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Pessoas analisando e estudando sobre gestão de produtos

GESTÃO DE PRODUTOS: SAIBA PORQUE O MERCADO ESTÁ DE OLHO NELA!

É nítido o crescimento da inclusão de empreendedores e negócios no mundo digital, e com ele, percebemos o crescimento da área de gestão de produtos, que vem ganhando força no mercado.

É uma área nova, pouco explorada e que está com um baixo número de profissionais especializados nela, gerando uma boa oportunidade de trabalho para quem tem interesse.

Ela trabalha diretamente com componentes importantes para a definição dos produtos, como qual o mercado ele irá atingir, para quais pessoas, qual a proposta de valor que será oferecida, dentre outros fatores importantes para o segmento trabalhado.

Por isso, hoje, neste post trouxemos tudo que você precisa saber sobre a área, para se manter atento a essa nova tendência!

O que é gestão de produtos?

A área de gestão de produtos, é a área que lida com todo o processo de elaboração e gerenciamento do produto no negócio, ela exige profissionais multidisciplinares, pois envolve várias áreas da empresa, como design, tecnologia, liderança, marketing, negócios, tudo isso para elaborar um lançamento de um produto. É como se o gerente de produto fosse o principal elo responsável por interligar essas partes.

O gerente de produto ou product manager, deve possuir uma visão holística e completa de toda operação do negócio, e ter um entendimento de toda a jornada do cliente na empresa, pois deve-se haver um foco nele e em suas necessidades.

Além disso, o profissional deve conduzir suas atividades por metodologias ágeis, que permitam uma maior flexibilidade quando a possíveis mudanças de planos, ou ajustes da produção para prazos mais curtos, tudo isso para agregar valor ao cliente.

Todo esse processo de gerenciamento pode diferir de uma empresa para outra, considerando que o processo cruza com outras áreas, e dependendo do modelo de negócio essas áreas podem divergir.

Qual a importância de uma boa gestão de produtos?

Uma das principais finalidades da gestão de produtos, é entregar o melhor para o cliente, atendendo suas necessidades, ao mesmo tempo que otimiza dos resultados da empresa.

A partir de um maior entendimento sobre o ciclo de vida do produto, a empresa conseguirá extrair todo o potencial, e proporcionar um maior retorno, a medida que supera as expectativas do cliente.

Além de atingir esses resultados, é uma área que vai interligar a tecnologia com as demais áreas da empresa, o que favorecerá o que chamamos experiência do usuário (UX), que é uma tendência essencial para as empresas que querem se diferenciar da concorrência.

O gestor de produtos será o principal responsável por elaborar soluções que consolidem o produto ou a marca trabalhada estrategicamente, o que pode fidelizar clientes, e aumentar o argumento de autoridade da empresa.

Quais as principais diferenças entre marketing de produto e gestão de produtos?

Ainda há quem confunda os dois conceitos, mas é importante ressaltar que existem diferenças entre eles, apesar da aparente semelhança.

O ponto de maior diferença é onde está centralizada a estratégia, pois o marketing de produtos, é responsável por apresentar da melhor forma o item para o consumidor, e para isso, ele faz estudos sobre os melhores canais para isso.

A gestão de produtos, por sua vez direciona seus esforços em oferecer o produto mais adequado para os clientes, entendendo as demandas, o perfil de negócios os produtos disponíveis.

Quais os principais benefícios de ter uma área de gestão de produtos na sua empresa?

Não é a toa que essa área vem crescendo e ganhando destaque no mercado. Vamos apresentar agora os principais benefícios dela e como eles irão impactar a sua empresa.

  1. Criação de vantagem competitiva

Os profissionais que atuam nessa área estão diretamente responsáveis por garantir o sucesso do cliente, ao mesmo tempo em que atende os objetivos estratégicos da empresa, atendendo as necessidades do cliente, e resolvendo os seus problemas.

Apesar de parecer simples, essa conexão de objetivos da empresa e necessidades do público, quando bem feita, podem garantir um crescimento mais orgânico e uma perpetuidade maior do negócio.

O setor de gestão de produtos promove a conexão entre áreas da empresa, que irão contribuir para um melhor produto e uma melhor experiência do cliente, de acordo com as suas especificidades. 

Então terá a área responsável pelos artefatos tecnológicos, outra pelo design e usabilidade do produto, outra pela experiência do cliente e sua interação com as funcionalidades do produto, além de uma que analise a viabilidade econômico-financeira de tudo que está sendo executado.

Tudo isso bem trabalhado, gerará uma vantagem competitiva forte, onde a empresa terá um domínio tão grande sobre o produto e seu valor agregado, que driblar as objeções que aparecerem dos clientes será uma tarefa fácil.

  1. Entrega do produto ideal

Às vezes muitos gestores apostam em um amplo catálogo de produtos para atender o maior número de clientes, sendo que essa é uma estratégia que pode não gerar um bom custo x benefício para a empresa.

Através da gestão de produtos, o gestor terá maior clareza e profundidade sobre quem ele quer atender, quais problemas ele quer resolver com aquela solução, e tudo isso por meio de dados.

Além disso são feitos testes, para garantir ainda mais a efetividade daquilo que está sendo oferecido ao mercado, e, qualquer inconformidade, seja com os objetivos da empresa ou com as necessidades do cliente, o gerente de produto tem a autonomia de mudar se for preciso.

  1. Uma melhor gestão de compras

O setor de compras e o setor de gestão de produtos tem uma forte e estreita relação, pois quando você faz compras coerentes com o que é necessário para a empresa, esta terá os produtos certos, com a quantidade certa em estoque.

Então, com as informações da área de gestão de produtos, a área de compras poderá trabalhar estrategicamente para fazer os pedidos de itens básicos que não põem faltar, e itens que tem uma saída mais lenta, gerando uma menor ruptura no estoque, e consequentemente reduzindo custos.

  1. Melhor gestão de produtos complementares

A gestão de produtos pode favorecer e impulsionar a quantidade de produtos complementares que são adquiridos no processo de venda, a partir de uma “análise de cesta”, onde o gestor utiliza a inteligência de negócio para prever preferências dos clientes, e assim prever suas decisões de compra.

Ao cruzar essas informações com o que há disponível no estoque, o gestor poderá entender quais itens complementam o que está sendo comprado, otimizando a experiência do cliente, e melhorando a rotatividade desses produtos complementares.

É uma estratégia que favorecerá os números da empresa, ao mesmo tempo que garante a satisfação do cliente tanto com os produtos, quanto com a experiência que foi  proporcionada.

A tecnologia é um fator extremamente importante na execução dessa estratégia, pois é necessário de uma análise de dados que consiga catalogar e gerenciar esses produtos, para que as otimizações possam ser feitas.

Ao longo do post podemos perceber, o quanto que trabalhar estrategicamente todos os pontos relevantes relacionados ao produto pode ser decisivo para a empresa e sua estratégia.

É importante ter um entendimento aprofundado sobre o produto oferecido, para garantir que ele atenda as reais necessidades dos clientes superando suas expectativas.

Nós da Insper Jr. estamos à disposição para te ajudar nesse processo e assim alavancar os resultados da sua empresa!

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