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Pessoa realizando uma pesquisa de mercado

PESQUISA DE MERCADO: SAIBA PORQUE ELA É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO!

Já imaginou iniciar um negócio em um nicho empresarial que você não conhece e não acompanha as tendências?

Parece uma receita ideal para o fracasso, não é mesmo?

É justamente para evitar esse erro que a pesquisa de mercado existe e já está alavancando vários negócios de diferentes ramos.

Conheça mais sobre o assunto no próximo tópico.

Boa leitura!

Afinal, o que é pesquisa de mercado?

Segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP), Pesquisa de mercado é:

“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações no contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas.”

Conforme já citamos no tópico anterior, ela é fundamental para qualquer empresa, pois permite planejar, coletar e analisar todos os dados referentes a um empreendimento.

Além disso, é bem evidente que com um estudo bem elaborado é possível diminuir riscos e, consequentemente, reduzir margens de erro em qualquer etapa da vida de uma empresa. 

5 motivos para fazer uma pesquisa de mercado

É quase impossível acreditar que um empreendedor começa um negócio querendo ser igual a sua concorrência.

E à medida que os mercados ficam cada vez mais saturados, é importante estruturar todos os processos de Marketing.

Afinal, quem dá o primeiro passo no empreendedorismo com certeza carrega consigo alguma proposta de diferencial.

Justamente por isso a pesquisa de mercado é tão importante, uma vez que por ela ser feita para analisar a viabilidade do negócio, garante um meio indispensável para obter informações.

Alguns benefícios desse tipo de pesquisa são:

  1. Lançar ou aperfeiçoar produtos e serviços: 

Nada mais justo que entender o mercado para lançar soluções inovadoras e práticas para o consumidor no dia a dia. Além disso, a pesquisa de mercado também pode salvar vários negócios da falência, uma vez que com ela é possível identificar erros e colher oportunidades.

  1. Definir os meios de divulgação mais adequados: 

De nada adianta ter um produto ou serviço super inovador se ele não está sendo divulgado nos canais corretos. Por isso, a pesquisa de mercado também serve para identificar onde é preciso divulgar cada ação da marca.

  1. Ajustar preços: 

Esse é um ponto que pesa (e preocupa) muitos empreendedores. Mas, o que muitos não sabem é que muitas vezes uma empresa deixa de vender por não calcular certamente o seu público e oferecer uma mercadoria desalinhada com os hábitos de compra da persona.

  1. Entrar em novos segmentos de mercado:

Já pensou como algumas parcerias de marcas de diferentes segmentos dão certo? A pesquisa de mercado serve justamente para identificar essas oportunidades e trazer novos cenários e perspectivas que muitas vezes podem parecer bem distantes por conta do achismo.

  1. Escolher um ponto comercial:

É bem comum, ao abrir um negócio, o empreendedor querer um ponto de venda físico. Afinal, apesar do digital ter ganhado muitas forças nos últimos tempos, sabemos que muitos clientes ainda preferem a experiência física.

Por isso, a pesquisa de mercado serve também para ajudar a encontrar o ponto de venda perfeito, baseado com a característica do negócio, localização estratégica, proximidade com as personas, etc. 

Gostou de saber? Essas são apenas algumas das várias vantagens do estudo de mercado para um negócio, seja ele já estruturado ou iniciante. 

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Toda pesquisa de mercado tradicional pode ser feita por meio de entrevistas e pela internet. Basta ter um meio para captar e organizar todas as informações.

E, desde a mais simples até a mais complexa, é sempre primordial evitar falhas. Por isso, atenção aos principais pontos que não podem passar despercebidos:

  1. Defina o problema da pesquisa: ao visualizar o problema, pense qual objetivo é necessário alcançar para resolvê-lo. Por isso, determine o objetivo da empresa e o público-alvo.
  1. Desenvolva o plano do levantamento: aqui, basicamente, você vai definir qual método será usado e qual cronograma de etapas será seguido. Isso é fundamental para a organização e acompanhamento da pesquisa.
  1. Elaboração: aqui você vai revisar todas as perguntas selecionadas e definir qual será a forma de aplicação. Correio, telefone, entrevista pessoal, e-mail, distribuição… Existem várias possibilidades. Depois da escolha, faça um teste em pequena escala.
  1. Aplicação: nesse momento tão esperado, atenção aos detalhes! Faça toda a coleta com atenção aos detalhes dos mercados.
  1. Análise dos dados: agora que você já colheu os resultados, hora da análise. Organize todos os dados colhidos nos diferentes meios e analise os resultados e suas  aproximações.

Seguindo esse passo a passo fica bem mais assertivo criar ações de Marketing para alcançar os objetivos da empresa.

Mas, e o que não fazer de jeito nenhum em uma pesquisa de mercado?

No tópico anterior você aprendeu a como fazer uma pesquisa de mercado completa, mas será que você sabe o que realmente evitar nesse tipo de levantamento?

Então, para te ajudar com isso, separamos algumas dicas para você não cometer mais os mesmos erros. São eles:

#01. Nunca comece uma pesquisa sem saber o que é importante

Sim, parece clichê e óbvio. Mas a definição dos objetivos de uma pesquisa de mercado devem ser seguidos afinco.

Por isso, saiba quais informações são realmente importantes para o seu negócio; caso contrário não há razão para fazê-las.

#02. Utilize outros meios para testar a viabilidade do seu negócio

O erro comum de muitos empreendedores é pensar que a pesquisa de mercado é o único meio para validar um negócio. Mas sabemos que não é bem assim.

Essa pesquisa é apenas um dos meios para validar um negócio.

#03. Não tenha preguiça na hora de criar formulários

Questionários de pesquisa mal formulados trarão de volta péssimas informações. Por isso, preste total atenção nesse meio antes de lançar qualquer pesquisa.

#04. Apenas siga com a pesquisa se ela contiver as informações que você precisa

De nada adianta rodar uma pesquisa às pressas e sem atenção às informações. Afinal, só trará resultados ruins, que não servirá como base na hora da tomada de decisões.

#05. Evite cópias

Por mais que possam ser parecidas, cada pesquisa possui a sua finalidade. Dessa forma, evite cópias de pesquisas de outras empresas, utilize-as apenas como referências.

#06. Não influencie nas resposta

Nunca influencie as pessoas que estão respondendo à pesquisa. Isso não só trará resultados ruins, como não melhora em nada a sua estratégia.

#07. Poupe tempo e dinheiro

Nunca inicie uma pesquisa se não tiver certeza do que sabe o que fazer com os resultados obtidos. Isso além de gastar tempo e investimento, só gera acúmulo de informações que não serão usadas.

O ideal é sempre coletar informações que serão analisadas de fato e que representarão novas oportunidades e insights para a empresa.

#08. Procure profissionais especializados

Na hora da dúvida, é melhor contratar profissionais especializados que contar com a sorte. Por isso, procure profissionais especializados. 

Conclusão

Agora que você já entendeu os benefícios da pesquisa de mercado para o seu negócio, por que não colocar em prática?

Saiba que grandes empresas que hoje são referências nos mais distintos mercados, realizam constantemente pesquisas de mercado para alcançar o desejo do consumidor.

Dê o primeiro passo e crie uma pesquisa para a sua empresa você também. E, claro, caso precise de alguma ajuda com isso é só contar com a gente,

Sucesso!

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