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O QUE É GEOMARKETING?

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre geomarketing, uma estratégia de marketing capaz de gerar ótimos resultados, aumentando a conversão das empresas e melhorando o retorno sobre o investimento. Só que esse é um tema tão abrangente e complexo que, muitas vezes, sobram dúvidas sobre a técnica.

Quer entender melhor o que é o geomarketing e quais são suas vantagens para as empresas e, ainda, conferir vários exemplos de aplicação dessa estratégia? Então é só continuar lendo!

O que é o geomarketing?

Geomarketing é uma estratégia de marketing que usa os dados geográficos dos usuários como base para criar campanhas específicas e gerar oportunidades de negócios, oferecendo promoções e benefícios exclusivos a partir de sua localização.

Fundamentando-se na visualização de mapas e no processo de coleta e análise de dados, o geomarketing permite aos gestores corporativos entender seu público de maneira muito mais precisa. Sabendo onde moram, trabalham, malham, que lugares gostam de visitar nas horas livres e que locais mais frequentam em seu dia a dia, é possível alcançá-los de forma mais certeira!

Essa estratégia ganhou muita força no marketing digital, mas também pode ser aplicada de maneira offline.

Geomarketing online

Usar geomarketing online é como se a empresa pudesse acompanhar cada passo de seus consumidores de dentro do seu bolso, “rastreando” seus smartphones e enviando promoções exclusivas, oferecendo benefícios ou buscando maneiras de estreitar o contato quando eles estão por perto de sua loja.

É claro que tudo isso é mais fácil usando soluções mobile, afinal, a maior parte das pessoas não desgruda do celular, e uma grande parcela está sempre com o GPS ativado. No entanto, também dá para usar ferramentas de geomarketing pelo desktop, solicitando que o usuário compartilhe sua localização.

O geomarketing online é uma estratégia muito poderosa, mas que, para dar resultado, requer sistemas de alta tecnologia, capacidade de processamento de um grande volume de dados e um enorme poder de análise.

Para suprir essa demanda, existem soluções capazes de captar e interpretar todos os dados e realizar cruzamentos, detectando padrões e traçando um perfil muito preciso de cada usuário com a ajuda de tecnologias de inteligência artificial e Big Data.

Geomarketing offline

O geomarketing offline normalmente está ligado à segmentação do mercado com base em geolocalização para abrir novas lojas, determinar pontos de venda com base na demanda, entender melhor as necessidades do público consumidor e identificar oportunidades de negócio.

Analisando mapas e estudando as características de um local, é possível gerar dados suficientes para precificar produtos ou serviços, escolher o mix de produtos que fará mais sucesso e planejar ações de marketing de acordo com a localidade.

Qual a importância do geomarketing para uma empresa?

Quando a empresa está de posse de uma imensa quantidade de informações sobre seus clientes, com base em sua localização geográfica, pode traçar estratégias mais certeiras, tomar melhores decisões e planejar campanhas mais eficientes.

Afinal, a geolocalização permite ter insights valiosos sobre a rotina das pessoas, seu comportamento e seus hábitos de consumo e, com base nisso, desenhar seus perfis de maneira muito mais precisa.

Assim, a empresa consegue oferecer aos consumidores exatamente aquilo que eles desejam, seja na forma de conteúdo de valor, seja na forma de ofertas personalizadas, cupons de desconto e mais uma série de estratégias que visem à conversão. Quando usado de forma inteligente, o geomarketing pode fornecer uma grande vantagem competitiva.

Quais as vantagens de usar a estratégia de geomarketing?

Geração de leads

Usar a localização geográfica das pessoas para oferecer conteúdos e benefícios exclusivos ajuda a gerar leads mais qualificados, já que essa estratégia possibilita a personalização na comunicação. A empresa consegue oferecer exatamente aquilo de que seus potenciais clientes precisam e, assim, aumentar as chances de convertê-los em consumidores.

Segmentação

O geomarketing também permite segmentar o público com mais precisão, já que a localização geográfica fornece informações sobre os focos de interesse, o comportamento, o perfil de consumo e os hábitos de compra. Isso tudo permite criar personas mais efetivas, mais fáceis de serem persuadidas a adquirir um produto ou serviço.

Gestão comercial

Com base na localização dos consumidores, pode-se criar estratégias que ajudem a gestão comercial do negócio a entender quais produtos vender e que técnicas de vendas adotar em lojas físicas.

Taxas de conversão

A segmentação da audiência, a geração de leads qualificados, uma comunicação mais direcionada e assertiva e uma boa gestão comercial contribuem bastante para o aumento da taxa de conversão. Afinal, o geomarketing permite identificar as melhores oportunidades e traçar as melhores estratégias para converter mais.

