CPL: O QUE É E COMO FAZER O CÁLCULO CORRETO
O CPL é uma métrica essencial para o marketing digital de uma empresa, já que permite entender e otimizar os investimentos para atração e aquisição de clientes. Mas será que você sabe exatamente o que é essa métrica e por que ela é tão importante para a saúde financeira de um negócio?
Neste artigo, vamos explicar o que é e para que serve o CPL e mostrar como calculá-lo. Também vamos apresentar algumas dicas para diminuir o CPL em sua empresa e, assim, aumentar seu ROI (Retorno sobre o Investimento). Acompanhe!
Entenda o que é um lead
Antes de explicar o que é CPL, é preciso dar um passo atrás e explicar o que é um lead. Um lead nada mais é do que um cliente em potencial, ou seja, uma pessoa que já teve algum contato com a sua empresa e caiu em seu funil de vendas.
Para que as empresas tenham sucesso, é necessário gerar o maior número de leads possível, já que cada lead representa uma possível oportunidade de negócio. Daí a importância de se criar estratégias para atrair cada vez mais novos leads. Só que isso tem um custo. E é aí que entra o CPL.
O que é o Custo por Lead (CPL)?
CPL, ou Custo por Lead, é a métrica que indica o valor gasto em média na aquisição de um novo lead. Afinal, os leads não se materializam do nada nem caem do céu: é preciso investir em campanhas de atração, em anúncios, em criação de conteúdo, entre outras estratégias.
O CPL é obtido através da divisão do valor investido em campanhas com foco em geração de leads e o número de clientes em potencial que demonstraram interesse nos produtos ou serviços da empresa, mesmo que ainda não tenham se convertido em clientes reais.
A importância do CPL para empresas
Para que uma empresa tenha sucesso e cresça de maneira sustentável, ela precisa ter um controle financeiro muito apurado, administrando com rigor todos os valores que entram e que saem do caixa. Com os custos com marketing digital, não é diferente.
É necessário que a quantia gasta em ações online gere bons retornos financeiros, atraindo um grande volume de pessoas sem extrapolar o orçamento disponível para tais campanhas. Por esse motivo, calcular e acompanhar o CPL é crucial para entender se as estratégias de marketing adotadas estão sendo efetivas e rentáveis.
Em outras palavras, monitorar o CPL permite que o gestor aproveite melhor os recursos da empresa visando a obter melhores resultados, sem perder dinheiro em ações que não funcionam para gerar novas oportunidades de negócios.
Como calcular o CPL corretamente
Agora que você já sabe o que é CPL e por que essa métrica é fundamental para a saúde financeira das empresas, é hora de aprender como fazer o cálculo. A fórmula é simples:
CPL = investimentos em marketing digital / número de leads gerados
Assim, vamos supor que você tenha uma campanha de marketing digital que custou R$ 5.000,00 e gerou 500 leads. O CPL seria, então, o equivalente a 5000/500. Nesse exemplo, para cada lead gerado, a empresa gastaria em média R$ 10,00.
Vale lembrar que é preciso considerar o investimento total. Assim, não se deve incluir somente a quantia gasta em anúncios, por exemplo. Outros valores, como hospedagem, recursos humanos, ferramentas e softwares utilizados também precisam entrar na conta.
Estratégias para reduzir o CPL
O objetivo é que seu CPL seja o menor possível, ou seja, investir pouco para gerar novos leads. Existem algumas estratégias eficazes para reduzir o custo por lead e, consequentemente, aumentar o ROI da empresa.
Uma dessas estratégias é priorizar o tráfego orgânico, adotando técnicas de SEO e investindo em marketing de conteúdo e em inbound marketing. Assim, será preciso investir menos em mídia paga.
Outra estratégia eficiente é criar campanhas de remarketing para fisgar consumidores em potencial, que já tenham demonstrado interesse nos produtos ou serviços da empresa, mas que não chegaram a se tornar clientes.
Também é importante usar CTAs atraentes para chamar a atenção de possíveis clientes, fazer testes A/B para saber quais campanhas performam melhor e otimizar suas landing pages para a conversão. Além disso, é necessário monitorar constantemente os resultados para fazer ajustes e melhorar o desempenho de suas campanhas.
Métricas que complementam o Custo por Lead
Entender e acompanhar o CPL é essencial. Mas não basta para uma estratégia de marketing digital eficiente. É necessário conhecer e monitorar outras métricas que trabalham em conjunto com o CPL, como o CPC, o LPV, o CPV e o CAC.
O CPC é o Custo por Clique, ou seja, quanto a empresa gasta a cada clique em seus anúncios. Ele pode ser calculado por meio da fórmula:
CPC = valor do investimento / número de cliques
O LPV, por sua vez, é o Lead por Venda, uma métrica que ajuda a entender quantos leads são necessários para gerar uma venda. Ele pode ser obtido por meio da fórmula:
LPV = número de leads/número de vendas
Já o CPV representa o custo por venda, ou seja, quanto a empresa precisa gastar para efetivamente gerar uma venda. Ele é calculado a partir da seguinte fórmula:
CPV = CPL x LPV
Por fim, o CAC é o Custo de Aquisição de Clientes, ou seja, o investimento que a empresa precisa fazer para adquirir um novo cliente. Para calculá-lo, basta usar a seguinte fórmula:
CAC = valor dos investimentos feitos pela empresa em marketing e vendas / número de novos clientes
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