WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Como criar uma boa proposta de valor?

COMO CRIAR UMA BOA PROPOSTA DE VALOR?

Você já criou a proposta de valor do seu negócio? Esse é um excelente método para melhorar a imagem da sua empresa no mercado, aumentando o nível de competitividade da marca e ajudando a conquistar a confiança dos clientes. 

Mas, afinal, o que é uma proposta de valor? Será que realmente é vantajoso para sua organização? Como criar uma proposta? Conheça as respostas durante a leitura do artigo! 

O que é uma proposta de valor? 

A proposta de valor é uma forma de divulgar para o cliente de quais formas os serviços e/ou produtos oferecidos são importantes para ajudar o negócio dele a conquistar seus objetivos. 

Nesse sentido, a ideia é demonstrar como a empresa é capaz de suprir as necessidades e desejos do público-alvo, destacando os diferenciais da marca em comparação com os concorrentes. Entre esses, é possível citar: 

  • Desempenho: apresentar evidências de que o produto tem uma performance maior que os demais;
  • Preço: reforçar que o preço dos serviços é relativamente baixo diante da qualidade das entregas;
  • Redução de custos: explicar de que maneiras o negócio promove a economia das despesas;
  • E assim por diante.

Qual a importância de criar uma proposta de valor?

É importante criar uma proposta de valor para o seu negócio, pois isso vai ajudar o seu cliente a conhecer melhor as vantagens que a sua marca promove para o empreendimento dele. 

Caso contrário, existe o risco do indivíduo acreditar que não há diferenças significativas entre os serviços que a sua empresa disponibiliza e os da concorrência. Sendo assim, o objetivo da proposta é fazer com que o consumidor tenha a sensação de que o seu produto é a solução mais completa para as dores dele. 

Quais as vantagens de estruturar uma proposta de valor? 

Existem diversos benefícios em estruturar uma proposta de valor para a sua marca. Confira 3 exemplos. 

1- Diferencial competitivo

A primeira vantagem é que a elaboração da proposta é uma oportunidade de destacar o diferencial da sua marca. Ou seja, aquilo que a torna única diante de tantas outras que oferecem os mesmos serviços, aumentando a autoridade no mercado

2- Divulgação dos serviços

Outro benefício é a proposta ser uma chance de divulgar os principais produtos com os quais a sua empresa trabalha, já que existe a possibilidade de alguns clientes não conhecerem todas as vertentes disponíveis. 

3- Aumento nas vendas

É válido citar que a proposta de valor é uma estratégia de marketing, servindo como base para quebrar barreiras mentais que poderiam surgir antes do consumidor decidir pela sua marca. Desse modo, é provável que impacte positivamente o número de vendas

Como criar uma proposta de valor? 

Até agora consideramos a importância e as vantagens de ter uma proposta de valor, mas, e na prática, o que fazer para implementar essa estratégia? Veja os elementos essenciais que devem estar presentes no processo e o que está envolvido em cada aspecto.  

Título

O título é a parte principal da proposta, uma vez que vai determinar se o cliente continuará a leitura ou não. O ideal é ser pequeno, no máximo, duas frases curtas que sejam criativas e marcantes, tente criar expectativa no leitor

Subtítulo

Nesta etapa, é a hora de falar brevemente, por volta de duas ou três linhas, sobre a empresa e os serviços e/ou produtos que ela oferece para o público. Essa parte deve ser específica, mantenha o foco em apresentar o negócio. No entanto, não entregue todas as informações a fim de que existam motivos para continuar a leitura.

Lista (Bullet points)

Os bullet points são estratégias de organização visual, tornando a leitura mais fácil. Nesse caso, o objetivo é enumerar as vantagens que a sua empresa proporciona para os clientes, explicando de forma sucinta de que modo esses benefícios se tornam realidade. 

Imagens

Por último, insira imagens em sua proposta de valor com o intuito de reforçar aquilo que foi dito ao longo do texto. Isso vai contribuir para fixar na mente do leitor o conteúdo analisado. Portanto, escolha imagens para os tópicos que você acredita que merecem destaque. 

Então, basta seguir esse passo a passo para conseguir criar uma proposta para a sua empresa. Porém, o que você deve incluir no conteúdo do texto? Confira algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido. 

Dicas para criar uma boa proposta de valor

Veja 4 dicas para ajudar no processo criativo de uma boa proposta de valor. 

Identifique as principais características do negócio

É digno de nota que no texto da proposta você explicará para o cliente sobre o funcionamento da empresa e os serviços ofertados. Em vista disso, é fundamental que você saiba quais são as principais características do negócio e as diferenças entre a concorrência.

Conheça profundamente o seu cliente

A proposta é feita para o seu cliente, então, conheça as dores, saiba quais são as necessidades e os desejos deles a fim de escrever de forma persuasiva que os convença que a sua solução é a melhor opção. 

Use uma linguagem adequada

Seja simples, evite termos muito complexos que podem gerar dúvidas em quem estiver lendo. Além disso, conheça o estilo de linguagem do seu público-alvo, adaptando o tom de voz e nível de formalidade para criar conexão. 

Seja transparente

Por fim, não exagere nas qualidades da empresa, já que isso vai soar artificial, e não vai transmitir confiança nas informações que estão sendo ditas. Nesse caso, a proposta de valor poderia gerar um efeito reverso, prejudicando a imagem da marca. Então, seja equilibrado e transparente ao falar sobre as vantagens. 

Em resumo, a proposta de valor é um meio de tornar conhecido para público os benefícios que o negócio proporciona para os clientes, evidenciando os prós em relação à concorrência. Para elaborar, é preciso criar um título e subtítulo, listar as principais vantagens e usar imagens para reforçar ideias. 

Quer ter ajuda para elaborar uma boa proposta de valor para a sua empresa? Entre em contato com a Insper Jr e receba o auxílio de especialistas em negócios!

ANTERIORPRÓXIMA