WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Cérebro de inteligência artificial em fundo de circuito integrado azul

COMO O MACHINE LEARNING IMPACTA NOS NEGÓCIOS?

O machine learning, ou aprendizado de máquina, já faz parte de nosso cotidiano em diversos aspectos, e a tendência é que continue avançado. Apesar de sua importância, é comum que existam dúvidas rodeando esse conceito.

Neste post, vamos elucidar o que é o machine learning, como ele pode ser aplicado em empresas de diversos setores e de que forma impacta os negócios. Também vamos explicar a pergunta mais feita de todas: qual é a diferença entre machine learning e inteligência artificial? Confira tudo isso a seguir!

O que é o machine learning?

O machine learning consiste no processo de aprendizagem de algoritmos e computadores a partir dos dados disponíveis. Assim como as pessoas podem adquirir novos conhecimentos e treinar suas habilidades para se aperfeiçoar, as máquinas também conseguem ser “ensinadas” a executar diversas atividades sem intervenção humana, se aprimorando ao longo do processo.

O método recorre à análise de dados para construir modelos analíticos. A partir desses bancos de dados, os sistemas computadorizados conseguem identificar padrões, prever resultados, tomar decisões e efetivamente aprender a realizar tarefas.

Sistemas baseados em machine learning são capazes de mudar seu comportamento e realizar ajustes com base na própria experiência, o que é o equivalente a um treino. Na prática, é como se as máquinas estivessem estudando para adquirir conhecimentos novos e corrigir erros!

Qual a importância do machine learning para o desenvolvimento tecnológico?

Hoje, vivemos mergulhados num imenso oceano de dados que precisam ser coletados, processados e interpretados. Dados de tamanho, volume e variedade demandam alta tecnologia de processamento e análise para cumprirem o propósito de fornecer insights e projeções relevantes.

Para que isso seja possível, é necessário um modelo analítico com capacidade de analisar dados complexos e de larga escala com rapidez, precisão e eficiência. É exatamente o que o machine learning proporciona.

Com o machine learning, é possível processar e analisar uma quantidade gigantesca de dados estruturados ou não-estruturados, com uma velocidade que seria impossível para cérebros humanos. Essas análises apuradas permitem extrair informações valiosas, fazer previsões e tomar decisões de forma assertiva, além de identificar oportunidades.

Assim sendo, o machine learning tem um papel fundamental no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de tecnologias, num sistema que se retroalimenta: as máquinas aprendem e usam esse aprendizado para tornar os processos ainda mais eficientes.

Qual a diferença entre machine learning e inteligência artificial?

O machine learning é uma subárea da inteligência artificial. Enquanto a inteligência artificial é um conceito guarda-chuva referente a sistemas baseados em comportamentos humanos que simulam a inteligência humana.

Em outras palavras, a inteligência artificial é a tecnologia fazendo as máquinas pensarem de uma maneira similar ao nosso raciocínio. Já o machine learning é um subcampo mais específico dentro do guarda-chuva da inteligência artificial, e se refere à capacidade de as máquinas aprenderem e melhorarem seu desempenho a partir da repetição de tarefas, da identificação de padrões e do treinamento constante.

Quais as aplicações do machine learning?

Apesar de soar como um conceito supercomplexo, o machine learning está mais presente no dia a dia do que você pode imaginar. Sabe aquela sugestão marota de filmes que a plataforma de streaming faz, e que combina perfeitamente com seu gosto? É fruto do machine learning, bem como a indicação de músicas e podcasts com base no que você escuta.

O mesmo vale para as famosas recomendações de produtos dos e-commerces. A Amazon foi a primeira a usar o recurso e, de lá para cá, a tecnologia avançou bastante. As lojas conseguem recomendar mercadorias de forma certeira, com base no comportamento de compra e de busca, aumentando as chances de conversão.

O machine learning também está presente nos aplicativos de monitoramento de trânsito com base na geolocalização, nos resultados de pesquisa exibidos pelo Google com base nos seus hábitos de navegação, na prevenção de fraudes pelas operadoras de cartão de crédito, nos carros autônomos e em mais uma série de funcionalidades.

Como o machine learning pode impactar os negócios de uma empresa?

O impacto do machine learning sobre os negócios é imensurável. Para começar, ele permite fazer previsões muito mais apuradas e análises eficientes que influenciam na tomada de decisões e contribuem para a melhora dos resultados.

Entre outras coisas, o machine learning permite às empresas automatizar uma série de tarefas, incluindo a análise e a gestão de dados. Sistemas baseados em machine learning permitem também oferecer serviços personalizados ao público, otimizar todos os processos e criar campanhas mais rentáveis, entre outras possibilidades.

E, é claro, não se pode deixar de lado o aspecto financeiro. Os sistemas baseados em machine learning ajudam a reduzir despesas, a aumentar a produtividade e a aproveitar melhor os recursos. Assim, as empresas se tornam mais lucrativas e o investimento tecnológico logo se paga.

Além de tudo isso, com processos mais eficazes e serviços em aperfeiçoamento constante, as chances de conquistar mais clientes (e fidelizar a clientela) aumentam significativamente. Desse modo, o machine learning se converte numa importante vantagem competitiva.

Exemplos do uso do machine learning em empresas

As possibilidades de uso de machine learning em empresas dos mais variados setores são quase infinitas! As aplicações mais comuns são:

Combate a fraudes

Com base na identificação de padrões, os sistemas conseguem detectar e prevenir fraudes financeiras, evitando prejuízos.

Recomendação de produtos

Os e-commerces têm muito a ganhar usando essa tecnologia. O machine learning é um ótimo aliado para recomendar produtos com base nos hábitos de consumo dos clientes e, assim, aumentar o ticket médio e faturar mais.

Ações de marketing

Outra contribuição importante do machine learning para o varejo eletrônico é sua capacidade de coletar e analisar dados e empregá-los para implementar ações de marketing mais efetivas e customizar a experiência de compra.  

Análise e tradução de documentos

Analisar documentos complexos fica muito mais fácil usando o machine learning, já que se trata de uma tarefa burocrática e repetitiva, muito suscetível a falhas humanas. O mesmo pode ser dito sobre a tradução de documentos e textos em geral: os tradutores automáticos estão cada vez mais precisos, e conseguem até mesmo capturar nuances de contexto.

Atendimento ao cliente

Finalmente, os famosos chatbots são um ótimo exemplo de como o machine learning pode ser usado para melhorar a comunicação com o público. Eles são a revolução do atendimento ao cliente e agilizam muito a jornada de compra!

Conte com a Insper Jr para otimizar sua gestão

A tecnologia está intrinsecamente ligada ao sucesso das empresas e o machine learning é a grande tendência tecnológica de nossos tempos. Esse campo ainda tem muito a avançar e, certamente, veremos muitas novidades nos próximos anos. Para prosperar em qualquer mercado, além de investir em tecnologia, é necessário contar com o apoio de especialistas em gestão. E a Insper Jr tem muito a contribuir com seu negócio. Nossas equipes dominam todos os meandros da gestão corporativa e podem te ajudar a obter resultados mais expressivos. Portanto, não perca tempo e agende uma consultoria por e-mail ou whatsapp!

ANTERIORPRÓXIMA