WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Pessoa elaborando seu planejamento financeiro

SAIBA COMO MONTAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO EFICIENTE!

Você já parou para pensar no quanto um planejamento financeiro pode ser eficiente para atingir objetivos?

Por meio dele é possível planejar uma viagem, um casamento, se livrar das dívidas e muitas outras vantagens.

Como muitas pessoas acabam se frustrando na hora de atingir essas metas, também movidas pelo imediatismo, o planejamento financeiro acaba se tornando uma meta utópica e inalcançável.

E, justamente por isso, preparamos esse artigo para você entender que não é tão difícil assim organizar as finanças pessoais.

Boa leitura!

O que é planejamento financeiro?

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro de 2020, 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto porcentual.

Outro dado alarmante é que 67% das famílias brasileiras possuem alguma dívida em aberto com bancos, cartão de crédito ou crediário, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) também em 2020.

E é justamente para evitar esses problemas que o planejamento financeiro é tão importante. 

Basicamente, quando partimos para a prática, ele representa organização.

Afinal, com ele é possível controlar os registros de gastos e ganhos para ter mais segurança em relação ao seu dinheiro e, assim, tomar as melhores soluções.

Como criar um planejamento financeiro?

Antes de tudo é importante explicar que não existe uma única fórmula para realizar um planejamento financeiro eficiente.

Porém, é muito importante seguir alguns passos para que tudo saia conforme o esperado. São eles:

  1. Defina seus objetivos

Antes de tudo, é importante definir: o que você pretende alcançar com o planejamento financeiro?

Um carro? Uma casa? Uma viagem? Uma aposentadoria tranquila?

Independente do que seja, o importante é saber qual é o seu principal objetivo, só assim você terá uma visão clara do quanto precisa poupar para atingi-lo.

  1. Organize todas as suas finanças

Não é possível pensar em se planejar financeiramente se você não organiza o que ganha por mês, não é mesmo?

Por isso, esse é o segundo passo:

Anote todo o valor mensal que você recebe, sejam eles fixos ou variáveis e também registre previsões mensais e anuais. 

Com tudo detalhado, não esqueça de inserir os gastos fixos, ou seja, todos aqueles que não variam de acordo com o mês, como aluguel, serviços de internet, prestação de veículo, etc.

Ao reunir todos esses dados em um documento, você terá uma visão clara da sua atual situação financeira para, assim, tomar as melhores decisões sobre o que deve ou não continuar sendo feito para mudar qualquer cenário de endividamento.

  1. Tome as melhores decisões

Agora que você conseguiu visualizar todos os seus gastos e ganhos, chegou um momento bem importante: a tomada de decisões assertivas.

Observe o que pode ser mudado para melhor render o seu dinheiro. Por exemplo: a fatura do seu cartão de crédito está adequada aos seus ganhos fixos?

É observando esses pontos importantes que você conseguirá economizar na medida certa e ter uma renda extra para lazer e até para possíveis investimentos. 

  1. Aprenda sobre investimentos

Esse pode ser um diferencial para quem busca se dar bem no planejamento financeiro. Principalmente porque todas as opções de investimentos são um diferencial para identificar oportunidades.

Mas, para isso, lembre-se de aprender mais sobre os requisitos básicos para aplicar seu dinheiro e conhecer o seu perfil de investidor, que pode ser algum deles abaixo:

  • Perfil conservador: tem sempre a sua segurança em primeiro lugar, por isso não aceita muitos riscos;
  • Perfil moderado: aceita o risco caso a previsão de retorno seja interessante;
  • Perfil ousado: visa sempre o maior ganho possível, independente do risco.

E então, se identificou com algum deles? Agora alinhe sempre o seu perfil de investidor ao seu objetivo pessoal para assim começar a investir da melhor forma. 

  1. Saiba poupar o seu dinheiro 

Pode até parecer óbvio, mas essa dica faz toda a diferença para quem deseja ter resultados. Poupar dinheiro é uma forma bastante eficaz, que pode mostrar benefícios até a curto prazo.

Não sabe como fazer isso? Experimente começar reduzindo custos do dia a dia, com compras que podem ser barateadas ou até excluídas da rotina.

Por mais que você não imagine, essas pequenas ações podem resultar em grande economia ao fim do mês

4 benefícios do planejamento financeiro

Agora que você já aprendeu a como fazer um planejamento financeiro eficiente, chegou o momento de entender o porquê ele pode ser tão importante para você.

Confira, abaixo, quatro motivos pelos quais você precisa se organizar financeiramente agora mesmo:

  1. Organização

Com o acompanhamento de tudo que entra e sai no seu orçamento é bem possível prever custos e eliminá-los antes do prejuízo.

E melhor que dor de cabeça é ter todas as finanças organizadas, não é mesmo? 

  1. Rendimentos

Até melhor que poupar, é ver o seu dinheiro render. E isso é bem possível de alcançar com um bom planejamento financeiro. Afinal, com todas as contas controladas é possível separar aquela grana extra para investir.

Por isso, comece agora mesmo a estudar sobre educação financeira! Esse é um assunto que pode parecer bastante complicado para muitas pessoas, mas, na prática, você verá que não é nada disso.

  1. Realizar sonhos

É sempre bom ter aquela sensação de meta alcançada, né? Afinal, ela é um bom indício de que alguns sonhos estão prestes a serem realizados.

Com os gastos controlados você finalmente vai conseguir tirar aqueles planos que estavam envelhecidos no caderno de anotações.

  1. Evitar dívidas

Viva de acordo com sua condição financeira!

Como falamos lá no início desse blog post, muitos brasileiros encontram-se endividados pelos mais variados motivos. 

Para não entrar nessa estatística, um planejamento financeiro pode ser ideal. Afinal, é com ele que você consegue controlar problemas que poderiam passar despercebidos em meio a rotina. 

Dica bônus: erros para evitar falhas no seu planejamento financeiro

Existem vários erros que podem ser evitados, mas destacamos um bem comum que muitos acabam cometendo:

Acreditar que só quem possui muito dinheiro precisa planejar as despesas. 

E sabemos que a verdade não é bem essa. Afinal, o que foge principalmente dos custos são os pequenos gastos do dia a dia que acabam comprometendo totalmente o orçamento no fim do mês.

Por isso, controle os seus custos por menor que eles pareçam ser e identifique o que mais está comprometendo o seu orçamento. 

Não deixe jamais para fazer isso apenas com os altos custos. Em um planejamento financeiro eficaz tudo deve ser considerado. 

Conclusão 

Se você chegou até aqui, com certeza já deve ter entendido que um bom planejamento financeiro faz toda a diferença para organizar ganhos e custos.

Por isso, chegou a hora da prática! 

Por que não inserir essa rotina de planejamentos no seu dia a dia? Lembre-se: nunca é tarde para começar e com o tempo você vai perceber o quanto foi benéfico. 

Pode até parecer difícil no início, mas não desista. 

Ah, e se precisar de alguma ajuda com isso também para a sua empresa, conta com a gente! 

Estamos há 18 anos realizando análises assertivas para otimizar as finanças da sua empresa, além de realizar previsões financeiras para 5 anos, ou mesmo avaliá-la quanto ao seu valor. 

Entre em contato conosco agora mesmo. Vamos juntos!

ANTERIORPRÓXIMA