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O que é benchmarking e como aplicá-lo na sua empresa?

O QUE É BENCHMARKING E COMO APLICÁ-LO NA SUA EMPRESA?

O benchmarking é uma estratégia muito eficaz para aprimorar os processos das empresas e melhorar os resultados alcançados a partir da observação das boas práticas adotadas no mercado.

Apesar de sua importância, muitos gestores ainda não aplicam o benchmarking corretamente ou têm dúvidas de como fazê-lo. Neste post, vamos explicar o que é essa prática, quais são seus benefícios para as empresas e como aplicá-la em seu negócio.

Afinal, o que é o benchmarking?

O benchmarking é uma espécie de análise da concorrência muito aprofundada, que visa otimizar a performance de um negócio com base no que já é feito por outras empresas do mesmo segmento. A partir das informações coletadas, é possível entender o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado, além de identificar oportunidades e riscos.

O objetivo é entender como empresas com características semelhantes ao seu negócio conseguiram ter êxito e prosperar no mercado, avaliando sua trajetória. O benchmarking permite não só replicar as estratégias de sucesso como evitar os erros que já foram cometidos.

Além de comparar o negócio aos concorrentes diretos, também vale a pena observar outras empresas líderes em seus mercados, usando-as como referência para melhorar a gestão e obter resultados mais expressivos.

Mas atenção: benchmarking não é sinônimo de cópia, muito menos de plágio. A ideia é buscar inspiração, identificando as estratégias que fazem sentido para a sua empresa e adaptando-as para a sua realidade.

Quais os princípios do benchmarking?

Os princípios do benchmarking ajudam os gestores corporativos a analisar as estratégias e a performance da concorrência de forma muito mais precisa. São eles:

  • Diagnóstico: antes de analisar os concorrentes, é importante fazer um diagnóstico do próprio negócio, ou seja, entender quais setores e processos precisam ser otimizados;
  • Pesquisa: após ter o diagnóstico, é importante pesquisar quais empresas servirão como referência, quais dados serão utilizados na análise e o que será estudado;
  • Análise: a análise propriamente dita é o estudo abrangente e aprofundado das práticas da concorrência;
  • Interpretação: nesse momento, o gestor deve debruçar-se sobre a análise feita na etapa anterior e extrair informações úteis para melhorar sua gestão;
  • Otimização: finalmente, esse é o momento de colocar a mão na massa e aplicar as práticas observadas no estudo da concorrência, otimizando o seu próprio negócio.

Quais os principais tipos de benchmarking?

Há vários tipos de benchmarking, categorizados conforme suas características e seus objetivos. Os principais são:

Benchmarking performático

O benchmarking performático, como o nome sugere, se concentra na análise da performance da concorrência. Nesse método, são analisados os principais indicadores de desempenho (como o ticket médio, o custo de aquisição de clientes, a taxa de conversão e a margem de lucro) para avaliar os progressos das empresas concorrentes.

Benchmarking interno

O benchmarking interno, por sua vez, foca na análise de um processo específico.  Nesse método, o gestor deve escolher um determinado processo da própria empresa e comparar seus resultados com os dos concorrentes.

Por exemplo: é possível analisar o prazo de entrega dos pedidos, o tempo médio de resposta do SAC ou o grau de satisfação do cliente. O objetivo é identificar falhas e saber onde pode melhorar.

Benchmarking competitivo

No benchmarking competitivo, o gestor analisa os resultados obtidos pela concorrência de maneira autônoma, sem necessariamente fazer uma comparação com a própria empresa. A ideia é obter insights e identificar oportunidades.  

Benchmarking cooperativo

No benchmarking cooperativo, duas ou mais empresas colaboram mutuamente e compartilham informações entre si. Trata-se de um processo muito usado em startups, negócios pautados na inovação e que precisam alavancar seu crescimento.

Benchmarking genérico

O benchmarking genérico é o mais clássico de todos. Trata-se de uma análise padrão dos processos, ferramentas e estratégias dos concorrentes de forma qualitativa. O foco, aqui, é detectar gargalos e pontos de melhoria.

Benchmarking funcional

Finalmente, o benchmarking funcional se concentra na análise de uma função específica (por exemplo, o atendimento ao cliente ou o posicionamento nas mídias sociais), realizada na empresa usada como referência. 

Ela não necessariamente deve pertencer ao mesmo nicho, já que os insights obtidos a partir desse estudo podem ser replicados em empresas de qualquer setor.

Quais os benefícios de aplicar o benchmarking em uma empresa?

O benchmarking ajuda as empresas de diversas maneiras. Alguns dos maiores benefícios dessa prática para os negócios são:

Promover um ciclo de melhoria contínua

Adotar o benchmarking permite que a empresa esteja constantemente buscando por melhorias e corrigindo erros. Isso se torna uma grande vantagem competitiva.

Ajudar o gestor a entender o que traz ou não resultados

Ao estudar o desempenho de outras empresas de forma aprofundada, o gestor consegue perceber tendências e padrões e entender o que dá certo ou não na concorrência. A partir daí, pode tomar melhores decisões de negócios.

Aumentar a produtividade

Além de melhorar o desempenho, o benchmarking também ajuda a reduzir custos desnecessários e a aproveitar melhor o tempo e os esforços da equipe, aplicando os recursos naquilo que dá mais resultado e cortando onde não dá. Assim, a empresa se torna ainda mais produtiva.

Melhorar a satisfação dos consumidores

Por fim, o benchmarking ajuda a entender o que agrada e o que desagrada o público. A partir dessa informação, é possível melhorar a experiência dos clientes e torná-los ainda mais satisfeitos e fiéis.

Como aplicar o benchmarking na empresa?

Não poderíamos terminar este artigo sem tratar da parte prática. Confira, a seguir, como aplicar o benchmarking na sua empresa:

  1. Defina os métodos e técnicas que serão adotados no estudo dos concorrentes. Exemplos: pesquisa de campo, busca online, métricas de performance, relatórios ou demonstrativos financeiros, análise do público etc;
  2. Faça uma boa pesquisa de mercado e defina quem são seus concorrentes principais (não necessariamente serão os líderes de mercado);
  3. Analise os dados coletados de forma holística e aprofundada;
  4. Entenda como adaptar as boas práticas observadas na concorrência para a realidade de sua empresa;
  5. Crie um plano de ação para implantar as melhorias em seu negócio.

Conte com a ajuda da Insper Jr para o benchmarking de sua empresa

Conhecer o mercado em que está inserido é fundamental para melhorar a gestão. Por isso, o benchmarking é um processo contínuo: não dá para fazer um estudo da concorrência apenas uma vez e nunca mais aplicá-lo.

Para conduzir esse processo com mais eficiência e torná-lo realmente útil, que tal contar com a ajuda de nossos especialistas? Entre em contato e agende sua consultoria com a nossa equipe!

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