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Como criar uma boa proposta de valor?

COMO CRIAR UMA BOA PROPOSTA DE VALOR?

A proposta de valor é uma excelente ferramenta para desenvolver o posicionamento de um negócio e demonstrar como a empresa e seus produtos ou serviços podem atender a determinadas necessidades dos clientes de uma maneira eficaz.

Mas, afinal, no que consiste a proposta de valor? Será que ela é realmente fundamental para o sucesso dos negócios? E como se faz para criar uma proposta eficiente? Saiba as respostas para essas e outras perguntas ao longo da leitura deste artigo! 

O que é uma proposta de valor? 

A proposta de valor é uma prática que veio da área do marketing, e que tem o intuito de transmitir aos clientes em potencial uma noção concisa, clara e certeira de como um projeto pode lhes ser útil. 

Trata-se de uma forma simples de divulgar para os clientes de quais formas os serviços e/ou produtos oferecidos pela empresa podem ajudá-los a conquistar seus objetivos.

Nesse sentido, a ideia é demonstrar como a empresa é capaz de suprir as necessidades e desejos do público-alvo, destacando os diferenciais da marca em comparação com os concorrentes. Entre esses, é possível citar: 

  • Desempenho: apresentar evidências de que o produto tem uma performance maior que os demais;
  • Preço: reforçar que o preço dos serviços é relativamente baixo diante da qualidade das entregas;
  • Redução de custos: explicar de que maneiras o negócio promove a economia das despesas;
  • E assim por diante.

Qual a importância de criar uma proposta de valor?

É importante criar uma proposta de valor para o seu negócio, pois isso vai ajudar o seu cliente a conhecer melhor as vantagens que a sua marca promove para o empreendimento dele. 

Caso contrário, existe o risco do indivíduo acreditar que não há diferenças significativas entre os serviços que a sua empresa disponibiliza e os da concorrência. Sendo assim, o objetivo da proposta é fazer com que o consumidor tenha a sensação de que o seu produto é a solução mais completa para as dores dele. 

Quais as vantagens de estruturar uma proposta de valor? 

Existem diversos benefícios em estruturar uma proposta de valor para a sua marca. Confira 3 exemplos. 

1- Diferencial competitivo

A primeira vantagem é que a elaboração da proposta é uma oportunidade de destacar o diferencial da sua marca. Ou seja, aquilo que a torna única diante de tantas outras que oferecem os mesmos serviços, aumentando a autoridade no mercado

2- Divulgação dos serviços

Outro benefício é a proposta ser uma chance de divulgar os principais produtos com os quais a sua empresa trabalha, já que existe a possibilidade de alguns clientes não conhecerem todas as vertentes disponíveis. 

3- Aumento nas vendas

É válido citar que a proposta de valor é uma estratégia de marketing, servindo como base para quebrar barreiras mentais que poderiam surgir antes do consumidor decidir pela sua marca. Desse modo, é provável que impacte positivamente o número de vendas

Como o Canvas pode te ajudar a montar uma proposta de valor?

Uma maneira simples, prática e efetiva de construir uma proposta de valor é usar o modelo Canvas, uma ferramenta de gestão estratégica usada para descrever as principais atividades, os recursos, as parcerias, a proposta de valor, os canais, os segmentos de clientes, a estrutura de custos e as fontes de receita de um negócio ou um projeto específico.

O modelo Canvas é amplamente utilizado por empreendedores, startups e empresas estabelecidas para aprimorar seus modelos de negócios, já que permite identificar oportunidades de inovação, melhorar a eficiência operacional e desenvolver novas estratégias de negócios.

Além disso, o Canvas pode ser também um ótimo aliado na construção da proposta de valor de sua empresa, já que o formato visual da ferramenta permite enxergar melhor cada aspecto de forma holística.

É possível, por exemplo, visualizar com mais clareza as dores dos clientes e, a partir daí, estruturar melhor o produto ou serviço que vai solucionar tais problemas. Em outras palavras, você vai conseguir criar ofertas que realmente atraiam o público-alvo.

Como criar uma proposta de valor? 

Até agora consideramos a importância e as vantagens de ter uma proposta de valor, mas, e na prática, o que fazer para implementar essa estratégia? Veja os elementos essenciais que devem estar presentes no processo e o que está envolvido em cada aspecto.  

Título

O título é a parte principal da proposta, uma vez que vai determinar se o cliente continuará a leitura ou não. O ideal é ser pequeno, no máximo, duas frases curtas que sejam criativas e marcantes, tente criar expectativa no leitor

Subtítulo

Nesta etapa, é a hora de falar brevemente, por volta de duas ou três linhas, sobre a empresa e os serviços e/ou produtos que ela oferece para o público. Essa parte deve ser específica, mantenha o foco em apresentar o negócio. No entanto, não entregue todas as informações a fim de que existam motivos para continuar a leitura.

