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O que é e qual a importância do pitch deck para os negócios

O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DO PITCH DECK PARA OS NEGÓCIOS

Na hora de buscar investidores que acreditem em seu negócio, é importante convencê-los de que será uma oportunidade lucrativa. O pitch deck é uma ferramenta que ajuda a fornecer as informações necessárias sobre o empreendimento, o mercado e outros dados.

O objetivo do pitch deck é demonstrar o potencial da empresa em trazer retorno aos investidores e, assim, aumentar as chances de conseguir um bom aporte financeiro que permita a expansão dos negócios.

Neste post, vamos explicar exatamente o que é o pitch deck, como a ferramenta funciona, qual é a sua importância para as empresas (sobretudo startups) e quais dados não podem faltar!

O que é o pitch deck?

O pitch deck nada mais é do que uma apresentação completa de seu negócio, com o intuito de despertar o interesse de investidores-anjo e persuadi-los a injetar capital na empresa. Para tanto, é necessário fornecer, de forma resumida, todas as informações relevantes, e mostrar que o empreendimento tem um grande potencial de gerar lucro.

Esse panorama permite que os possíveis investidores entendam o seu modelo de negócios, o cenário atual e as expectativas e objetivos para o futuro, e percebam nela uma boa oportunidade. Assim, você terá mais chances de conseguir um investimento vultoso.

Qual a importância do pitch deck para um negócio?

O objetivo primordial do pitch deck, como dissemos, é apresentar o seu negócio de forma sintética aos investidores e conquistar recursos para desenvolver e expandir a empresa. Nesse sentido, a ferramenta é importante para as startups angariarem capital financeiro e intelectual.

Além disso, o pitch deck permite ao empreendedor identificar lacunas ou falhas, e estar apto a responder todos os questionamentos de um investidor em potencial. Outra vantagem é fornecer valiosos insights sobre o empreendimento. Isso pode fazer toda a diferença na hora de monetizar seu negócio.

Quais os elementos essenciais que um pitch deck deve conter?

Não é simples fazer um pitch deck eficiente, já que ele precisa ser conciso e, ao mesmo tempo, conter todas as informações importantes. Tampouco há uma receita de bolo para isso. Porém, há alguns elementos que não podem faltar.

Primeiro de tudo: lembre-se de que o pitch deck deve ser criativo. Use e abuse do storytelling e apresente as informações com clareza, de uma forma envolvente. Ele deve ser bem estruturado, escrito de maneira fluida e ter um design funcional.

Na introdução, traga uma visão geral da empresa. Inclua informações sobre a equipe, sobre o cenário, o mercado-alvo e, sobretudo, que problema o seu negócio pretende solucionar, bem como os diferenciais/vantagens competitivas perante os concorrentes.

Também é importante descrever, em detalhes, como a empresa pretende solucionar o problema e alcançar suas metas. Apresente o produto ou serviço em ação e não se esqueça de demonstrar o crescimento mês a mês, bem como uma projeção para o futuro. É importante trazer métricas consistentes, de preferência sob a forma de gráficos.

Finalmente, apresente o modelo de negócios, com um cronograma e uma projeção do investimento necessário. Todas as informações devem contar com fontes, pois isso influencia muito na credibilidade do documento.

Como fazer um pitch deck de sucesso?

Agora, vamos às dicas mais “mão na massa”! Confira algumas das melhores práticas e estratégias para fazer um pitch deck eficaz:

Defina o objetivo principal

Seu objetivo deve ser apresentado com clareza logo no início da apresentação. É preciso definir o valor que pretende angariar, bem como a finalidade desses recursos e as expectativas de resultados. Assim, o investidor em potencial vai se sentir mais confiante em entrar no projeto.  

Coloque as informações mais importantes

Todas as informações relevantes sobre a empresa devem estar presentes. Não deixe de incluir dados como o número de clientes, o faturamento, a margem de lucro, os custos fixos, entre outros.

Seja claro e objetivo

O mais importante é acertar o tom. É preciso que a apresentação seja clara e objetiva, mas não superficial. Passe as informações de forma direta e sucinta, sem enrolar, mas sem deixar pontas soltas.

Crie um roteiro

A melhor coisa a se fazer para não se perder nem se alongar desnecessariamente é criar um roteiro. Assim, é mais fácil se ater aos pontos essenciais e não perder o foco.

Utilize o storytelling

Contar histórias é uma excelente maneira de captar a atenção do interlocutor, algo muito bem-vindo quando o objetivo é angariar investimentos para sua empresa. Por isso, aposte no storytelling e gere muito mais conexão.

Apresente uma proposta de valor

Você precisa incluir uma proposta de valor, explicitando as razões pelas quais os clientes procuram seu produto ou serviço. Ela deve ser clara, concisa e convincente, para que o investidor perceba uma oportunidade de obter lucro ao investir em seu negócio.

Destaque o diferencial do seu negócio

Aborde também as vantagens competitivas de seu negócio, ou seja, os elementos que o tornam único e especial. Portanto, fale de todos os diferenciais usando uma linguagem persuasiva.

Trabalhe o pós-pitch deck

Depois da apresentação, ainda há um longo trabalho. Nem sempre o processo acaba na primeira etapa: em muitos casos, é preciso apresentar a empresa várias vezes antes de o investimento ser finalmente concedido. Esteja a postos para demonstrar e comprovar todos os elementos apresentados, quebrar objeções e aguardar a auditoria dos investidores.

3 pitch decks para se inspirar

Hora de se inspirar em apresentações de sucesso! Confira alguns pitch decks que se tornaram famosos e podem gerar muitos insights:

Buzzfeed

O pitch deck do Buzzfeed foi extremamente bem-sucedido! A plataforma de notícias arrecadou por volta de U$ 240 milhões nas rodadas de investimento e conta com milhares de usuários. Por isso, vale dar uma olhada na maneira como a apresentação foi estruturada.

AirBnB

O AirBnB é um negócio que se destaca no mercado da economia compartilhada. Ele revolucionou o setor de turismo, com um pitch deck bem simples, apresentado de forma acessível e coerente.

Facebook

O pitch deck do Facebook, datado de 2004, foi um fenômeno! À época, ele conquistou milhões de dólares, tornando a apresentação uma das mais relevantes. É um caso para se estudar, com certeza!

Conte com a expertise da Insper para fazer um bom pitch deck

Conquistar investidores engajados em seu negócio é um dos grandes desafios da gestão corporativa, e o pitch deck é uma estratégia extremamente útil para isso. Porém, é importante ter experiência e capacitação para criar uma apresentação impactante.   Quer ajuda para alavancar o seu negócio? Agende uma consultoria com a equipe da Insper Jr!

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