
5 BENEFÍCIOS DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA O SEU NEGÓCIO
Por que usar Business Intelligence na sua empresa? O investimento em dados é essencial para quem deseja dar um grande salto de qualidade no seu negócio.
Independente de qual seja o segmento de atuação da sua organização, analisar dados sobre o seu empreendimento e a situação do mercado vai trazer vários benefícios.
Mas, afinal, o que é Business Intelligence? Quais são as vantagens que proporciona para a sua empresa? Confira neste artigo!
O que é Business Intelligence?
A expressão Business Intelligence (BI), em livre tradução, “inteligência de negócios”, refere-se à obtenção e análise de dados de forma a utilizar essas informações com o objetivo de direcionar as ações da empresa, melhorando a tomada de decisões.
Assim, a ideia do BI é encontrar oportunidades vantajosas para o negócio como, por exemplo:
- descobrir maneiras de aumentar os lucros;
- identificar erros ou problemas nos processos;
- garantir a competitividade da marca no mercado;
- reconhecer o perfil e padrão de comportamento do consumidor.
Evolução do Business Intelligence
O termo Business Intelligence surgiu na década de 60 como um método de trocar informações entre as organizações.
No entanto, foi apenas a partir dos anos 80 que Howard Dresner, analista do Gartner, propôs a utilização do termo “Business Intelligence” para se referir aos conceitos que agrupam a estratégia de análise de dados.
A partir de então, o BI evoluiu bastante, sendo possível destacar grandes diferenças entre o BI tradicional e o moderno, tais como:
- permissão de usuários: antes a lista de pessoas que teriam acesso às informações de BI eram muito restritas. Atualmente, o modelo é adaptado às circunstâncias do negócio;
- compartilhamento: no BI tradicional, os relatórios eram estáticos e, em geral, mantinham o foco principal nos dados de informações já ocorridas. No conceito moderno, o compartilhamento acontece em tempo real e as informações servem para fazer predições futuras;
- custo: o novo modelo de BI é mais econômico e permite que empresas de todos os portes aproveitem os seus benefícios;
- padrão de análise: na atualidade, a empresa tem liberdade para elaborar a pesquisa de modo que faça mais sentido para a necessidade da organização.
Benefícios do Business Intelligence
Mas com relação à sua empresa, quais são as vantagens que o Business Intelligence pode proporcionar? Veja 5 benefícios que a sua corporação pode adquirir ao implementar uma estratégia de BI.
Conhecer melhor o cliente
A primeira vantagem do Business Intelligence é a possibilidade de compreender de modo mais profundo o perfil do seu cliente.
Com o auxílio de recursos tecnológicos, a empresa consegue mapear o padrão de comportamento do usuário em suas interações online. Por exemplo, os produtos que costuma visitar, até qual estágio de compra avançou, além de muitas outras funcionalidades.
Dessa forma, o negócio consegue identificar os principais interesses do indivíduo e analisar se as ofertas atuais realmente estão trazendo resultados positivos e, ao mesmo tempo, traçar novas ações que visem atrair os consumidores.
Conhecer melhor o concorrente
O BI proporciona uma visão geral do mercado e, assim, permite que a empresa saiba quais são as ações que estão sendo implementadas pela concorrência.
Na realidade, é possível saber tanto as atividades da organização concorrente, como a repercussão que essas ações tiveram perante o público.
Dessa forma, o negócio pode elaborar táticas para não ser ultrapassado por outros e, também, pode observar as ações mal sucedidas de outras empresas, tornando possível aprender com os erros alheios e não praticá-los.
Melhorar os processos internos
O Business Intelligence também é útil para uma melhor compreensão compreender do funcionamento interno da empresa.
Isso acontece, porque a análise de dados ajuda a identificar os processos que não estão funcionando de modo satisfatório e precisam ser otimizados.
Com essas informações em mãos, existe a possibilidade de traçar novas metas e estratégias para alcançá-las, resultando em melhorias operacionais de curto, médio e longo prazo.
Identificar as melhores parcerias
Outra vantagem do Business Intelligence é a capacidade de identificar novas oportunidades no mercado que, talvez, ainda não sejam exploradas pela empresa.
Por exemplo: com as informações coletadas pelo BI, a organização pode notar o aumento de interesse do público em um produto ou serviço que tenha relação com o modelo de atuação do negócio, embora não seja exatamente as ofertas que a empresa disponibiliza no momento.
Nesse sentido, existe a possibilidade de a empresa buscar por parcerias que ajudem a ampliar as ofertas do empreendimento, visando alcançar aqueles clientes em potencial já identificados anteriormente.
Aliás, o BI também pode ajudar a saber quem são os parceiros mais influentes e que podem proporcionar o melhor retorno do trabalho em conjunto.
Menos imprevistos
O Business Intelligence não trabalha com “achismos”, mas, sim, com dados concretos baseados em investigações reais.
Consequentemente, há uma menor incidência de imprevistos, devido ao fato de todas as análises — inclusive as predições — serem baseadas em fatos e não apenas em suposições que, muitas vezes, não são confiáveis para fundamentar as diretrizes de um negócio.
Além disso, o BI ajuda o gestor a tomar decisões mais assertivas, diminuindo o número de erros e falhas nos processos empresariais.
Perspectivas do Business Intelligence
Ao longo dos anos, o BI tradicional passou por alterações e evoluiu para o conceito moderno a fim de atender melhor às mais diversas necessidades das empresas. Sendo assim, a tendência é que o Business Intelligence continue em progresso, à medida que o mundo vai se transformando.
Com o passar do tempo, e os avanços admiráveis na tecnologia, surgem novas e surpreendentes formas de Inteligência Artificial. Para o futuro, é provável que o BI aproveite ainda mais os recursos tecnológicos à disposição.
No entanto, vale ressaltar que assuntos como segurança digital e privacidade do usuário são temas que devem pautar o debate acerca do BI nos próximos anos.
Aos poucos as potencialidades e as vantagens do Business Intelligence estão se tornando conhecidas e sendo exploradas pelas corporações de diferentes portes e segmentos. Assim, para se manter atual, é importante estar atento a essas novas práticas durante o processo de tomada de decisões.
Dentre as várias soluções oferecidas pela Insper Jr, uma delas é auxiliar na expansão da empresa por meio de soluções que utilizam os benefícios da digitalização.
Quer modificar profundamente o modo de verificação e controle dos processos da sua empresa? Entre em contato!