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mulher inserindo seus dados no computador

A IMPORTÂNCIA DE GARANTIR A SEGURANÇA DE DADOS DOS CLIENTES

Toda empresa precisa lidar com a coleta, o armazenamento e a análise de um enorme volume de dados, afinal, são eles que fundamentam as principais decisões corporativas e podem definir os rumos tomados pelo negócio. Entretanto, é preciso dar a devida atenção à segurança de dados dos clientes.

A proteção das informações pessoais sempre foi uma questão importante, mas, depois que a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil, em 2020, tornou-se crucial investir em medidas de segurança e em tecnologias capazes de evitar vazamentos, invasões, ataques cibernéticos e outros usos indevidos dos dados.

Neste post, vamos explicar como funciona a segurança de dados e sugerir boas práticas para manter as informações pessoais de seus clientes protegidas!

No que consiste a segurança de dados?

A segurança de dados consiste num conjunto de medidas de prevenção ou de reação a um uso indevido de dados pessoais, como invasões, vazamentos, roubos de dados, acessos maliciosos e outras violações.

Essas medidas incluem ferramentas, metodologias e soluções tecnológicas, e seu objetivo é garantir a proteção, a confidencialidade e a integridade das informações compartilhadas por seus clientes.

Leia também: O que é Big Data?

O que é a LGPD?

A LGPD (Lei nº 13.709/18) é uma lei sancionada em 2018, que passou a vigorar no território brasileiro em agosto de 2020 e foi inspirada pela GDPR europeia. Ela foi criada com o intuito de garantir a preservação e a segurança de dados pessoais e sensíveis, bem como a privacidade das pessoas no que diz respeito à coleta, ao processamento, ao armazenamento e ao compartilhamento de informações.

A lei se aplica a qualquer entidade que faça uso dos dados de pessoas físicas e impõe regras quanto à captura, ao armazenamento e ao uso desses dados. Assim, toda pessoa jurídica precisa prestar contas sobre a maneira como trata as informações fornecidas pelos clientes e deve ser responsabilizada caso as medidas não sejam cumpridas.

Se a empresa desobedecer às diretrizes estipuladas pela LGPD e fizer um mau uso das informações pessoais dos clientes, o que inclui vazamento ou roubo de dados ou até mesmo venda para terceiros, está sujeita às penalidades previstas na legislação. A multa pode chegar a até 2% do faturamento da empresa, com um limite máximo de R$50 milhões.

Qual a importância de garantir a segurança de dados dos seus clientes?

A resposta mais óbvia para essa pergunta é: garantir a segurança de dados dos clientes melhora a imagem e a credibilidade da empresa e faz com que os consumidores confiem em sua marca. A relação se torna mais transparente e, portanto, aumenta a probabilidade de que se tornem fiéis ao negócio.

Cabe lembrar que não é só a reputação da empresa que está em jogo: roubos, vazamentos ou vendas de dados confidenciais a terceiros podem, inclusive, ter consequências institucionais e jurídicas muito graves.

Além do impacto à imagem da empresa no mercado e das sanções impostas pela LGPD, incluindo multas bem salgadas, existem outros bons motivos para se preocupar com esse assunto. Por exemplo, uma possibilidade é o vazamento dos contatos dos clientes para a concorrência, o que seria um prejuízo incalculável.

Como a segurança de dados pode ser prejudicada?

Os ciberataques se caracterizam pela invasão de computadores, servidores, celulares ou outros dispositivos eletrônicos com o objetivo de acessar dados confidenciais ilegalmente. Na prática, configura um roubo de dados que podem ser usados das mais diversas maneiras, inclusive em fraudes e golpes.

Esses ataques criminosos prejudicam a segurança de dados, expondo informações pessoais e violando a privacidade das vítimas. Todo cuidado é pouco, pois a invasão pode acontecer até por meio de ações aparentemente inofensivas, como um clique num link malicioso, por exemplo.

Uma das formas de prevenir esse transtorno é utilizar criptografia para impedir o acesso e aumentar a segurança das informações. Além disso, é importante contar com um bom antivírus, atualizar constantemente os sistemas da empresa e as barreiras de proteção e ficar de olho em qualquer eventual falha de segurança.

O papel da tecnologia na garantia da segurança de dados

A tecnologia pode ser uma grande aliada para garantir a segurança de dados de uma empresa. Foi-se o tempo em que bancos de dados inteiros se perdiam por causa de invasões a um servidor ou mesmo devido a problemas como incêndios ou falhas humanas.

Com a computação em nuvem, incidentes como esses se tornaram bem mais difíceis, já que as informações ficam salvas em servidores externos e não nos computadores da empresa. Esses servidores são frequentemente atualizados e contam com várias barreiras de proteção, o que favorece a integridade dos dados.

Sistemas de gestão que contam com armazenamento em nuvem ajudam a proteger as informações, já que permitem criptografar os dados, monitorá-los constantemente e gerenciar as políticas de segurança, além de controlar o acesso. Assim, o risco de sofrer um ciberataque ou mesmo perder os dados se torna muito menor.

Como garantir a segurança de dados?

Tenha uma política de dados transparente

Algo fundamental é criar uma política de privacidade transparente e disponibilizá-la de forma clara aos clientes, especificando exatamente como e por que as informações fornecidas por eles serão armazenadas e utilizadas. Além de ser mais honesto com o consumidor, esse cuidado é importante para que a empresa se mantenha em conformidade com a LGPD.

Treine e capacite sua equipe

Por mais avançada que seja a tecnologia usada na empresa, falhas humanas são sempre um risco. A maneira mais fácil de evitar erros que ameacem a segurança de dados é investir em treinamento e capacitação das equipes, conscientizando os colaboradores a respeito das políticas da empresa e os procedimentos de segurança.

Limite os acessos

Outra medida importante é restringir o acesso a informações confidenciais e sensíveis, como os dados bancários, o número do CPF ou do RG, a determinadas pessoas. Só quem deve ter autorização para acessar esse tipo de dado são os profissionais que ocupam cargos de confiança.

Faça testes de segurança

Os mecanismos de proteção devem ser constantemente testados e avaliados, com o intuito de detectar possíveis vulnerabilidades no sistema e propor melhorias que garantam a segurança de dados.

Atualize periodicamente os softwares

Postergar a atualização dos softwares usados na empresa abre brechas para ciberataques, já que tornam os sistemas mais frágeis e vulneráveis à ação de hackers. Manter as atualizações em dia é uma medida importante para evitar uma invasão e garantir a segurança de dados.

Use criptografia na troca de informações

A criptografia dos dados, que consiste na sua codificação, é uma camada extra de proteção, já que impede o acesso das informações por pessoas não autorizadas.  Para acessar dados criptografados, é preciso conhecer os códigos secretos, o que aumenta a privacidade e evita extravio de informações confidenciais.

Esteja preparado para incidentes

Mesmo tomando todos os cuidados do mundo, pode ser que o pior aconteça e sua empresa seja vítima de um ataque cibernético. É importante estar preparado para isso e ter um plano de contingência e de gestão de crise para diminuir o impacto negativo do vazamento.

Agende uma consultoria com a Insper Jr!

A segurança de dados é só um exemplo das inúmeras preocupações de um gestor corporativo! Com tantos afazeres e responsabilidades na rotina, é importante saber com quem contar quando necessário. Nesse sentido, a melhor solução é contratar uma consultoria especializada.

Quer uma ajuda profissional para melhorar a sua gestão? Agende sua consultoria com a Insper Jr agora mesmo!

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