DESCUBRA COMO FAZER UMA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Você costuma fazer a análise da concorrência? Já parou para pensar na importância de adotar essa estratégia em seu negócio? É importante fazer isso caso o seu desejo seja garantir que a sua empresa mantenha a competitividade e alcance melhores oportunidades no mercado.
No entanto, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o que é e como fazer esse tipo de avaliação. Pensando nisso, elaboramos este artigo, para esclarecer a importância e os passos necessários para fazer uma análise bem-sucedida.
Bom proveito!
O que significa análise da concorrência?
A análise da concorrência significa fazer uma investigação para descobrir quem são os principais concorrentes da sua empresa dentro do mercado e verificar dados que contribuam para insights de como melhorar o posicionamento do seu negócio.
Sendo assim, existem diversos aspectos que podem ser analisados, entre esses, é válido destacar:
- Precificação: na hora de decidir o quanto vai cobrar por um item é importante levar em consideração o preço que outros estão praticando a fim de estabelecer um valor razoável;
- Presença digital: é válido prestar atenção em quais canais digitais os concorrentes estão presentes e como é a interação do público;
- Desenvolvimento de produtos: avaliar a concorrência é útil ao desenvolver um novo produto, já que existe a chance de criar algo que possa suprir uma necessidade do mercado que ainda não é muito explorada;
Porém, certos empreendedores acreditam que basta fazer um serviço de qualidade para atrair os seus próprios clientes. Mas será que isso é o suficiente? Qual é o papel da análise da concorrência? Confira!
Qual o papel da análise da concorrência?
É verdade que a qualidade é um fator fundamental para garantir a fidelização da clientela. Porém, para atrair novos consumidores e reter os antigos é importante ficar atento às ações que os seus principais concorrentes estão tendo.
Só para exemplificar, imagine a questão da precificação, é claro que um serviço bem-feito exige a cobrança de um valor maior, já que o investimento tanto financeiro como de tempo será mais alto. Porém, se o preço estiver muito afastado das práticas do mercado, é provável que muitos clientes migrem para a concorrência.
Outro fator é que essa investigação permite o acompanhamento das principais tendências do seu segmento. Dessa forma, o empreendimento pode se manter atualizado sobre os novos direcionamentos. Caso contrário, existe a chance de ficar ultrapassado tanto em questões operacionais internas como nas ofertas ao público.
Portanto, analisar outras empresas é um meio de assegurar que o negócio sobreviva e tenha capacidade de expansão.
Leia também: 4 dicas para otimizar a tomada de decisão do seu negócio
Quais as vantagens de fazer a análise da concorrência do seu negócio?
A essa altura, você já deve ter se convencido de que a análise da concorrência é fundamental para a tomada de decisões dos gestores. Mas, afinal, quais são as vantagens de adotar essa estratégia? Confira, a seguir, seis benefícios que uma boa análise de mercado pode trazer para os negócios.
Redução de custos
Ao entender as dificuldades enfrentadas pela concorrência e os resultados alcançados, os gestores conseguem evitar os mesmos erros, reduzindo a incidência de atrasos, falhas, retrabalho e outros problemas que geram despesas extras.
Além disso, essa compreensão ajuda a poupar tempo e recursos. Como resultado, temos uma redução drástica dos custos operacionais.
Busca por melhorias e inovações
É claro que, quanto mais competitivo o segmento, maior será o nível de excelência exigido das empresas. Para manter a relevância no mercado, as organizações devem buscar constantemente a melhoria, se aperfeiçoar e investir em inovação. Caso contrário, perderão espaço para os concorrentes.
Aumento da satisfação dos clientes
Entender a percepção do público sobre os produtos ou serviços da concorrência ajuda as empresas a aprimorar os seus próprios, melhorando não só sua estratégia de produção, como também a de marketing e de vendas.
O objetivo é oferecer a melhor qualidade possível e uma ótima experiência aos clientes para aumentar sua satisfação e, consequentemente, fidelizá-los.
Decisões assertivas
Outro benefício da análise da concorrência é a possibilidade de tomar decisões mais assertivas. Tomar atitudes que não são bem fundamentadas, somente com base na intuição, pode trazer consequências desastrosas. É preciso que o processo de decisão dos gestores seja baseado em dados e pesquisas.
Nesse sentido, saber o que já foi ou não feito pelos concorrentes, quais estratégias deram certo e quais fracassaram e quais tendências do mercado ainda não foram exploradas pode direcionar a sua equipe para tomar decisões mais estratégicas e planejar melhor suas ações.
