conseguir propor uma solução que realmente satisfaça a necessidade dos seus clientes. Além disso, também é válido analisar o poder aquisitivo, já que isso influencia diretamente no valor que você vai cobrar pelo produto e/ou serviço. 

5- Faça uma análise dos indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho (KPIs) são dados demonstrar por meio de gráficos e relatórios que demonstram de forma concreta a probabilidade de sucesso de uma proposta. Dentre esses, é interessante citar: 

  • Valor presente líquido (VPL);
  • Taxa mínima de atratividade (TMA);
  • Taxa interna de retorno (TIR).

6- Avance para a tomada de decisão

Por último, após a conclusão da análise de viabilidade, é hora de tomar uma decisão com base nas informações encontradas durante o estudo. Nesse caso, talvez, você perceba que a proposta tem uma boa chance de sucesso e decida seguir em frente. 

Ou pode ser que note que os riscos estão muito elevados, preferindo fazer alguns ajustes no projeto antes de dar prosseguimento. Com os dados do estudo, você tem o potencial de reconhecer exatamente quais etapas precisam ser ajustadas. 
Que tal ter ajuda para fazer a análise de viabilidade do seu projeto? Agende uma consultoria com a Insper Jr, nossos especialistas vão ajudar seu negócio a alcançar o sucesso!

ANTERIORPRÓXIMA