Relacionamento com o cliente

Como o geomarketing fornece dados preciosos às empresas, a exemplo dos locais mais frequentados pelos clientes e seus hábitos de compra e consumo, essa estratégia também ajuda a estreitar o relacionamento. Afinal, a empresa entende os desejos e necessidades dos clientes e descobre a maneira mais efetiva de se comunicar com eles.

Integração nos canais de venda

Adotar uma estratégia omnichannel é uma tendência que se consolida cada vez mais, e o geomarketing ajuda a integrar todos os canais de venda da empresa. Com base nos dados geográficos, é mais fácil fazer a ponte entre as lojas físicas e os canais digitais. Isso, é claro, pode resultar em mais vendas.

Quais setores podem aplicar o geomarketing?

Bens de consumo

A venda de bens de consumo pode se beneficiar muito do geomarketing, já que é possível usar os dados de localização para extrair informações importantes sobre o perfil das pessoas, seus hábitos de consumo, entre outros insights relevantes.

Varejo

A venda no varejo também pode aproveitar o geomarketing de várias maneiras. Só para citar alguns exemplos, é possível detectar quando o cliente entra no perímetro da loja e impactá-lo com uma notificação, convidando-o a entrar e comprar algo, ou enviar um cupom de desconto para ser usado naquele momento.

Serviços

O mesmo vale para o setor de serviços. Academias, salões de beleza, cursos de idiomas… qualquer estabelecimento que foque na prestação de serviço pode fazer uso das benesses do geomarketing, usando as técnicas que apresentaremos a seguir.

Leia também: Principais vantagens de fazer uma pesquisa quantitativa

Quais as principais ferramentas de geomarketing?

Check-in

Fazer check-in, no âmbito digital, é simplesmente marcar presença num estabelecimento, “avisando” aos seus seguidores que está naquele local, naquele momento. Funciona como uma espécie de chancela e ajuda a aumentar a visibilidade do lugar.

Geotagging

Geotagging diz respeito a marcar (ou “taguear”) um determinado estabelecimento nas mídias sociais. Também funciona como uma recomendação, uma verdadeira mídia espontânea que pode beneficiar muito o empreendimento.

Geofencing

O termo “fence”, na língua inglesa, corresponde a “cerca”. Assim, geofencing diz respeito a criar “cercados digitais”, acompanhando a localização dos consumidores por meio de tecnologias de rastreamento de alta precisão. Assim, é possível enviar alertas e notificações assim que o cliente estiver próximo à loja.

Geofiltro

Os geofiltros são velhos conhecidos de plataformas como o Snapchat. Trata-se de uma função que permite criar filtros especiais de acordo com a geolocalização. As empresas podem desenvolver seus próprios filtros para atingir a audiência de uma forma criativa, sobretudo com clientes mais jovens.

Geotargeting

A técnica de geotargeting está relacionada à segmentação do público-alvo conforme sua geolocalização, permitindo selecionar quais clientes devem ser impactados por determinado anúncio ou conteúdo baseando-se em dados geográficos.

SEO local

O SEO local diz respeito à otimização de conteúdo usando as técnicas de SEO, de acordo com a localização dos clientes. Essa é uma maneira de ranquear melhor nas buscas realizadas perto do estabelecimento, obtendo melhores posições e aumentando o tráfego orgânico de clientes em potencial.

Além de otimizar o site, faz parte das boas práticas de SEO local criar um perfil da empresa no Google Meu Negócio e incentivar que os clientes o avaliem.

Site personalizado

É possível personalizar o site, proporcionando uma experiência diferente e mostrando conteúdo específico de acordo com as coordenadas geográficas do usuário. Por exemplo, é possível oferecer promoções exclusivas para determinadas regiões.

Entretanto, fica o lembrete: para usar esse recurso, é preciso enviar uma notificação solicitando acesso à localização do usuário, já que esses dados só podem ser usados se ele aceitar compartilhar a informação.

Como escolher a melhor ferramenta de geomarketing?

Há vários fatores a serem considerados ao escolher a melhor ferramenta de geomarketing, como a quantidade de informações referentes ao setor de seu negócio, a acessibilidade e a navegabilidade da interface e a possibilidade de personalização, ou seja, de cruzar os dados do mercado com os de sua própria empresa para facilitar o planejamento e a tomada de decisões.

Além disso, é importante escolher uma ferramenta que esteja em constante atualização, afinal, trata-se de uma área muito dinâmica e não se pode correr o risco de usar uma solução que logo se torne ultrapassada.

O mais importante, contudo, é saber alinhar o uso do geomarketing à estratégia da empresa, o que nem sempre é algo simples. Por isso, o ideal é contar com a consultoria de equipes especializadas em gestão corporativa. A gente pode ajudar! Marque agora uma consultoria com os especialistas da Insper Jr!

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