COMO FAZER UMA GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS EFICIENTE?
Se, tempos atrás, houve quem desacreditasse do potencial das mídias sociais para alavancar os negócios, hoje já não há dúvida de que estar presente nas redes é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.
Só que não basta publicar umas fotos bonitas ou umas frases de efeito de vez em quando: é preciso investir em uma boa gestão de mídias sociais, que envolve desde o planejamento do conteúdo até a análise dos resultados. Neste post, você vai entender o que está por trás desse processo!
O que é a gestão de mídias sociais?
A gestão de mídias sociais é um complexo processo que envolve o planejamento do conteúdo a ser compartilhado pela empresa levando em conta o público-alvo e suas personas, a elaboração de um calendário editorial consistente, a produção e a curadoria de conteúdo, o monitoramento das redes para entender o que as pessoas estão falando sobre a marca e o mercado em que ela está inserida e a análise dos resultados gerados.
Como você pode perceber, há muitas atividades envolvidas. Por trás de uma postagem aparentemente simples, há muito trabalho envolvido. Por isso, o gestor de mídias sociais deve agir de forma estratégica e sempre se basear em dados do mercado da empresa. Em outras palavras, é uma função importante demais para ficar a cargo de pessoas leigas.
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Qual a importância de fazer uma boa gestão de mídias sociais?
Produzir conteúdo valioso e estratégico e acompanhar o que está sendo discutido nas redes é essencial para o sucesso de qualquer negócio, já que as mídias sociais são uma ferramenta poderosa para se aproximar de sua audiência, estreitar relacionamentos, captar leads, conquistar e fidelizar clientes e até mesmo gerar vendas.
Todos esses são resultados esperados de uma boa gestão de mídias sociais. O pulo do gato é que não se pode querer alcançar tudo ao mesmo tempo: é preciso focar em objetivos específicos e direcionar sua estratégia para atingi-lo. Assim, a forma como você gerencia as mídias sociais está diretamente ligada ao resultado a que se quer chegar.
Quais as principais mídias sociais para uma empresa?
Embora o Facebook tenha perdido parte de sua relevância ao longo do tempo, ainda é um canal importante devido ao seu alcance, sobretudo quando se trata de anúncios. Dependendo do público a ser alcançado, pode trazer excelentes resultados.
Por não ter limitação de caracteres e comportar bem o discurso escrito, pode e deve ser usado para textos mais longos, compartilhamento de materiais ricos da empresa e de informações importantes sobre o seu negócio.
O Instagram, por sua vez, não é o melhor lugar para fazer textão! Essa já foi considerada A mídia social das fotos, mas, nos últimos meses, o foco tem mudado um pouco, e o Instagram tem dado muita importância aos vídeos curtos.
Como oferece uma série de recursos (tais como postagem de imagens estáticas, carrosséis, stories e reels), é uma mídia que pode ser utilizada em diversos tipos de estratégias e funciona bem com uma ampla variedade de públicos.
Uma vantagem extra: o Instagram permite um relacionamento bem próximo com os clientes. Há vários recursos, como enquetes e caixinhas de perguntas, que ajudam a engajar o público e estreitar a relação com os seguidores.
O LinkedIn é considerado uma mídia social corporativa, onde se fala sobre negócios, oportunidades de trabalho, divulgação de vagas e insights importantes sobre gestão e produtividade.
Embora funcione ainda melhor para negócios do tipo B2B, que vendem para pessoas jurídicas e não para o consumidor final, qualquer empresa pode usar essa rede a seu favor, compartilhando novidades da marca e informações importantes de seu setor.
YouTube
O YouTube não é só uma rede onde se assiste a vídeos de bichinhos e clipes musicais. Há uma infinidade de canais sobre os mais diversos assuntos e um enorme potencial de atrair possíveis clientes ao compartilhar vídeos bem produzidos, que podem ser desde tutoriais de como usar seus produtos até reviews, dependendo do nicho do negócio.
E mais: o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca, ficando atrás apenas do Google. Isso pode e deve ser usado como trunfo para aumentar o tráfego orgânico e atrair audiência.
O Twitter é uma mídia social que funciona como uma espécie de micro blog. Os usuários postam pequenos textos, que podem incluir links para outros conteúdos, imagens, gifs e até serem conectados a outros tweets em “fios”. Para determinados nichos, costuma trazer bons resultados, principalmente pela rapidez com que o conteúdo circula.
