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Entenda como identificar tendências de mercado

ENTENDA COMO IDENTIFICAR TENDÊNCIAS DE MERCADO

Identificar as tendências de mercado não é uma tarefa simples, já que não se trata apenas de seguir a própria intuição e acreditar que as coisas estão fluindo para um determinado rumo. Pelo contrário, é preciso analisar os dados disponíveis e fazer uma sólida pesquisa.

O reconhecimento das tendências envolve bastante estudo e planejamento. A técnica de identificação das previsões trabalha com dados reais que incluem a investigação de inovações do setor, a análise da concorrência e a compreensão do comportamento do consumidor. 

Neste artigo, vamos explicar o que são exatamente as tendências de mercado, por que é importante saber identificá-las precocemente e como fazer essa previsão. Bom proveito!

O que são tendências de mercado?

Segundo o dicionário Michaelis, o termo “tendência” significa “evolução de algo num dado sentido; orientação”. Com esse conceito em mente, é possível compreender o que é uma tendência de mercado. Trata-se da direção pela qual um determinado setor está seguindo. 

Em outras palavras, quer dizer observar as ações do presente e, a partir disso, criar uma expectativa sobre quais vão ser os grandes destaques de um segmento no futuro. 

Ao longo dos anos, sempre houve uma preocupação em identificar essas previsões, sendo usados diferentes meios para isso. Hoje, principalmente, por meio da ciência de dados, existe a possibilidade de analisar as principais tendências do mercado de maneira mais assertiva. 

É claro que essa análise envolve mais trabalho e também um custo financeiro para a empresa. Porém, pode trazer inúmeras vantagens que compensam qualquer investimento feito.

Modismos e megatendências

Philip Kotler, considerado um verdadeiro guru do marketing, categoriza as tendências de mercado em três tipos: modismos, tendências e megatendências. Essa classificação tem a ver com a duração e também com a relevância das tendências para seus mercados.

Os modismos são tendências de curta duração, totalmente imprevisíveis: a famosa “febre”, que impacta o mercado por um breve período e logo passa. Já as tendências têm uma duração mais longa e são mais relevantes para o mercado, ajudando a revelar como o futuro será.

As megatendências, por sua vez, têm uma abrangência muito maior, pois estão relacionadas a mudanças culturais, sociais, econômicas, tecnológicas e políticas muito significativas, com um enorme potencial de gerar impacto permanente no mercado. Elas acontecem mais lentamente, mas têm uma duração mais longa que as demais.

Quando estabelecida, uma megatendência tem influência por um longo período, que pode durar anos ou décadas. É o caso da inteligência artificial, dos veículos autônomos, da sustentabilidade e da economia compartilhada, entre outros exemplos.

Vantagens de identificar as tendências

A essa altura, você já entendeu o que são as tendências de mercado e as megatendências. Mas, afinal, para que esse conhecimento pode ser usado? Confira, a seguir, quatro benefícios de conhecer as tendências do mercado para o seu negócio.

Rastrear as mudanças

Em primeiro lugar, o rastreamento das tendências permite que a empresa identifique as transformações que estão ocorrendo no cenário mundial e local. Dessa forma, o empreendimento não é pego de surpresa diante de uma mudança, mas pode se preparar com relativa antecedência.  

Nesse sentido, os softwares de automação são de excelente ajuda, já que no mundo digital as evoluções são constantes e em grande volume, sendo inviável fazer o acompanhamento de modo totalmente manual. 

Antecipar-se à concorrência

Outra vantagem de acompanhar as tendências do mercado é que isso evita que o negócio fique ultrapassado. Com a análise das previsões, você é capaz de saber o que seus concorrentes estão fazendo e por qual caminho estão seguindo. 

Dessa forma, é possível elaborar estratégias que mantenham a corporação sempre alinhada às atuais práticas do mercado. Na realidade, algumas vezes, existe até mesmo a chance de antecipar uma tendência e ser o responsável por trazer a novidade para o seu ramo de atuação. 

Atendimento mais personalizado

As tendências de mercado também auxiliam que as organizações descubram quais são as expectativas dos clientes com respeito aos seus serviços. Com essas informações, o empreendimento consegue oferecer um atendimento personalizado, que leve em consideração os desejos e as necessidades do consumidor.

Além disso, também ajudam a fazer o mapeamento de interesses. Assim, as campanhas geram melhores resultados, já que são elaboradas com base em dados concretos em vez de em simples suposições. 

Mais insights para o negócio

Com o objetivo de sobreviver dentro do mundo competitivo dos negócios, é importante sempre buscar por novas ideias que proporcionem que o negócio esteja sempre em constante renovação e apto a competir com os demais. 