Lista (Bullet points)

Os bullet points são estratégias de organização visual, tornando a leitura mais fácil. Nesse caso, o objetivo é enumerar as vantagens que a sua empresa proporciona para os clientes, explicando de forma sucinta de que modo esses benefícios se tornam realidade. 

Imagens

Por último, insira imagens em sua proposta de valor com o intuito de reforçar aquilo que foi dito ao longo do texto. Isso vai contribuir para fixar na mente do leitor o conteúdo analisado. Portanto, escolha imagens para os tópicos que você acredita que merecem destaque. 

Então, basta seguir esse passo a passo para conseguir criar uma proposta para a sua empresa. Porém, o que você deve incluir no conteúdo do texto? Confira algumas dicas que podem ser úteis nesse sentido. 

Dicas para criar uma boa proposta de valor

Veja 4 dicas para ajudar no processo criativo de uma boa proposta de valor. 

Identifique as principais características do negócio

É digno de nota que no texto da proposta você explicará para o cliente sobre o funcionamento da empresa e os serviços ofertados. Em vista disso, é fundamental que você saiba quais são as principais características do negócio e as diferenças entre a concorrência.

Conheça profundamente o seu cliente

A proposta é feita para o seu cliente, então, conheça as dores, saiba quais são as necessidades e os desejos deles a fim de escrever de forma persuasiva que os convença que a sua solução é a melhor opção. 

Use uma linguagem adequada

Seja simples, evite termos muito complexos que podem gerar dúvidas em quem estiver lendo. Além disso, conheça o estilo de linguagem do seu público-alvo, adaptando o tom de voz e nível de formalidade para criar conexão. 

Seja transparente

Por fim, não exagere nas qualidades da empresa, já que isso vai soar artificial, e não vai transmitir confiança nas informações que estão sendo ditas. Nesse caso, a proposta de valor poderia gerar um efeito reverso, prejudicando a imagem da marca. Então, seja equilibrado e transparente ao falar sobre as vantagens. 

Exemplos de boas propostas de valor

Muitas empresas consolidadas no mercado se destacam por terem propostas de valor excelentes, e é sempre bom estudá-las como cases. Quer conferir alguns exemplos para se inspirar? Citaremos a seguir:

Apple

Quando se pensa em tecnologia, é impossível não revisitar a marca Apple. A proposta de valor da Apple se concentra em oferecer uma experiência única e excepcional aos usuários. 

Para isso, a empresa combina vários aspectos, como o design icônico e diferenciado dos produtos, a qualidade, a inovação e a integração perfeita entre hardware, software e serviços.

Starbucks

Existem muitas cafeterias, mas a Starbucks inovou ao revolucionar a experiência dos clientes enquanto degustam seus cafés. A proposta de valor da empresa é oferecer uma experiência única, com bebidas de alta qualidade, um ambiente acolhedor, um atendimento cordial e personalizado e responsabilidade social.

Em vez de apenas vender cafés, a empresa busca também oferecer um espaço aconchegante, onde os clientes possam relaxar, trabalhar ou socializar com os amigos, enquanto desfrutam de um café saboroso e quitutes para acompanhar.

Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação instantânea voltada para o ambiente corporativo e a integração entre equipes. 

Sua proposta de valor se concentra em oferecer uma plataforma de comunicação empresarial que ajuda as equipes a trabalharem de forma mais eficiente e produtiva. A empresa busca simplificar a comunicação e a colaboração entre os times, integrar outras ferramentas e garantir a segurança e confiabilidade das informações.

Airbnb

A proposta de valor do Airbnb é baseada em oferecer uma plataforma de hospedagem alternativa, com preços competitivos, que possibilita aos viajantes encontrar acomodações aconchegantes e que caibam em seu orçamento. 

A empresa busca oferecer uma experiência de hospedagem personalizada que vai além dos hotéis tradicionais e permite que os viajantes se sintam em casa em qualquer lugar do planeta.

Conte com a Insper Jr para elaborar a proposta de valor de seu negócio

Como você pode perceber, a elaboração de uma proposta de valor consistente e eficaz é uma tarefa minuciosa, cheia de detalhes que podem fazer toda a diferença para o sucesso do negócio. Por isso, é importante que a proposta seja bem feita, por pessoas que entendam do assunto.

Quer uma ajuda extra para construir uma boa proposta de valor para o seu projeto? Então, que tal realizar uma consultoria profissional com a Insper Jr? Entre em contato com a nossa equipe e conte com a nossa experiência para obter os melhores resultados!

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