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Empreendedora vendo dicas de empreendedorismo

6 DICAS DE EMPREENDEDORISMO PARA COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO!

Iniciar um novo negócio é desafiador e estimulante ao mesmo tempo, um período que mistura medo das incertezas e vontade de concretizar sonhos. 

Nesse momento determinante para o sucesso da nova empresa é importante que se tenha em mente alguns conceitos importantes. Essas dicas de empreendedorismo são valiosas para começar o negócio da melhor maneira possível e garantir a prosperidade da empresa.

Quais os desafios do empreendedor iniciante?

Definitivamente, o caminho que leva a um empreendimento de sucesso é árduo! Mas, pode acreditar, a jornada vale a pena! É preciso, contudo, estar ciente dos desafios que estão por vir. Os principais deles são:

Inadimplência

Um dos grandes obstáculos com os quais os novos empreendedores precisam lidar é a inadimplência. Para combater esse mal, é preciso ter um planejamento financeiro eficiente.

Inexperiência

A falta de experiência no mercado pode levar a erros que podem ser extremamente prejudiciais ao negócio. Uma boa forma de driblar isso é estudar com afinco e se especializar. Os cursos de capacitação podem ser grandes aliados!

Inabilidade na gestão financeira

A dificuldade na hora de gerenciar os recursos da empresa é um dos principais motivos para as empresas quebrarem, sobretudo quando estão dando os primeiros passos. Muitas vezes, esse tipo de coisa só se aprende na prática. Entretanto, é possível combater esse problema com o apoio de bons profissionais da área.

Dificuldade de precificar o produto ou serviço

No início do negócio, é muito comum que o empreendedor erre na precificação, estabelecendo valores altos demais, que espantam os clientes, ou demasiadamente baixos, insuficientes para pagar as contas. É preciso aprender a precificar corretamente para evitar prejuízos.

Divulgar a empresa

Fazer com que a empresa se torne conhecida no mercado, competindo com tantos concorrentes, é um baita desafio! 

Para se destacar nessa fase inicial, é comum que as empresas adotem estratégias agressivas de preços e apostem em boas promoções. Além disso, é necessário investir em comunicação e marketing para divulgar o novo negócio.

Fidelizar os clientes

A fidelização dos clientes é outro desafio gigantesco. Afinal, será preciso convencer aqueles clientes que foram atraídos pelo preço a continuarem consumindo seu produto ou serviço. 

É bem difícil vencer a concorrência e tornar os consumidores fiéis, mas isso pode ser feito oferecendo uma experiência fora de série e agregando valor àquilo que você vende.

Dois homens de negócios apertando as mãos e sorrindo

Dicas de empreendedorismo para quem está começando

Agora que já tratamos dos desafios do empreendedor iniciante, vamos ao que interessa: confira algumas dicas de empreendedorismo para começar sua jornada no mundo dos negócios.

Planeje o necessário, mas não demore para começar

Começar as operações do negócio sem o devido planejamento é um dos maiores erros empreendedores iniciantes. 

Um bom planejamento estratégico, financeiro e operacional deve se construído para guiar os primeiros passos da empresa, pois ele irá orientar a ações de forma coordenada e patada em projeções bem pensadas.

Sobre isso, é válido ressaltar que o tempo gastos em tais projeções não devem ser longo demais, pois isso pode acarretar perda do tempo certo de lançamento da marca e, consequentemente, na perda de vendas, receitas e experiência de mercado. 

O importante é que se construa uma boa base de planejamento para colocar o negócio para funcionar, mas não esperar até que o planejamento esteja perfeito para começar, pois, ele não existe.

Assim, o ideal é que se faça um planejamento que dê segurança para começar. Ele não precisa ser robusto e nem extremamente detalhado, mas sim o suficiente para guiar a operação do negócio de forma orientada.