TikTok
A novidade da vez é o TikTok, mídia social voltada para o compartilhamento de vídeos curtos e onde várias tendências surgem e se disseminam. Por enquanto, trata-se de uma rede mais popular entre a população mais jovem. Se esse for seu público, o TikTok é um prato cheio!
Finalmente, o Pinterest é uma mídia social de nicho, voltada para o compartilhamento de imagens esteticamente atraentes. Empresas de setores como moda, decoração e design não podem ficar de fora dessa rede.
Um plus do Pinterest e que pouca gente sabe é que seu conteúdo pode ser otimizado usando técnicas de SEO e é uma ótima fonte de tráfego orgânico.
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Quais os processos envolvidos na gestão de mídias sociais?
Pesquise e entenda seu público
Não dá para criar conteúdo aleatoriamente e torcer para os seguidores se engajarem. É preciso pesquisar seu público, entender que formatos e temas de postagens são os preferidos e usar esses dados na hora de se planejar.
Escolha as redes sociais mais adequadas
Listamos algumas das principais mídias sociais, mas existem várias outras! Ninguém dá conta de alimentar tantas redes, e nem precisa. Basta que a empresa esteja presente nas mídias em que seu público está. Vale a pesquisa e o teste!
Defina objetivos
Para que a estratégia de mídias sociais seja efetiva, é preciso estipular os objetivos a serem alcançados. A ideia é vender mais usando as redes? Captar leads? Ou será que o mais importante no momento é trabalhar a imagem da marca e conquistar mais audiência? Seja como for, é preciso ter foco na hora de gerenciar as mídias sociais.
Crie estratégias
Após determinar o objetivo a se alcançar com o trabalho nas redes, o próximo passo é criar estratégias que ajudem a atingi-lo. Afinal, o objetivo influencia no tipo predominante de posts, na frequência das postagens, na linguagem utilizada e em muitos outros meandros.
Crie uma identidade visual
A parte estética tem um apelo muito grande nas mídias sociais e, para se destacar, é preciso criar uma identidade visual própria, que tenha a ver com seu negócio e seja facilmente reconhecível pelo público. Isso inclusive ajuda no branding.
Execute e produza conteúdo relevante
Num oceano de conteúdos rasos, é preciso produzir um material relevante, atrativo e com apelo para engajar o público. Caso contrário, seu conteúdo será rapidamente esquecido por não entregar valor aos seguidores.
Monitore e analise as métricas e resultados
Por fim, é essencial ficar de olho no que as pessoas estão dizendo, seja em suas próprias redes, seja em outros espaços. Por isso, use ferramentas de monitoramento, acompanhe o Google Trends para identificar tendências de pesquisa e, é claro, visite também as redes dos concorrentes.
Além de monitorar, é necessário analisar os principais indicadores de desempenho relevantes para o seu objetivo para mensurar os resultados e poder se planejar com ainda mais eficiência, com base no que já está dando certo.
Dicas importantes para fazer uma gestão de mídias sociais eficiente
Responda todas as interações
Pode parecer tentador apagar ou ignorar um comentário contendo críticas ou reclamações. Mas essa é a pior escolha para seu negócio. Uma boa gestão de mídias sociais também envolve saber gerenciar crises, sejam elas pequenas ou grandes.
Acompanhe os melhores horários para postar
Não há uma fórmula mágica: os melhores horários dependem do nicho, do público e de uma série de fatores. Em geral, as próprias mídias sociais já mostram quais são os momentos em que o seu público está conectado, e vale a pena testar várias opções até chegar em uma periodicidade que funcione.
Agende as postagens
Pode ser que os melhores horários de postagem sejam bem no fim de semana ou, pior, em plena madrugada ou de manhã bem cedo. Isso não quer dizer que o gestor de mídias sociais precise fazer hora extra: dá para agendar postagens usando ferramentas específicas. Às vezes, até as próprias plataformas oferecem essa funcionalidade de agendamento (é o caso do Instagram e do Facebook, do grupo Meta).
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Como você pode perceber, a gestão de mídias sociais é um assunto que às vezes soa meio controverso, afinal, muitos gestores de empresas ainda encaram a encaram como uma espécie de aventura, algo de menor valor, e não como um dos pilares do negócio.
Com este artigo, esperamos ter contribuído para desfazer de vez essa impressão e esclarecer a importância de uma gestão de mídias sociais eficiente de uma forma definitiva. Quer contar com nossa expertise para melhorar sua gestão? Então clique e contrate sua consultoria com a Insper Jr!