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GIRO DE ESTOQUE: COMO FAZER O CÁLCULO CORRETO

O giro de estoque é uma métrica essencial para os lojistas, pois permite avaliar a saúde do estoque do empreendimento e ajuda a planejar as estratégias de vendas e de marketing de maneira mais fundamentada.

Mas você sabe o que o giro de estoque significa exatamente, e qual é a sua importância para as empresas? Neste post, vamos explicar o que é esse índice e por que ele é tão fundamental para a gestão, além de ensinar como calculá-lo corretamente e como gerenciá-lo de maneira mais efetiva.

O que é o giro de estoque?

O giro de estoque é um indicador de desempenho logístico importantíssimo para a gestão corporativa, e está relacionado ao número de vezes que o estoque da empresa é totalmente renovado em determinado período (geralmente de um ano, mas pode variar conforme o nicho).

O cálculo dessa métrica ajuda o gestor a controlar o estoque de maneira mais precisa e equilibrar as compras e as vendas, de modo que o estoque não fique nem encalhado, nem desfalcado. Afinal, ele permite entender quanto tempo em média os produtos ficam armazenados antes de serem vendidos e a velocidade com que o inventário se renova.

A partir do cálculo do giro de estoque, o gestor corporativo consegue analisar melhor o cenário do negócio e desenvolver estratégias que visem a reduzir o intervalo entre o armazenamento do produto até sua venda ao consumidor final, pois quanto mais vendas houver, maior deve ser o giro: isso indica estabilidade e uma saúde financeira equilibrada.

Leia também: Como funciona o fechamento de caixa simples?

Qual a importância do giro de estoque para uma empresa?

O giro de estoque é uma importante ferramenta para avaliar o desempenho comercial da empresa e sua saúde financeira. Além disso, ele permite fazer projeções mais precisas e planejar melhor a compra de mercadorias dos fornecedores.

Esse planejamento é importante, já que, num inventário saudável, não há sobra ou falta de mercadoria. Por um lado, o estoque encalhado desperdiça espaço nos armazéns e pode levar à perda de produtos devido a deterioração, avarias ou vencimento do prazo de validade. Por outro lado, a falta de produtos em estoque prejudica a lucratividade e frustra o consumidor, abalando a imagem da empresa.

Além disso, esse indicador fornece alguns insights importantes ao gestor. Por exemplo, ele permite compreender melhor a rotatividade e a sazonalidade dos produtos comercializados e, assim, pensar em soluções criativas para melhorar o desempenho comercial. A partir do giro de estoque, é possível também criar promoções e campanhas mais eficientes e administrar o inventário de maneira mais inteligente e estratégica.

O ideal é que o indicador seja positivo, ou seja, acima de 1. Um alto giro de estoque evita manter o capital parado e eventuais prejuízos com perda de mercadorias que passam da validade ou se estragam nos armazéns. Via de regra, quanto maior for o giro, mais saudável está o negócio.

Como calcular o giro de estoque?

Agora que você já entendeu o que é o giro de estoque e por que essa métrica é tão importante para a saúde financeira das empresas, é hora de, finalmente, aprender como realizar esse cálculo da maneira correta!

O cálculo é simples: basta você dividir o número de itens vendidos em um determinado intervalo de tempo pelo volume médio do estoque. Traduzindo, para simplificar, você pode usar a seguinte fórmula:

Giro de estoque = número total de vendas realizadas / volume médio do estoque no período determinado

Outra opção, usada sobretudo quando a empresa trabalha com diversos produtos, é calcular o giro de acordo com o preço de compra das mercadorias. Nesse caso, basta dividir o volume de vendas pelo valor das mercadorias pago ao fornecedor, ao longo do período analisado.

Outro cálculo interessante que você pode fazer é dividir o número de dias do período analisado (normalmente considera-se um ano) pela quantidade de giros nesse mesmo intervalo. A partir daí, você obtém facilmente o tempo médio que se leva para repor o estoque.

Leia também: Qual a importância da entrada e saída de caixa?

Como gerenciar o giro de estoque?

Registre as entradas e saídas

Não tem como fazer um controle de estoque eficiente e melhorar os parâmetros do giro de estoque sem monitorar de perto tudo o que entra e sai da empresa. Por isso, registre todos os itens comprados e vendidos religiosamente.

Planeje as compras com base nos dados

Quem quer melhorar o desempenho do negócio não pode fazer as compras de produtos ou matérias-primas de fornecedores sem uma estratégia clara. As compras devem ser planejadas com base nos números da empresa, levando em conta as vendas realizadas e a rotatividade dos produtos.

Controle o inventário

É essencial fazer uma gestão eficiente do inventário, conferindo o estoque regularmente. Essa medida permite fazer compras mais inteligentes e evitar problemas como produtos encalhados nos armazéns ou itens em falta na loja.

Monitore as vendas

Acompanhar as vendas permite identificar os produtos que saem mais e aqueles que precisam de um estímulo extra para a venda. Também ajuda a descobrir em quais épocas do ano as vendas aumentam e em quais elas se retraem. Isso é essencial para manter um controle de estoque mais eficiente e comprar as mercadorias na quantidade certa, conforme a demanda.

Leve as datas sazonais em conta

É importante considerar a sazonalidade das mercadorias, sobretudo para quem trabalha com produtos perecíveis ou com nichos relacionados à moda. Produtos considerados sazonais precisam ter um tratamento diferente: seu giro deve ser obrigatoriamente mais alto, para evitar desperdícios, e isso deve ser considerado na hora de fazer a compra.

Crie estratégias para aumentar o giro

Por fim, é importante criar estratégias para aumentar a rotatividade dos produtos e evitar que fiquem parados no estoque, como, por exemplo, promover os itens que têm pouca saída e oferecer descontos ou benefícios para estimular a compra.

Leia também: Quais os tipos de organização empresarial?

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Como você pode perceber, o giro de estoque é um indicador extremamente eficiente para avaliar o desempenho de um negócio, e prestar atenção a esse índice pode ser de grande valia para os gestores e empreendedores. Com tantas variáveis envolvidas, é normal precisar de uma ajuda extra na hora de tomar decisões importantes para o sucesso do negócio. Nós podemos auxiliar! Agende uma consultoria com os especialistas da Insper Jr e otimize sua gestão!

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