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Management 3.0: saiba mais sobre esse novo modelo de gestão

MANAGEMENT 3.0: SAIBA MAIS SOBRE ESSE NOVO MODELO DE GESTÃO

Você já ouviu falar em management 3.0? Esse novo modelo, focado na qualidade e na eficiência, vem sendo cada vez mais adotado para modernizar e humanizar a gestão corporativa. Ele se alinha com a cultura de cooperação e com as revoluções digitais que estão transformando o mercado, além de contribuir para o alcance de resultados melhores.

Quer saber exatamente como funciona o modelo de management 3.0, quais são seus princípios e quais vantagens ele proporciona às empresas que o adotam? Neste post, trazemos essas e outras informações sobre o tema!

O que é o management 3.0?

O conceito de management 3.0, ou gestão 3.0, é um modelo de gerenciamento em que o gestor da empresa não controla o trabalho de sua equipe, mas define metas e objetivos e aponta caminhos para que sejam alcançados. Além disso, estipula prazos e distribui as tarefas entre os colaboradores, de acordo com suas competências.

Nesse novo modelo, a função do gestor corporativo é muito mais focada em acompanhar os processos e atividades de forma abrangente e engajar os colaboradores para que as entregas sejam ágeis e eficazes. Na prática, a gestão é compartilhada entre os membros da equipe em vez de ficar totalmente concentrada nas mãos do líder.

Os colaboradores ganham mais autonomia e liberdade para executarem suas tarefas, participam dos processos de forma mais ativa e, assim, colaboram para que os resultados e entregas tenham uma qualidade muito superior.

Como surgiu o management 3.0?

O management 3.0 foi criado por Jurgen Appelo, um gestor holandês que, cansado de modelos de gestão engessados e pouco eficientes, decidiu inovar. A partir de sua experiência com gestão corporativa, desenvolveu um novo modelo focado na autonomia das equipes e na cooperação.

O grande insight de Jurgen foi ter percebido que os erros de gestão eram sempre os mesmos, em todas as empresas. Assim, enxergou que a estrutura é que era falha e que, para melhorar os processos e ganhar eficiência, era preciso adotar um novo modelo mais humanizado, que valorizasse os times e viabilizasse entregas rápidas e de qualidade.  

Princípios do management 3.0

Jurgen Appelo, criador do método, apresentou suas visões sobre o modelo de gestão no livro Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders. Nele, o autor sugere os princípios básicos que devem nortear a aplicação do management 3.0 para que as empresas tenham sucesso. São eles:

Engajar as pessoas

A condição essencial para que esse modelo de gestão seja bem-sucedido é manter os times engajados com o projeto. É importante motivar os colaboradores para estimular sua criatividade e seu foco na qualidade e na eficiência das tarefas.

Empoderar as equipes

Uma das principais características do management 3.0 é o incentivo à autonomia e à autogestão dos colaboradores. As equipes devem ser capazes de se auto-organizar e ter liberdade para opinar, tomar decisões e executar suas tarefas para que os resultados sejam de excelência.

Alinhar as restrições

Embora a autogestão seja fundamental para o sucesso, é importante que o líder saiba impor alguns limites. Essas restrições ajudam a nortear o trabalho e alinhar o interesse de todas as pessoas envolvidas nos processos, algo essencial para que todos estejam focados num mesmo objetivo.

Desenvolver as competências

Os líderes das empresas devem estar preparados para capacitar os membros do time e desenvolver suas principais habilidades. Isso ajuda a criar equipes plurais e multidisciplinares, o que leva à autossuficiência e fomenta a inovação.

Expandir a estrutura

O foco de qualquer empresa é se expandir, mas esse crescimento deve se dar de forma consciente e cooperativa, com foco na qualidade e na eficiência do negócio. Caso contrário, dificilmente os resultados serão os melhores.

Melhora constante

Os gestores devem investir na melhoria constante, sempre focados nas oportunidades de aperfeiçoar os processos e corrigir falhas. É preciso aprender com os erros e procurar melhorar o tempo todo, para alavancar os resultados da empresa de modo sustentável.

Quais as diferenças entre o management 3.0 e os anteriores?

Para facilitar o entendimento acerca do management 3.0, seu criador divide os modelos de gestão em management 1.0, management 2.0 e management 3.0. As diferenças entre eles são muitas, como contextualizaremos a seguir.  

  • Management 1.0: modelo de gestão em que as equipes têm pouca autonomia nas decisões e na execução das atividades. A gestão fica concentrada nas mãos do líder, que dá comandos e diretrizes para que os colaboradores sigam;
  • Management 2.0: modelo que já traz algumas melhorias em relação ao anterior, usando metodologias mais modernas e eficientes. Apesar dos avanços, a tomada de decisão ainda é bastante verticalizada, de cima para baixo;
  • Management 3.0: este modelo de gestão é focado na cooperação, não na mera obediência. Ele procura desenvolver e valorizar as equipes, compartilhando as responsabilidades e o poder de decisão entre os membros. Os colaboradores têm autonomia para realizar suas tarefas, num sistema marcado pela horizontalidade.

Quais os benefícios dessa estratégia de gestão?

Adotar o management 3.0 pode ser incrivelmente benéfico para as empresas! Para te convencer, listamos as principais vantagens desse novo modelo de gestão:

  • mais independência e autonomia para todos os membros da equipe;
  • valorização de todos os colaboradores;
  • melhora nos processos de comunicação entre as equipes;
  • maior integração dos times;  
  • melhora no clima organizacional;
  • alinhamento das ações dos colaboradores;
  • possibilidade de desenvolver as competências individuais;
  • maior engajamento nas tarefas;
  • mais agilidade nas entregas;
  • elevação da produtividade;
  • ganho em eficiência e qualidade;
  • crescimento saudável.  

Precisa de ajuda para tornar sua gestão mais eficiente? Agende uma consultoria de negócios com a Insper Jr

Como podemos notar, a gestão corporativa está passando por transformações muito importantes. Modelos inovadores como o management 3.0 são a prova de que as empresas precisam se modernizar e evoluir para entregar resultados melhores e manter sua competitividade.

Prepare-se para essas mudanças: conte com o auxílio de especialistas em negócios! A Insper Jr ajuda a sua empresa a se tornar mais eficiente e entrar de vez no modelo de gestão 3.0. Quer saber como? Solicite uma consultoria corporativa com a nossa equipe!

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