
DESCUBRA COMO FAZER UMA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
Você costuma fazer a análise da concorrência? Já parou para pensar na importância de adotar essa estratégia em seu negócio? É importante fazer isso caso o seu desejo seja garantir que a sua empresa mantenha a competitividade e alcance melhores oportunidades no mercado.
No entanto, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o que é e como fazer esse tipo de avaliação. Pensando nisso, elaboramos este artigo, para esclarecer a importância e os passos necessários para fazer uma análise bem-sucedida.
Bom proveito!
O que significa análise da concorrência?
A análise da concorrência significa fazer uma investigação para descobrir quem são os principais concorrentes da sua empresa dentro do mercado e verificar dados que contribuam para insights de como melhorar o posicionamento do seu negócio.
Sendo assim, existem diversos aspectos que podem ser analisados, entre esses, é válido destacar:
- Precificação: na hora de decidir o quanto vai cobrar por um item é importante levar em consideração o preço que outros estão praticando a fim de estabelecer um valor razoável;
- Presença digital: é válido prestar atenção em quais canais digitais os concorrentes estão presentes e como é a interação do público;
- Desenvolvimento de produtos: avaliar a concorrência é útil ao desenvolver um novo produto, já que existe a chance de criar algo que possa suprir uma necessidade do mercado que ainda não é muito explorada;
Porém, certos empreendedores acreditam que basta fazer um serviço de qualidade para atrair os seus próprios clientes. Mas será que isso é o suficiente? Qual é o papel da análise da concorrência? Confira!
Qual o papel da análise da concorrência?
É verdade que a qualidade é um fator fundamental para garantir a fidelização da clientela. Porém, para atrair novos consumidores e reter os antigos é importante ficar atento às ações que os seus principais concorrentes estão tendo.
Só para exemplificar, imagine a questão da precificação, é claro que um serviço bem-feito exige a cobrança de um valor maior, já que o investimento tanto financeiro como de tempo será mais alto. Porém, se o preço estiver muito afastado das práticas do mercado, é provável que muitos clientes migrem para a concorrência.
Outro fator é que essa investigação permite o acompanhamento das principais tendências do seu segmento. Dessa forma, o empreendimento pode se manter atualizado sobre os novos direcionamentos. Caso contrário, existe a chance de ficar ultrapassado tanto em questões operacionais internas como nas ofertas ao público.
Portanto, analisar outras empresas é um meio de assegurar que o negócio sobreviva e tenha capacidade de expansão.
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Como fazer a análise de concorrência?
Confira 6 passos que são muito importantes para fazer a análise da concorrência de modo satisfatório.
1- Estabeleça objetivos
A primeira etapa é definir quais são os objetivos que pretende alcançar com a análise da concorrência. Afinal, se não souber o que deseja encontrar, o processo de apuração ficará confuso e vai apenas consumir tempo e outros recursos, mas sem fornecer reais insights que contribuam para o seu negócio.
2- Determine seus concorrentes
O próximo passo é identificar quem são os seus concorrentes, ou seja, as empresas que atendem ao mesmo perfil de clientes que a sua organização. Nesse sentido, é válido ressaltar que não significa que um empreendimento está concorrendo com o seu apenas por pertencer ao mesmo segmento.
Na realidade, é necessário levar em conta vários fatores, entre esses, é interessante citar:
- Canais de vendas;
- Porte empresarial;
- Localização geográfica;
- Produtos e serviços.
3- Defina os critérios de análise
Após o reconhecimento de quem são os seus principais concorrentes, é hora de estabelecer os critérios de verificação, aquilo que você quer saber sobre a outra empresa. Aliás, é digno de nota que não é impossível apurar tudo, por isso, a análise precisa se concentrar em pontos específicos.
Dentre as diferentes possibilidades, estão incluídas:
- Estilos e meios de comunicação;
- Ranqueamento no google (SEO);
- Presença nas redes sociais;
- Reclamações e processos;
- Estratégias de vendas.
4- Escolha o método de análise
Esse é o momento de escolher como vai funcionar a análise da concorrência, por exemplo, é importante responder perguntas, como:
- A abordagem vai ser online ou offline?
- Que tipos de pesquisas vão ser utilizadas? Será uma abordagem cooperativa?
- Quais vão ser as ferramentas necessárias para coleta de informações?
5- Faça o levantamento e a análise dos dados obtidos
Em seguida, depois da finalização do planejamento de análise, é necessário realizar o levantamento de dados e analisar as informações coletadas. Nessa situação, mantenha o foco nos objetivos estipulados, já que dependendo do caso, o grande número de informações pode causar distrações.
6- Realize um estudo e apresente às áreas interessadas
Na última etapa, é o momento de relacionar os dados com as circunstâncias do seu negócio, procurando extrair ideias valiosas por meio das informações. Além disso, é fundamental apresentar o estudo a todas as áreas afetadas pelas recentes descobertas.
Dicas de ferramentas para usar na análise de concorrência
Atualmente, as novas formas de tecnologia digital facilitam o processo de análise de concorrência, já que automatizam muitas funções. Na realidade, devido ao big data, em alguns casos, é impossível fazer a investigação de modo manual.
Veja 3 exemplos de recursos tecnológicos úteis para a realização da avaliação dos concorrentes.
1- Ubersuggest
O Ubersuggest é excelente para ser utilizado em estratégias de marketing de conteúdo, permitindo avaliar o uso de palavras-chave pela concorrência, proporcionando ideias para criação de textos e escolha de termos com boa probabilidade de ranqueamento.
2- Semrush
Igual ao anterior, o Semrush também possibilita a pesquisa de palavras-chave. No entanto, vai um pouco mais além, fornecendo funcionalidades que auxiliam na comparação completa do nível de SEO do concorrente.
3- Similar Web
A ferramenta Similar Web permite ter um panorama sobre a presença digital de uma empresa, exibe a média de visitantes mensais, taxas de rejeição, quantidade de páginas acessadas e outros dados interessantes sobre tráfego.
Porém, é claro que além de ter o auxílio da tecnologia, é importante buscar a ajuda de profissionais capacitados para ajudar na elaboração da análise e, principalmente, na aplicação dos resultados à realidade da sua empresa.
Então, que tal realizar uma consultoria de negócios com a Insper Jr? Conte com a ajuda de especialistas no mercado para traçar o melhor futuro para o seu empreendimento!