Melhor posicionamento no mercado
O aprimoramento dos produtos/serviços e das estratégias adotadas se estende para o branding da empresa, ou seja, o conjunto de estratégias de gestão da marca alinhadas ao seu posicionamento no mercado, seu propósito e seus valores. Fazer melhorias no negócio implica, necessariamente, em melhorar também a imagem da empresa.
Aumento nas vendas e no faturamento da empresa
Finalmente, não dá para deixar de mencionar o aspecto financeiro da coisa. Após analisar a concorrência e aperfeiçoar ao máximo a qualidade de seus produtos ou serviços, bem como as estratégias de marketing e de vendas, o resultado não tem como ser outro: um aumento na conversão! E, como consequência da melhora nas vendas, a empresa também aumenta seu faturamento.
Como fazer a análise de concorrência?
Confira 6 passos que são muito importantes para fazer a análise da concorrência de modo satisfatório.
1- Estabeleça objetivos
A primeira etapa é definir quais são os objetivos que pretende alcançar com a análise da concorrência. Afinal, se não souber o que deseja encontrar, o processo de apuração ficará confuso e vai apenas consumir tempo e outros recursos, mas sem fornecer reais insights que contribuam para o seu negócio.
2- Determine seus concorrentes
O próximo passo é identificar quem são os seus concorrentes, ou seja, as empresas que atendem ao mesmo perfil de clientes que a sua organização. Nesse sentido, é válido ressaltar que não significa que um empreendimento está concorrendo com o seu apenas por pertencer ao mesmo segmento.
Na realidade, é necessário levar em conta vários fatores, entre esses, é interessante citar:
- Canais de vendas;
- Porte empresarial;
- Localização geográfica;
- Produtos e serviços.
3- Defina os critérios de análise
Após o reconhecimento de quem são os seus principais concorrentes, é hora de estabelecer os critérios de verificação, aquilo que você quer saber sobre a outra empresa. Aliás, é digno de nota que não é impossível apurar tudo, por isso, a análise precisa se concentrar em pontos específicos.
Dentre as diferentes possibilidades, estão incluídas:
- Estilos e meios de comunicação;
- Ranqueamento no google (SEO);
- Presença nas redes sociais;
- Reclamações e processos;
- Estratégias de vendas.
4- Escolha o método de análise
Esse é o momento de escolher como vai funcionar a análise da concorrência, por exemplo, é importante responder perguntas, como:
- A abordagem vai ser online ou offline?
- Que tipos de pesquisas vão ser utilizadas? Será uma abordagem cooperativa?
- Quais vão ser as ferramentas necessárias para coleta de informações?
5- Faça o levantamento e a análise dos dados obtidos
Em seguida, depois da finalização do planejamento de análise, é necessário realizar o levantamento de dados e analisar as informações coletadas. Nessa situação, mantenha o foco nos objetivos estipulados, já que dependendo do caso, o grande número de informações pode causar distrações.
6- Realize um estudo e apresente às áreas interessadas
Na última etapa, é o momento de relacionar os dados com as circunstâncias do seu negócio, procurando extrair ideias valiosas por meio das informações. Além disso, é fundamental apresentar o estudo a todas as áreas afetadas pelas recentes descobertas.
Leia também: Quais os principais indicadores de desempenho de um negócio?
Dicas de ferramentas para usar na análise de concorrência
Atualmente, as novas formas de tecnologia digital facilitam o processo de análise de concorrência, já que automatizam muitas funções. Na realidade, devido ao big data, em alguns casos, é impossível fazer a investigação de modo manual.
Veja 3 exemplos de recursos tecnológicos úteis para a realização da avaliação dos concorrentes.
1- Ubersuggest
O Ubersuggest é excelente para ser utilizado em estratégias de marketing de conteúdo, permitindo avaliar o uso de palavras-chave pela concorrência, proporcionando ideias para criação de textos e escolha de termos com boa probabilidade de ranqueamento.
2- Semrush
Igual ao anterior, o Semrush também possibilita a pesquisa de palavras-chave. No entanto, vai um pouco mais além, fornecendo funcionalidades que auxiliam na comparação completa do nível de SEO do concorrente.
3- Similar Web
A ferramenta Similar Web permite ter um panorama sobre a presença digital de uma empresa, exibe a média de visitantes mensais, taxas de rejeição, quantidade de páginas acessadas e outros dados interessantes sobre tráfego.
Conheça os serviços da Insper Jr
Só a tecnologia não basta para uma boa análise da concorrência. Além de contar com o auxílio de ferramentas, é importante buscar a ajuda de profissionais capacitados para ajudar na análise e, principalmente, na aplicação dos resultados à realidade da sua empresa.
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