Sendo assim, as tendências servem como inspiração para que o empreendedor e sua equipe consigam ter insights valiosos a partir das informações encontradas, auxiliando na manutenção da posição da empresa no mercado, ou até mesmo, possibilitando o crescimento da marca. 

6 ferramentas e organizações para identificar tendências de mercado

Existem diversas empresas que vale a pena acompanhar para receber relatórios sobre previsões do mercado. Também, há ferramentas digitais úteis para identificar as principais tendências. Confira 5 exemplos desses casos. 

Trendwatching

Trendwatching é uma organização especialista em pesquisas sobre tendências de consumo, a ideia é analisar as expectativas futuras com base nas ações do público durante os 2 anos anteriores ao da análise.

Anualmente, a empresa disponibiliza diversos reports que servem para reconhecer o comportamento do consumidor no mercado, criando planejamentos de vendas e marketing de acordo com esses dados.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que permite a verificação do nível de buscas por uma determinada palavra ou expressão durante um período específico. 

Assim, a corporação consegue descobrir se as pessoas estão interessadas em um assunto e se isso é algo que está em crescimento ou declínio. De acordo com os resultados de buscas, existe a possibilidade de montar estratégias de marketing voltadas para atração de novos clientes que se interessam pelos termos em alta. 

WGSN Insider

Para quem atua na área de moda, uma boa opção é acessar os relatórios da WGSN Insider, a empresa traz várias previsões sobre o que vai ficar em alta nesse segmento, desde aspectos relacionados à cultura e comportamento até a venda de produtos.

Fjord Trends

No caso do ramo de design em geral, a dica é acompanhar os reports Fjord Trends, que auxilia designers do mundo inteiro a conhecerem as novidades da área e alinharem suas criações às novas tendências. 

Afinal, o design, por exemplo, de um site ou aplicativo, influencia diretamente na experiência do usuário e pode levar o cliente a ter uma percepção positiva ou negativa sobre o negócio. 

MindMiners

O MindMiners é uma plataforma que auxilia em pesquisas sobre o modo de pensar do consumidor, como o próprio nome sugere, é voltado para a análise do comportamento e da mente humana. 

A ferramenta proporciona insights que ajudam no estudo  do funcionamento das tomadas de decisões dos usuários.

Cool Hunting

O site Cool Hunting aponta as principais tendências de design, tecnologia, cultura, viagens e estilo, e é uma excelente fonte de inspiração e pesquisa. Seus editores são pessoas curiosas e ávidas por caçar tendências de mercado interessantes. Por isso, não pode deixar de figurar em seu radar.

Como antecipar tendências?

Ninguém tem bola de cristal para prever o futuro com 100% de precisão, mas, usando os dados certos e fazendo uma boa pesquisa de mercado, é possível antecipar as tendências mais relevantes para seu nicho e usá-las a favor do seu negócio.

A melhor maneira de identificar e prever tendências de mercado é por meio de pesquisas bem conduzidas. A pesquisa de tendências ajuda a monitorar certos comportamentos ao longo do tempo e permite à empresa tirar proveito deles. Para isso, é fundamental ouvir os clientes e entender o que eles desejam.

Também é importante acompanhar atentamente a concorrência e ficar de olho em suas movimentações. Nesse sentido, um networking bem feito pode ajudar muito: participe de eventos e feiras de sua área, acompanhe o trabalho dos influenciadores de seu segmento e monitore com afinco as mídias sociais.

Com todas as atribuições da rotina de empreendedores, nem sempre é fácil lidar com tudo isso por conta própria. Por isso, uma solução prática para identificar e antecipar tendências de mercado é recorrer a uma consultoria de negócios especializada.

Conte com a consultoria da Insper Jr para surfar nas principais tendências de mercado

Ao contratar uma consultoria de negócios, sua empresa pode contar com uma equipe de profissionais especialistas com o objetivo de auxiliar a empresa a se desenvolver, melhorando o potencial de atuação dentro da sua área. 

Ao se falar sobre as tendências de mercado, pode ser necessário recorrer a uma consultoria a fim de saber quais são os dados e previsões que realmente impactam o empreendimento, usando as informações para encontrar e aproveitar oportunidades de vantagem financeira e melhorias nos processos empresariais. 

Que tal marcar uma consultoria com a Insper Jr? Além de assessorar todas as etapas de seu negócio, prestamos serviços personalizados, como o desenvolvimento de sites e aplicativos e a análise de dados. Assim, podemos identificar as principais tendências e impulsionar seus resultados. 

Conte com nossa ajuda para identificar as tendências de mercado e saber como usá-las em benefício de sua empresa.  

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