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Empresário monitorando indicadores de desempenho

QUAIS OS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO DE UM NEGÓCIO?

Um dos maiores desafios da gestão corporativa é acompanhar os progressos da empresa e avaliar quais aspectos estão apresentando bons resultados e quais precisam ser melhorados. Por isso, os indicadores de desempenho são os melhores amigos dos gestores!

Mas você sabe o que são esses indicadores e quais são os mais relevantes para os negócios? Neste post, vamos esclarecer tudo sobre indicadores de desempenho e como utilizá-los a favor de sua gestão!

O que são indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são métricas que mensuram os resultados obtidos pela empresa e ajudam os gestores a avaliar a evolução dos negócios em direção às metas e aos objetivos estabelecidos.

Tais indicadores podem ser tanto quantitativos como qualitativos, dependendo de seu objetivo. Com eles, é possível fazer análises mais bem fundamentadas em relação aos caminhos que a gestão deve seguir e às decisões que devem ser tomadas.

Para que servem os indicadores?

Os indicadores de desempenho servem basicamente para fornecer informações concretas sobre os negócios aos gestores e suas equipes e orientar a tomada de decisões estratégicas. De acordo com esses dados, é possível também avaliar se a empresa está conseguindo alcançar bons resultados.

É o monitoramento constante dos indicadores que permite, também, identificar oportunidades e diagnosticar problemas e necessidades de mudanças. Além disso, os indicadores de desempenho permitem comparar o que está sendo feito com aquilo que tinha sido planejado e fazer ajustes caso os resultados estejam aquém da expectativa.

Qual a importância de acompanhar os indicadores de desempenho?

Acompanhar de perto os indicadores de desempenho torna a gestão muito mais eficiente, já que possibilita a mensuração dos resultados e, com base nisso, a busca por melhorias e correções. Nesse sentido, os indicadores fornecem um norte em que se basear.

Quando o gestor consegue entender precisamente o cenário do negócio, identifica possíveis falhas e problemas com muito mais facilidade. Assim, consegue chegar a soluções eficazes mais rapidamente.  

Quais os tipos de indicadores?

Existem vários tipos de indicadores, categorizados conforme seus objetivos e sua metodologia de mensuração. Os principais deles são:

Produtividade

Esse grupo de indicadores diz respeito à capacidade de produção do time em relação ao tempo e aos recursos disponíveis. Eles são importantes para medir o desempenho dos profissionais da empresa e permitem ao gestor acompanhar melhor sua equipe, bem como estabelecer metas mais coerentes.

Capacidade

Esses indicadores medem a capacidade da equipe de realizar suas tarefas e perseguir seus objetivos, e estão relacionados ao sucesso interno do time. Por exemplo, é possível mensurar o total de envio de propostas a possíveis clientes, a quantidade de reuniões realizadas, entre outras métricas.

Absenteísmo

Os indicadores de absenteísmo, por sua vez, dizem respeito à ausência dos colaboradores no local de trabalho, o que prejudica a execução das atividades e afeta os resultados obtidos pela empresa.

Qualidade

Os indicadores de qualidade estão relacionados à quantidade de falhas e desvios nas atividades das equipes. Eles ajudam a quantificar e avaliar a conformidade daquilo que está sendo entregue e, com base nisso, propor melhorias.

Estratégia

Finalmente, os indicadores de estratégia têm a ver com o desempenho do negócio em relação aos objetivos estratégicos traçados. Cada área da empresa tem seus próprios indicadores de desempenho de estratégia, que devem ser considerados sobretudo no momento de tomada de decisões.

Quais os principais indicadores de desempenho?

Embora isso possa variar conforme o segmento do negócio, alguns dos indicadores de desempenho mais importantes de se acompanhar são os seguintes:

Market Share

O market share é um indicador de competitividade e diz respeito à fatia de mercado que a empresa ocupa em seu nicho, ou seja, o nível de participação e a importância do negócio em seu segmento de atuação. Ele considera fatores como o faturamento, a lucratividade, o volume de vendas e a quantidade de clientes.

Faturamento

O faturamento diz respeito ao valor bruto que a empresa fatura dentro de determinado período. Esse indicador é importante para analisar a saúde financeira do negócio e considera algumas variáveis como a margem de lucro, o lucro bruto, a lucratividade e a liquidez recorrente.  

Taxa de conversão

A taxa de conversão de um negócio é a relação entre os leads conquistados e a quantidade de clientes que foram convertidos (por exemplo, que fizeram uma compra na loja ou contrataram um serviço). Ela pode ser calculada dividindo a quantidade de vendas pelo número de leads e, depois, multiplicando o resultado por 100.

ROI

O ROI é o indicador de desempenho mais famoso de todos, e um dos mais importantes para as empresas. Ele diz respeito ao retorno sobre o investimento, ou seja, quanto a empresa lucra em relação àquilo que investe. Ele é um indicador fundamental para mensurar o retorno financeiro da empresa.

Turnover

O turnover mede a rotatividade dos profissionais de uma empresa, ou seja, a quantidade de desligamentos (sejam eles por demissões voluntárias ou involuntárias) em relação ao número de funcionários. É importante acompanhar esse indicador porque uma rotatividade muito alta, além de apontar para problemas na gestão, também traz prejuízos para a empresa.

Satisfação dos clientes

Outro dos mais importantes indicadores de desempenho de uma empresa é o índice de satisfação dos clientes, ou Net Promoter Score (NPS). Como o nome já diz, ele mensura o quão satisfeitos os consumidores estão com a empresa e o quanto a recomendariam.  

Taxa de reclamações

Este indicador de desempenho diz respeito ao número de reclamações que a empresa recebeu dos clientes. O ideal é que ele seja o mais baixo possível, pois isso está atrelado a produtos ou serviços de maior qualidade e a um atendimento primoroso.  

Como monitorar os indicadores de desempenho?

Nem todo indicador de desempenho precisa ser monitorado diariamente ou em tempo real. Os mais estratégicos para os negócios devem ser acompanhados de pertinho, mas outros podem ser verificados com uma periodicidade menor – tipo uma vez por semana ou até por mês.

Os dados sobre o negócio fornecem insights maravilhosos. Por isso, é importante usar ferramentas como o Google Analytics, o Excel ou o Google Planilhas, ferramentas de B. I. e a base de dados interna da empresa.

Outra dica importante é manter um registro completo de todos os números em uma planilha para que se possa acompanhar a evolução. Assim, o gestor consegue usar as informações na hora do planejamento estratégico, do desenvolvimento de um plano de ação e na tomada de decisão. E, é claro, alimente e atualize a planilha constantemente!

Acompanhe os principais indicadores de desempenho e melhore sua gestão

Acompanhar e analisar os indicadores de desempenho é apenas um dos grandes desafios envolvidos na gestão corporativa. Para facilitar a rotina do gestor, é importante contar com o apoio de especialistas.  

Quer uma ajuda adicional para monitorar seus resultados e melhorar a sua gestão? Então agende uma consultoria com a equipe da Insper Jr e entenda como podemos auxiliar os seus negócios!

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