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ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA ALAVANCAR SEU NEGÓCIO

O marketing digital se tornou uma das ferramentas mais poderosas para impulsionar os negócios e melhorar os resultados das empresas, independentemente de seu nicho de atuação. Hoje, quem não tem uma presença digital forte corre o risco de cair no ostracismo e perder competitividade no mercado.

Mas, afinal, no que consiste o marketing digital e quais são as principais técnicas utilizadas dentro desse campo? Neste post, apresentaremos as estratégias mais úteis para promover as marcas e alavancar os negócios e explicaremos como usá-las para obter resultados incríveis!

Leia também: Principais vantagens de fazer uma pesquisa quantitativa

Sobre o marketing digital

O marketing digital engloba uma série de estratégias e ações de marketing aplicadas em um contexto digital, ou seja, voltadas para a internet. Entre seus objetivos principais estão promover produtos ou serviços, fortalecer a imagem da marca, estreitar o relacionamento com o público, atrair novos clientes e aumentar as vendas.

Em uma estratégia de marketing digital, há várias possibilidades. É papel do profissional de marketing analisar quais são as melhores táticas a serem adotadas para aumentar a visibilidade e a relevância da marca e trazer um bom retorno financeiro.

Quais as vantagens de aplicar o marketing digital na sua empresa?

Existem inúmeras vantagens em adotar o marketing digital em sua empresa! Por exemplo, as estratégias do marketing digital têm um alcance enorme e possibilitam atrair muita audiência para seu site, visando à conversão e à projeção da marca. Assim, têm um enorme potencial de gerar mais vendas e fortalecer sua imagem no mercado.

Além disso, o investimento é baixo em comparação a outros tipos de mídias, o que torna seu custo-benefício excelente: o retorno sobre o investimento pode ser alto e rápido, dependendo das estratégias adotadas.

Como funciona o marketing digital?

As estratégias do marketing digital permitem não só incrementar os resultados e fortalecer a marca como também avaliar os resultados e monitorar o retorno sobre cada investimento, testando ações e fazendo ajustes para melhorar ainda mais os números.  

Para que seja possível aumentar e fidelizar a base de consumidores, trabalhar o branding, aumentar as vendas e melhorar a lucratividade são objetivos perfeitamente alcançáveis, a depender das estratégias escolhidas, que variam conforme as especificidades do negócio.

Para entender como tudo isso funciona, é importante pontuar alguns conceitos importantes dentro do marketing:

Lead

Leads nada mais são do que consumidores em potencial, ou seja, aquelas pessoas que já demonstraram interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Para captar leads qualificados (ou seja, aqueles com mais chances de realmente se tornarem clientes), é possível utilizar formulários, assinatura de newsletter, oferecer conteúdos ricos em troca do contato, entre outros subterfúgios.

Persona

Personas são perfis semi fictícios que correspondem ao cliente ideal da empresa e que são criados a partir de dados demográficos do público-alvo, dos hábitos de consumo desse público e de seus gostos. 

Ao criar uma persona detalhada, a empresa consegue direcionar melhor seu conteúdo e suas campanhas, segmentando-as e personalizando-as de forma mais precisa, visando à conversão.

Funil de vendas

Finalmente, o funil de vendas é uma espécie de jornada pela qual um lead passa desde a sua captura até a conversão. Ele contempla diversas etapas que são percorridas até que a compra seja, efetivamente, concretizada.

Para cada estágio do funil (fundo, meio e topo) existem ações e conteúdos específicos, sempre visando a direcionar o futuro cliente até a etapa seguinte. Assim, o lead passa pelo entendimento de que há um problema a ser solucionado, pela apresentação da possível solução até, enfim, tomar sua decisão final.

Leia também: Network Marketing: Saiba o que é e porque ele é essencial para as empresas!

Principais estratégias de marketing digital

E-mail marketing

Há quem diga que o e-mail marketing está morto. Bobagem! Trata-se de uma ferramenta ainda muito efetiva, barata e que traz excelentes resultados quando bem usada. Para isso, é preciso construir sua própria base qualificada, caprichar nas chamadas e nos textos e atentar para a estrutura HTML do e-mail, além de adotar boas práticas para evitar ser classificado como SPAM.

Blog (conteúdo)

A criação de conteúdo em blogs também é uma excelente estratégia para conquistar audiência orgânica e novos clientes em longo prazo. O conteúdo deve ser planejado de forma estratégica, ter objetivos claros e ser construído com base nas técnicas de SEO que facilitam o ranqueamento do texto pelos mecanismos de busca.

Mídias sociais

As mídias sociais também são parte importante de uma estratégia de marketing digital. Os canais da empresa podem ser utilizados para promover produtos ou serviços, anunciar lançamentos, divulgar promoções, oferecer dicas de uso e tutoriais, trabalhar a imagem da marca, estreitar o relacionamento com os seguidores, entre inúmeras outras possibilidades!

Como o marketing digital pode ajudar a alavancar sua empresa

O marketing digital não só estimula a conversão, ajudando a atrair mais clientes e aumentar as vendas, como também auxilia na fidelização de quem já é consumidor, o que é ótimo para aumentar a receita da empresa. Praticamente todas as estratégias de marketing digital que existem, sejam orgânicas ou pagas, são personalizáveis, segmentáveis e automatizáveis.

Além dessa vantagem, elas permitem a análise dos resultados em tempo real e podem ser ajustadas para trazer retornos ainda mais expressivos. Tudo isso se reflete no ganho de competitividade e no destaque da empresa ante os concorrentes.

Leia também: Posicionamento de mercado: entenda a importância

Dicas para criar uma boa estratégia de marketing digital

Conheça seu público

Para que a estratégia de marketing digital cumpra bem seu papel, é preciso definir e estudar a fundo o público-alvo, mapeando suas principais características, suas preferências, suas demandas e seus hábitos de consumo. Isso vai permitir direcionar melhor as ações e obter melhores resultados.

Mescle conteúdo de valor com mídia paga

Ao se munir de todas as informações sobre seu público, é mais fácil gerar conteúdo relevante para ele. Nessa etapa, é preciso ter objetivos claros, cumprir um cronograma de postagens e lançar mão da criatividade para criar conteúdo que realmente engaje a audiência.

O marketing de conteúdo, as práticas de SEO, o e-mail marketing e as mídias sociais são ótimas formas de conseguir tráfego orgânico. Mas, para crescer no mercado, muitas vezes é preciso investir em mídia paga, como links patrocinados, anúncios, publiposts com influenciadores de seu nicho, entre outras ações que estejam alinhadas com seu segmento e seus objetivos.

Use os dados a seu favor

No meio do marketing digital, não há espaço para achismos. Tudo tem que ser feito com base nos dados, e o monitoramento e a análise de resultados devem ser constantes. Só assim as equipes de marketing conseguem entender o que está dando certo e o que não está.

Isso possibilita ajustar a rota quando necessário, evita investir em ações que não apresentam bom desempenho e permite concentrar os esforços nas que têm maior potencial de gerar conversão.  

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Esperamos que tenha ficado bem claro que o marketing digital envolve uma série de estratégias complexas que, para trazerem bons retornos, precisam ser planejadas por profissionais especializados e experientes. Não é, definitivamente, uma atividade que pode ser delegada para o seu sobrinho!

O ideal é contar com o apoio de uma empresa com experiência em gestão corporativa, e é aí que nós podemos te ajudar! Na Insper Jr você pode solicitar um plano estratégico completo para seu negócio. Agende agora uma consultoria com os especialistas da Insper Jr

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