COMO O NETWORKING PODE AJUDAR NO INÍCIO DO NEGÓCIO
Trabalhar o networking é uma atividade essencial para qualquer negócio, independentemente de quão consolidado no mercado ele esteja. Para empresas que estão no início de suas operações, entretanto, o networking é ainda mais importante.
Quer entender o motivo dessa relevância e ainda conferir dicas para aprimorar a construção de sua rede de contatos profissionais? Então é só continuar a leitura deste artigo!
Afinal, o que é networking?
O termo networking está ligado à criação de uma rede de relacionamentos de natureza profissional, visando a fazer contatos e gerar conexões de trabalho com pessoas com que se possam trocar oportunidades e experiências interessantes. Por exemplo, com pessoas que podem vir a se tornar clientes, chefes, parceiros comerciais, investidores ou até mesmo sócios.
Inclusive, é importante entender a diferença sutil entre network e networking. Network se refere basicamente a uma rede de contatos profissionais que incluem pessoas com interesses e áreas de atuação afins. Esses contatos podem ser parceiros de negócios, clientes, colegas ou ex-colegas de trabalho, antigos companheiros de faculdade ou colegas de profissão.
Na língua inglesa, o sufixo “ing” é utilizado junto aos verbos para caracterizar uma ação em progresso, um processo que está em andamento. Assim, podemos compreender o termo networking como a construção e o cultivo dessas importantes redes de relacionamento. Trata-se de uma ação que está sempre em curso, pois o networking deve ser um processo constante.
Por que networking é tão importante para quem está começando a empreender?
O networking é fundamental para criar e consolidar relações profissionais e estreitar os laços com pessoas de interesses semelhantes, que se situem em áreas de atuação que possam gerar um intercâmbio interessante de ideias e experiências. Em longo prazo, isso pode beneficiar seu negócio e gerar novas oportunidades.
Ter esses contatos no início do empreendimento pode servir para várias finalidades, como atrair potenciais clientes, conhecer bons fornecedores, ter acesso a possíveis investidores para seu negócio e até mesmo encontrar profissionais brilhantes para trabalhar em sua empresa.
Em um universo marcado por uma competição tão acirrada, como é o universo corporativo, destaca-se quem marca presença em eventos de grande visibilidade, tem bons contatos e pode sempre contar com boas indicações. Para empresas iniciantes, isso vale ouro!
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Quais os benefícios do networking para os negócios?
Existem vários benefícios em se fazer networking. Um deles é ampliar as chances de firmar contato e estreitar laços com investidores e parceiros importantes para a empresa. Afinal, quanto mais conexões qualificadas, mais fácil será levantar fundos para o negócio.
Além disso, o networking pode ajudar a fechar novos negócios, já que permite entrar em contato com clientes e prospects, visando a conquistar novos consumidores e até mesmo fidelizar os antigos. Isso, é claro, leva a um acréscimo nas conversões e a resultados mais expressivos.
E, é claro, não se pode esquecer de que um bom networking colabora para fortalecer a imagem da marca e se destacar perante a concorrência. Afinal, quanto mais rica for a sua rede de contatos, maiores serão as chances de aproveitar seus diferenciais e vantagens competitivas.
Como ampliar sua rede de contatos?
Esteja preparado
É de bom tom pesquisar sobre as pessoas e empresas antes de iniciar o contato. Assim, você terá assuntos pertinentes para puxar e perguntas instigantes a fazer. Isso vale tanto para a participação de um evento da sua área de negócios quanto para uma abordagem via e-mail ou LinkedIn, por exemplo.
Frequente eventos corporativos
E por falar em eventos corporativos, saiba que eles ainda são uma das maneiras mais efetivas de se construir uma rede de relacionamentos profissionais! Por isso, marque presença em feiras, congressos, simpósios, exposições, premiações, entre outros eventos importantes de sua área.
Mantenha ativos os contatos
Mas não adianta pegar um cartão de visitas num evento ou adicionar o perfil de um player importante ao LinkedIn e achar que isso é o suficiente! É necessário acionar seus novos contatos, iniciando conversas interessantes sobre interesses em comum.
Foque no seu nicho
Um erro muito comum na hora de fazer networking é “atirar para todos os lados”. O ideal é focar em um nicho específico e buscar contatos relevantes dentro de sua área de atuação. Assim, as trocas de conhecimento e experiências serão muito mais ricas e poderão gerar ótimos frutos.
Crie relações com propósito
A relação profissional deve ser simbiótica, de tal modo que todas as partes envolvidas se beneficiem! Por isso, crie relacionamentos que tenham um propósito e coloque-se também à disposição de seus contatos. O pior erro é procurá-los apenas nos momentos de necessidade.
Priorize a qualidade
Essa dica está intimamente ligada ao conselho sobre focar em seu nicho. Afinal, não tem por que colecionar contatos profissionais que não compartilhem de interesses similares aos seus e de sua companhia, pois dificilmente eles serão úteis para seu negócio (e vice-versa!).
3 dicas para fazer um networking eficaz!
Esteja disposto a ajudar
Gentileza e disponibilidade são grandes trunfos de um networking sólido. Ao invés de procurar sua rede somente quando precisa de alguma coisa, coloque-se à disposição para tirar dúvidas, responder perguntas, fornecer conselhos ou até mesmo trocar uma ideia com seus contatos profissionais. Reciprocidade é a palavra de ordem aqui!
Fique atento à linguagem corporal
Essa dica vale principalmente para eventos, sejam eles presenciais ou até mesmo online. A maneira como nos portamos também comunica algo sobre nós e nossas intenções, e isso também diz respeito à linguagem corporal. Por isso, atente para manter uma postura flexível e receptiva ao travar contatos profissionais.
Divulgue seus projetos nas redes sociais
Os eventos presenciais offline têm e sempre terão sua importância no networking. Mas é inegável que, num mundo cada vez mais digital, é importante também ter uma forte presença online. Por isso, sua empresa precisa estar nas mídias sociais e divulgar novidades, projetos e resultados. Isso ajuda não só a criar e fortalecer laços com sua rede como também a melhorar a imagem da marca no mercado.
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Neste post, você aprendeu por que o networking é fundamental para negócios que ainda estão em seus estágios iniciais. Entretanto, nem sempre isso é o bastante para a empresa deslanchar e se expandir. Muitas vezes, é preciso contar com ajuda profissional, contratando uma consultoria corporativa especializada!
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