Organize as finanças

Falando em planejamento, o financeiro é um dos primordiais para assegurar a saúde da empresa. Uma boa organização das finanças: gastos, receitas, custos e despesas é primordial.

Para isso, é importante usar o planejamento financeiro feito para auxiliar nas tomadas de decisão de compras e investimentos, bem como na projeção de vendas.

Não só isso, o controle de entradas e saídas é um dos maiores aliados para o controle financeiro da empresa. Isso deve ser feito com um controle consistente do fluxo de caixa do negócio. 

Para isso, é possível usar planilhas de controle financeiro ou sistemas de controle financeiro que possuem operações pré definidas dessa área da gestão. 

Outro ponto primordial e é que não é seguido por muitos empresários iniciantes são a diferenciação das contas pessoais e da empresa, que se não for feito da melhor forma pode virar uma bola de neve e ser extremamente prejudicial para o negócio.

Tenha um propósito

Durante os primeiros períodos de um novo negócio, muitos imprevistos e eventos fora do planejamento ocorrem. Dificilmente todos os planejamentos irão poder se concretizar, o que acontece muito por efeitos que fogem do controle do empreendedor. 

Num contexto tão novo, repleto de riscos e com a possibilidade de “não dar certo de primeira”, ter um propósito muito claro do porquê começou e qual a missão do negócio darão sustento ao empresário iniciante

Ter em mente os motivos pelos quais se desejou abrir o negócio e quais as metas para a empresa farão com que o gestor consiga se apoiar num propósito inspirador.

Não só isso, um propósito forte também chama atenção de quem está fora: clientes, parceiros, fornecedores e o mercado em si. Isso pode ser um diferencial da empresa diante dos concorrentes.

Encontre o segmento de atuação certo

Uma coisa é certa: você precisa encontrar um segmento de atuação e focar nele. Empresas que mudam de ramo toda hora e parecem não ter um posicionamento claro transmitem pouca credibilidade aos clientes e isso impacta negativamente os negócios.

Por essa razão, o ideal é definir logo em qual nicho você pretende atuar e direcionar todo o seu foco nele. Para encontrar a área ideal, você pode fazer uma boa pesquisa de mercado, analisar tendências, identificar oportunidades que ainda não foram aproveitadas por outras empresas e, é claro, levar em conta o seu interesse e sua expertise.

Entenda o seu perfil de cliente e concentre os esforços nele

Desde o começo é necessário se ter a compreensão de quem é o público-alvo da empresa, ele vai dizer para quem o produto ou serviço é destinado.

Com isso bem definido, é possível canalizar os esforços para atingir e agradar esse grupo de pessoas.

Ter um pleno entendimento do perfil do cliente ajudará a empresa a não investir esforços em ações desnecessárias e que não ajudaram nem a encontrar potenciais clientes e nem agregar mais valor para os consumidores. 

Ter em bem definido o perfil do cliente ideal ajudará a guiar o negócio em diversas ações. Alguns exemplos são:

  • Melhoria do produto;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Definição de canais de divulgação;
  • Investimento em marketing;
  • Modelagem de processos.

Defina e invista no seu diferencial desde o início

Quando está se adentrando em um novo mercado, normalmente irá se deparar com muitos concorrentes já estabilizados no ramo e com fatias significativas desse mercado. 

Esse cenário torna o início da jornada bem mais complicado para quem está iniciando. Assim, algo que ajuda a passar por essa situação e determina o sucesso das novas empresas é o diferencial de mercado.

Estabelecer um diferencial de mercado é uma das dicas de empreendedorismo mais importantes para os novos empreendedores porque garante que a empresa não seja “só mais uma” em meio a toda a concorrência.

Diante disso, um diferencial por ser uma matéria-prima específica, qualidade do produto, forma de entrega do serviço, alguma característica do produto

Para se encontrar o que irá diferenciar a marca diante dos concorrentes deve-se pensar o que fará os clientes consumirem do negócio e não das outras empresas concorrentes. 

