WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Pessoas estudando sobre ciência de dados

SAIBA PORQUE A CIÊNCIA DE DADOS É TÃO NECESSÁRIA PARA O SEU NEGÓCIO!

A evolução digital tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, seja no celular, computadores, no relógio, nos carros ou eletrodomésticos. Como consequência do amplo acesso que temos ao mundo digital, a quantidade de dados gerados diariamente é gigantesca.

Nessa vastidão de informações geradas a cada instante pode estar o insight necessário para o sucesso do seu negócio! Muito se fala sobre tomada de decisão com base em dados para geração dos melhores resultados, no entanto, como funciona esse processo e como ele pode ser a mina de ouro para a sua empresa? 

É neste cenário que se destaca a importância da ciência de dados. Neste artigo abordaremos um pouco mais sobre a ciência de dados e sua versátil utilização nos seguintes tópicos: 

  • O que é a ciência de dados? 
  • O que são esses dados?
  • Quais são os benefícios da ciência de dados em um negócio?
  • Implantando a ciência de dados no seu negócio

O que é a ciência de dados

De forma simples, a ciência de dados é a área que busca captar, qualificar, analisar e transformar dados brutos em informações de forma mais palpável para as empresas.

Este campo vai além das típicas análises estatísticas, pois possui capacidade de interpretar com mais complexidade e de forma mais crítica os dados gerados em tempo real. De fato, a ciência de dados engloba conhecimentos estatísticos, matemáticos, empresariais e de computação. Portanto, o cientista de dados é um profissional multidisciplinar que cria modelos preditivos e simulações.

O que são esses dados? 

Como comentamos no início do artigo, estamos gerando uma enorme quantidade de informações a cada instante, seja nas redes sociais ou  informações de GPS, das compras e transações bancárias. Já em uma empresa, esses dados são gerados por meio de monitoramento de indicadores, CRM, relatórios de desempenho e redes sociais, por exemplo. Quando paramos para refletir sobre todas as possíveis fontes de dados, podemos pensar que essa carga de informação é tão grande que parece impossível conseguir interpretá-las por métodos tradicionais.

No entanto, é sim possível! Para isso utilizamos o Big Data, que é uma gama de técnicas capazes de ordenar, analisar e armazenar dados produzidos em grande volume, alta velocidade e variedade. Esses dados, que podem muitas vezes não possuir um formato padronizado, são processados de modo a criar insights, ou seja, informações relevantes para os gestores.

Quais são os benefícios da ciência de dados em um negócio?

O objetivo central da ciência de dados é conseguir extrair, de dados brutos, insights para a evolução da organização. Além do mais, fornece aos gestores recursos para a tomada de decisões de forma mais assertiva.  Com isso, a ciência de dados é um grande diferencial competitivo no mercado e a tendência é que as empresas cada vez mais se adéquem a esta realidade.

A seguir, listamos alguns exemplos de onde a ciência de dados pode beneficiar o seu negócio 

  • Estratégias de vendas: A ciência de dados auxilia na compreensão dos hábitos de consumo dos consumidores, com isso a empresa poderá criar estratégias para aumentar vendas, captar ou qualificar clientes. Bem como identificar os melhores momentos para se impulsionar vendas;
  • Personalização: Ainda falando sobre os dados provenientes dos consumidores, a sua análise também permite a personalização de produtos/serviços de acordo com o perfil de cada cliente;
  • Previsões: Análises e simulações preditivas podem auxiliar muito uma organização durante a época de planejamento, sejam previsões de venda, faturamento, eventos desfavoráveis e outros;
  • Monitoramento: A empresa também pode realizar o monitoramento de interações, engajamentos e resenhas de sua marca ou outras tendências nas redes sociais;
  • Melhorar processos: Por meio de análise de dados da própria empresa é possível identificar com maior facilidade pontos de gargalo em processos, o que resultam em desperdícios de tempo  ou custo;
  • Combate a fraudes: Outra utilização interessante da ciência de dados é na prevenção de fraudes, isso ocorre por meio da análise de dados de crédito, perfil de consumo e saldos em modelos que identificam eventos fraudulentos;
  • Automatização: A automatização de processos por meio de softwares de inteligência artificial auxiliam as empresas nas tarefas complexas. Para isso, cientistas de dados são necessários para programar estas ferramentas pensando nos objetivos do negócio.

É importante entender que os dados não fazem nada sozinhos, eles são apenas a fonte de informação que irá guiar na tomada de decisões estratégicas no seu negócio.  Ou seja, ainda que a ciência de dados surja como uma revolução, ainda é necessário pessoas capazes de senso analítico para poderem transformar os dados em insights.

Implantando a ciência de dados no seu negócio 

Não há uma receita padronizada de como implantar a ciência de dados na sua empresa. Mas de maneira geral, os gestores precisam delimitar alguns pontos:

1) Defina seu objetivo

Como mostramos no tópico acima, a ciência de dados possui uma vasta aplicação nos negócios. Desta forma, é inicialmente recomendado que os gestores tenham em mente o que eles esperam da ciência de dados e como este pode estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa. Com os objetivos definidos fica mais fácil identificar as abordagens mais apropriadas para sua empresa.

2) Esteja ciente da capacidade do seu negócio 

Qual é a capacidade da empresa em gerar, processar e armazenar dados? Neste momento os gestores devem ponderar quais são os dados gerados pelo negócio, quais são as ferramentas disponíveis e como estes dados são armazenados. 

Aqui também deve ser decidido quais serão os dados utilizados, como eles são gerados, quais as variáveis e métricas que poderão ser empregadas. Com isso, a colaboração do seu time de ciência de dados é fundamental.

  3) Invista em recursos especializados

Para conseguir captar, processar e manter dados é preciso que a empresa invista em recursos necessários. Estes são recursos humanos como cientistas de dados ou consultorias especializadas para tal, e recursos tecnológicos como softwares e plataformas como o CRM, Business Inteligence e outros. 

4) Extraia o máximo de valor de seus dados 

A ciência de dados irá guiar as decisões estratégicas da sua empresa, portanto, extraia o máximo de valor de seus dados. Da mesma forma, utilize essas informações para também aplicar valor a seus produtos. 

 5) Faça avaliações 

Como todas as atividades em uma organização, a ciência de dados também precisa de métricas para avaliação de como os seus resultados estão contribuindo para atingir o sucesso da sua empresa. 

Conclusão 

Espero que você tenha compreendido melhor a importância da ciência de dados para o seu negócio.  A possibilidade de transformar tantas informações em oportunidades e guias para tomadas de decisões é o segredo para as empresas que querem crescer e se diferenciar no mercado atual. 

Esta ferramenta é amplamente versátil, mas ainda assim não significa que seja capaz de substituir o trabalho humano. A ciência de dados irá transformar dados brutos em informações mais palpáveis que servirão de bases para estratégias. Ou seja, ainda é necessário que haja profissionais capazes de identificar estes insights para a organização. 

A ciência de dados pode ser implantada por empresas de diferentes áreas, seja para captar e satisfazer clientes, identificar tendências de mercado,  predições futuras e, até mesmo, para otimização de processos custosos e demorados. 

Desta forma, chegou o momento de você analisar a realidade do seu negócio, como será que a ciência de dados poderá te ajudar a atingir seus objetivos?

ANTERIORPRÓXIMA