WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
10 dicas para você começar o próprio negócio em 2022!

10 DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR O PRÓPRIO NEGÓCIO EM 2022!

Você deseja abrir uma empresa? Se esse é o seu caso, é provável que tenha alguns receios e dúvidas. Afinal, como começar o próprio negócio

Diante do avanço da tecnologia, o mundo está cada vez mais digitalizado. Isso impacta diretamente os empreendimentos modernos, que precisam se manter atualizados às necessidades do consumidor no ambiente virtual, sempre em constante mudança.

Nesse sentido, a Insper Jr é uma empresa especialista em consultoria estratégica para negócios e possui ampla vivência em ajudar pessoas que desejam começar um empreendimento. Por isso, com base em nossa experiência, elaboramos este artigo com 10 dicas práticas para quem deseja dar início a uma nova atividade empresarial. 

Dicas para começar um negócio 

Confira 10 dicas que vão ajudar você a saber como iniciar o seu próprio negócio, buscando atingir o sucesso no novo empreendimento. 

1- Marque presença digitalmente

De acordo com 44ª edição do Webshoppers relatório elaborado pela Ebit | Nielsen, no primeiro semestre de 2021, o e-commerce no Brasil foi capaz de apresentar 31% de crescimento em comparação com igual período do ano de 2020. Além disso, o comércio eletrônico registrou faturamento de R$ 53,4 bilhões nos primeiros 6 meses de 2021.

Esses dados revelam o atual padrão de comportamento de compras do povo brasileiro, os consumidores estão cada vez mais optando pelo ambiente digital. Como resultado disso, o setor de e-commerce apresenta crescimento constante. 

Sendo assim, aqueles que desejam iniciar um negócio próprio precisam ficar atualizados e acompanhar as principais tendências do mercado. Entre essas, encontra-se a possibilidade de vendas de forma online por meio de um comércio eletrônico. 

2- Construa um blog

Além de ter um site de venda, é útil criar um blog para compartilhar conteúdos de valor com os seus clientes em potencial. Afinal, um negócio novo no mercado ainda é desconhecido do público, ou seja, não conhecem a solução que a sua empresa oferta e os benefícios que isso pode trazer. 

Por isso, é útil publicar textos em blogs, mesmo que de início sejam bem curtos e vá expandindo com o passar do tempo. Dessa forma, você vai ter uma estratégia de atração do público para o seu empreendimento.

Também, esse é um excelente método de conferir autoridade à marca, já que a escrita constante e aprofundada sobre o tema demonstra que sua organização realmente entende sobre o assunto, sendo uma escolha confiável para a realização de uma compra ou serviço.

3- Conheça os mecanismos de SEO

Outro fator fundamental para quem ainda está aprendendo como começar o próprio negócio é conhecer os mecanismos de SEO (Search Engine Optimization), em português, “Otimização para Mecanismos de Busca”.

O SEO é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas tanto no código do site como nas páginas web, por exemplo, na formatação e escrita dos conteúdos, a fim de que o site alcance um melhor posicionamento nas ferramentas de buscas, como o Google e o Bing.

Por aplicar as boas práticas de SEO, ao longo do tempo, a sua empresa vai construir autoridade no ambiente digital, isso é importantíssimo para a consolidação da marca no mercado.

4- Desenvolva um aplicativo

Atualmente, um dos principais meios de contato é o smartphone, que oferece praticidade e agilidade durante a execução de diversas tarefas. 

Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o celular é o meio mais usado pelos brasileiros para acessar à internet, atingindo o percentual de 98,6%.

Com isso em mente, uma das principais formas de estar presente no dia a dia dos usuários é por meio dos aplicativos. Por isso, considere a possibilidade de desenvolver um app para o seu negócio.

5- Aprenda outro idioma

Quem quer começar o próprio negócio, é útil aprender um novo idioma, já que à medida que a empresa for ampliando no mercado será necessário prospectar novas parcerias para dar prosseguimento a determinados projetos.

Em geral, é importante que saiba, pelo menos, o inglês. Mas a escolha da língua a ser estudada pode variar de acordo com os objetivos e o modelo da empresa.

6- Faça um plano de negócios

O plano de negócios é um documento elaborado com o intuito de ajudar a definir alvos e planejar quais são as melhores estratégias para alcançar essas metas.

Portanto, para quem ainda não sabe como começar o próprio negócio, um dos primeiros passos é iniciar pelo planejamento a fim de que o investimento seja bem-sucedido. 

7- Pense em parcerias para subsídios

Outra dica fundamental é pensar em parcerias para subsídios, visto que pode ser necessário ter um auxílio financeiro para dar sequência ao desenvolvimento do empreendimento. 

Nesse sentido, é importante elaborar uma proposta a partir do plano de negócios bem estruturado, que demonstre quais são os objetivos da empresa a longo prazo.

8- Utilize as plataformas de distribuição

As plataformas de distribuição de conteúdos digitais, como as redes sociais, também são uma excelente forma de criar aproximação com o seu público, fortalecendo o relacionamento entre a marca e o cliente. 

Por isso, analise as redes que se encaixam com o perfil da sua empresa e mantenha participação ativa nesses locais. 

9- Aproveite as vantagens do BI

O Business Intelligence (BI) é o uso da análise de dados para melhorar a capacidade de tomada de decisões da empresa. Entre as vantagens do BI para o negócio, é possível destacar:

  • Inteligência competitiva;
  • Aperfeiçoamento dos processos empresariais;
  • Aumento da margem de lucro. 

10- Contrate uma consultoria de negócios

Por último, é importante contratar uma consultoria de negócios. Afinal, diante de tantas dicas diferentes é comum ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção para o seu caso.

Para quem está começando o próprio negócio, a ajuda de um profissional qualificado, dentre outras coisas, pode ajudar a:

  • Definir os objetivos gerais e específicos;
  • Montar um plano de negócios eficaz;
  • Identificar os possíveis riscos;
  • Solucionar problemas;
  • Indicar os canais digitais apropriados para a empresa. 

Pensando nisso, o time de especialistas da Insper Jr está à disposição para auxiliar no planejamento e construção do seu negócio, levando em consideração as particularidades da sua situação. Além do mais, também ofertamos soluções que auxiliam no crescimento da sua empresa por meio da digitalização. 

Que tal conhecer melhor os nossos serviços? Veja os benefícios que a consultoria de negócios com a Insper Jr proporciona para a sua empresa!

ANTERIORPRÓXIMA