Invista na gestão de marketing

Uma boa gestão de marketing faz toda a diferença para negócios em estágio inicial. Afinal, é ela que norteia as campanhas e as estratégias. Isso é fundamental para que os possíveis clientes fiquem sabendo da existência da nova empresa.

O gestor de marketing tem como funções analisar e validar estratégias, implantar melhorias e mensurar os resultados obtidos. Quando a gestão é bem feita, a empresa ganha eficiência, algo fundamental para negócios ainda em desenvolvimento.

Por isso, nada de delegar essa tarefa para pessoas leigas ou assumir mais essa função em seu negócio: conte com um profissional gabaritado ou então contrate uma consultoria especializada, como a Insper Jr!

Troque experiências com quem já está no mercado

Por mais que um dos grandes objetivos das novas empresas seja se diferenciar das que já existem naquele segmento é muito importante também que se consiga aprender com essas empresas que já estão há um tempo em atuação.

Entender bem os concorrentes, como funcionam e entregam valor para o cliente é uma das melhores fontes de conhecimento, o que pode ser feito por meio de um cliente oculto ou pesquisas gerais sobre essas empresas.

Tal prática permite que sejam identificadas boas práticas de gestão e replicadas no novo negócio, o conhecido benchmark.

Não só replicar práticas é importante, mas algo muito interessante para novos empreendedores é criar relacionamento (networking) com concorrentes, fornecedores e clientes. Isso fará com que o novo empresário se insira de uma maneira mais rápida no contexto do ramo.

Fique atento à precificação

Não é nada incomum que empreendedores iniciantes fechem muitas vendas, mas sempre terminem o mês no vermelho. Geralmente, isso acontece devido a precificação inadequada.

Sem experiência, é recorrente que se cometam erros na hora de definir os preços dos produtos ou serviços, ou de estipular sua margem de lucro. E essas falhas de cálculo podem gerar muito prejuízo. Por isso, é importante estudar o assunto e aprender como precificar corretamente.

Se você tiver dificuldade nessa seara, leia o nosso artigo sobre precificação de produtos. Está muito completo e com certeza vai te ajudar!

Agregue valor aos seus produtos e serviços

A melhor maneira de conquistar seu lugar ao sol no mercado é agregar valor aos produtos e serviços da empresa. Isso pode ser feito de várias maneiras, como, por exemplo, investindo em tecnologia de ponta, negociando com bons fornecedores, contratando profissionais qualificados e usando matéria-prima de qualidade.

Outra estratégia interessante para gerar mais valor é ter responsabilidade social e adotar práticas sustentáveis. Prestigiar o bem-estar das pessoas e abraçar a sustentabilidade não só contribuem para a melhoria da sociedade como também valorizam a imagem das empresas.

Portanto, envolva-se em ações sociais e procure reduzir o impacto ambiental de sua empresa. Adotar iniciativas nesse sentido logo de cara pode ser o empurrãozinho que faltava para o seu negócio deslanchar!

Participar de comunidades do segmento de mercado e frequentar eventos da área ajuda muito a aumentar as oportunidades de fazer networking e conhecer pessoas e empresas do ramo

Faça seu novo negócio decolar com a ajuda da Insper Jr

Sem dúvidas, empreender é um desafio muito grande para quem está começando uma nova empresas, um novo mercado representa, muitas vezes, um ambiente desconhecido e que pode assustar quem sonha em abrir o próprio empreendimento.

Seguir essas dicas de empreendedorismo no início do empreendimento é uma ótima forma de fugir dos clássicos erros dos iniciantes e ganhar vantagem logo nos primeiros passos do negócio.

Mas, se você precisar de ajuda enquanto seu empreendimento ainda está engatinhando, pode contar com o apoio da Insper Jr. Nossas equipes têm experiência e um vasto conhecimento de gestão corporativa, e com certeza pode te auxiliar a dar os primeiros passos. Agende já sua consulta!

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