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mulher analisando documentos com gráficos

PRINCIPAIS VANTAGENS DE FAZER UMA PESQUISA QUANTITATIVA

A pesquisa de mercado é fundamental para compreender melhor os consumidores, o segmento em que a empresa atua e a concorrência. Afinal, com informações embasadas, é mais fácil realizar um planejamento eficaz e tomar decisões acertadas. Nesse sentido, a pesquisa quantitativa pode ser uma grande aliada dos gestores.

Neste post, vamos explicar o que é a pesquisa quantitativa, no que ela difere da pesquisa qualitativa, quais são suas principais características e por que é tão importante para os negócios. Acompanhe a seguir!

O que é a pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa visa a quantificar uma questão, coletando dados numéricos e utilizando-os para entender melhor determinada situação, como, por exemplo, os hábitos de consumo de um público-alvo ou a aprovação de um produto ou serviço pelos consumidores. 

Em geral, o método é utilizado quando há necessidade de validar um produto ou serviço, testar uma hipótese ou entender melhor padrões e hábitos do público, entre outras aplicações possíveis.

Para que serve a pesquisa quantitativa?

A pesquisa quantitativa serve basicamente para reunir e mensurar um conjunto de dados suficiente para tirar conclusões acerca do objeto do estudo e facilitar a tomada de decisões estratégicas baseadas em tais informações a respeito de um grupo-alvo específico.

Entre outras coisas, ela ajuda a testar suposições, gerar insights e esclarecer dúvidas, de modo que os pesquisadores consigam obter respostas mais precisas sobre o objeto pesquisado e fazer escolhas mais vantajosas para o futuro dos negócios.

Qual a importância da pesquisa quantitativa para uma empresa?

Uma pesquisa quantitativa bem conduzida é capaz de transformar percepções em dados numéricos passíveis de serem mensurados e analisados e, a partir disso, fornecer novas ideias estratégicas para os gestores, ajudar a validar teorias (ou a descartá-las) e facilitar a tomada de decisões corporativas.

Uma das grandes vantagens da pesquisa quantitativa para as empresas é que ela permite aos gestores agirem de forma muito mais direcionada e fundamentada, evitando falhas na estratégia e ajudando o negócio a se tornar mais competitivo e rentável.

Características da pesquisa quantitativa

As pesquisas quantitativas permitem quantificar e medir as respostas dos participantes e transformá-las em dados passíveis de processamento e interpretação. Para chegar aos dados necessários, os pesquisadores trabalham com entrevistas ou formulários de perguntas fechadas, como, por exemplo, as de múltipla escolha, e amostras maiores.

Depois, traduzem as informações obtidas em números ou porcentagens, descrevendo-as factualmente de modo que permitam chegar a certas conclusões sobre o assunto e tomar melhores decisões.

Esse tipo de pesquisa é extremamente objetivo e o método de coleta de dados é estruturado. Além disso, a mensuração e a análise seguem padrões rígidos, visando a alcançar uma baixa margem de erro. Em outras palavras, trata-se de um método de pesquisa que permite obter insights de maneira muito mais precisa.

Tipos de pesquisa quantitativa

Causal

A pesquisa quantitativa causal é comparativa e permite analisar de que forma determinados fatores afetam comportamentos, estabelecendo relações causais. Por exemplo: o impacto do investimento em mídia paga no aumento das conversões.

Experimental

Um dos tipos mais propagados de pesquisa quantitativa seja a pesquisa experimental. Ela é utilizada tanto em âmbito corporativo quanto acadêmico e consiste na elaboração de questões que validem ou neguem determinada hipótese.  Por exemplo: a adoção do frete grátis se refletiu num aumento consistente das vendas de uma loja online?

Correlacional

A pesquisa quantitativa correlacional visa a obter dados que confirmem ou neguem uma possível relação entre fenômenos, baseando-se em tendências e padrões comportamentais. Por exemplo: o valor do frete cobrado tem relação com a taxa de abandono de carrinho?

Investigativa

O objetivo da pesquisa quantitativa investigativa é avaliar numericamente a opinião de um determinado público, usando, para isso, amostras aleatórias. Esse caráter randômico permite obter dados não enviesados e quantificar informações que, em outras situações, seriam essencialmente qualitativas. Por exemplo: avalie o que você achou do atendimento de nossa loja.

Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa

As pesquisas quantitativa e qualitativa têm objetivos e metodologias bem diferentes. Enquanto a pesquisa quantitativa visa a obter dados concretos em grande volume para que sejam convertidos em números e analisados, a pesquisa qualitativa é muito mais subjetiva, focando na opinião aprofundada.

As pesquisas quantitativas trabalham com amostras (número de participantes) muito maiores, já que os dados precisam ser extrapolados para diminuir ao máximo a margem de erro. Além disso, as perguntas realizadas são fechadas e objetivas, sem margem para interpretação ou detalhamento, ao contrário do que ocorre na pesquisa qualitativa.

Na hora de decidir qual abordagem utilizar, é preciso definir o problema a ser resolvido, o objetivo da pesquisa e que tipo de resultado é esperado. Por exemplo, a prioridade é validar uma hipótese estatisticamente ou entender a opinião de um determinado público de forma detalhada?

Apesar de serem distintas, as duas abordagens são complementares e podem ser usadas em conjunto. Muitas vezes, os relatórios usam tanto os dados coletados em pesquisas quantitativas quanto os obtidos em pesquisas qualitativas. Isso os torna ainda mais completos e abrangentes.

Como fazer a pesquisa quantitativa?

Conforme explicamos, o objetivo da pesquisa quantitativa é quantificar os dados para, com a ajuda desses números, responder a determinado questionamento. Essa quantificação é feita a partir da coleta dos dados, com entrevistas, questionários ou formulários, e do processo de mensuração e análise dos resultados.

Como as pesquisas quantitativas são conduzidas quando a empresa precisa testar uma hipótese estatisticamente, o modelo de perguntas é estruturado e objetivo. Por exemplo, podem ser usadas perguntas de resposta única, de múltipla escolha, dicotômicas (duas opções para escolha), por ranking ou avaliação por nota.

Na hora de responder, os participantes têm acesso a hipóteses previamente formuladas e, a partir de suas respostas, tais hipóteses são comprovadas ou negadas. O que pode acontecer também é que novas conjecturas sejam formuladas e novos insights sejam gerados.

É importante notar que todas as informações coletadas em uma pesquisa quantitativa devem ser traduzidas em números, gráficos e tabelas e, posteriormente, interpretadas. Por isso, não são só os dados que importam: a maneira como eles são medidos e analisados também é crucial.

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Para que a pesquisa seja mais confiável e tenha menos chances de erros estatísticos, o ideal é utilizar ferramentas que ajudem no processamento de dados e em sua análise, além de contar com o auxílio de analistas qualificados.

A pesquisa quantitativa é de suma importância para definir os rumos da empresa e tomar decisões mais precisas e bem embasadas. Por isso, é uma atividade que não pode ficar sob responsabilidade de leigos.

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