O QUE É VALUATION?
No mundo corporativo, valuation é um termo muito corriqueiro. Afinal, saber determinar o valor de mercado de uma empresa não é importante somente na hora de vendê-la ou calcular o preço de suas ações na Bolsa, mas também no dia a dia do negócio. O conceito de valuation ajuda a melhorar a gestão da empresa e, por isso, todo empreendedor precisa conhecê-lo.
Você sabe, na prática, o que significa valuation e qual é a sua importância para a gestão empresarial? Neste post, traremos as respostas para essas e outras dúvidas comuns sobre esse tema!
Afinal, o que é valuation?
O termo valuation se refere, basicamente, à avaliação de uma corporação. É o valor que uma empresa tem no mercado, cálculo que se baseia em seu valor atual somado ao potencial de ganho financeiro que ela representa para o futuro.
Essa avaliação leva em conta uma série de indicadores e cálculos matemáticos fundamentados em fatores como o número de clientes da empresa, a receita que ela gera, seu potencial de expansão, seu plano de negócios e até elementos mais subjetivos, como a percepção dos investidores sobre a companhia, a maneira como os clientes enxergam a empresa e sua posição no mercado.
O cálculo considera, ainda, a expectativa de retorno sobre os investimentos feitos no negócio. Ou seja, não se trata apenas dos aspectos objetivos, como a qualidade do produto ou do serviço, mas do impacto gerado pela empresa como um todo. Levando todas essas variáveis em consideração, é possível calcular o preço justo da empresa, aquilo que ela efetivamente vale.
Aí você pode estar se perguntando para que serve esse conhecimento. E a resposta é: para muita coisa! Por exemplo, em casos de herança, falecimento ou divórcio de algum dos sócios ou qualquer outra situação que exija partilha de bens, o valuation é de muita valia. Da mesma forma, se houver uma proposta de a empresa ser vendida para um conglomerado, calcular o quanto ela vale é essencial para que o negócio seja justo.
Outro exemplo de utilidade do valuation é a precificação de ações. Com base no valuation, é possível definir o preço dos papéis da empresa no mercado financeiro e, assim, os investidores conseguem determinar se vale ou não a pena investir nelas. Portanto, conhecer o valuation também é importante na hora de atrair parceiros de negócios e novos investidores.
Além de todos os exemplos dados, o valuation também é extremamente valioso para a gestão da empresa. É sobre isso que trataremos a seguir.
A importância do valuation para a gestão da empresa
Calcular o valuation da empresa fornece insights muito importantes para melhorar a gestão. Por exemplo, permite identificar os pontos fortes do negócio e seus pontos fracos, ou seja, quais características o valorizam e quais o fazem valer menos no mercado. Quando o gestor corporativo conhece o valor que a empresa tem no mercado, consegue fazer planos melhores para o futuro e identificar boas oportunidades de gerar valor ao negócio.
Além disso, o valuation ajuda a entender o crescimento da empresa ao longo do tempo e o que pode ser feito para ampliar seu potencial de expansão, a determinar quanto pode ser investido e, inclusive, a fazer negociações mais justas com os sócios.
E, finalmente, o valuation é extremamente útil quando a empresa precisa buscar investimento para se expandir (algo muito comum na rotina de startups, por exemplo). Afinal, conhecendo o valor de mercado, os investidores conseguem avaliar melhor o potencial de crescimento do negócio e decidir se vale ou não a pena aplicar seu capital nele.
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Quais os tipos de valuation?
Existem vários tipos de valuation, ou seja, diversas formas de calcular o valor de mercado de uma empresa. Entre os mais utilizados por analistas estão:
- Método de fluxo de caixa descontado (FCD)
- Múltiplos de mercado
- Valuation contábil
- Valuation de liquidação
- Valuation pré-investimento e valuation pós-investimento
- Modelo de Gordon
Todos esses tipos de valuation diferem em relação aos elementos usados para determinar o valor do negócio, como seu fluxo de caixa, sua taxa de desconto, seu valor atual e ativos intangíveis. Detalharemos melhor os principais métodos a seguir.
Métodos de valuation
Fluxo de caixa descontado
Este método utiliza o fluxo de caixa da empresa para fazer uma projeção de seus lucros no futuro, descontando o risco inerente ao investimento. Para tanto, os analistas projetam as despesas futuras e o faturamento do negócio e, com base em cálculos matemáticos, determinam o preço justo da empresa no presente.
Para calcular o fluxo de caixa descontado, utilizam-se a estimativa de fluxo de caixa (ou seja, os valores que entram e saem do caixa da empresa num mesmo período) e a taxa de desconto, que atualiza a projeção do fluxo de caixa para a atualidade e é formada pelos custos envolvidos e pelos riscos do negócio.
Por levar em conta também os ativos intangíveis da empresa, o método do fluxo de caixa descontado oferece estimativas bastante fiéis e, portanto, é um dos mais utilizados pelos analistas.
Múltiplos de mercado
Os múltiplos de mercado são utilizados sobretudo no mercado financeiro, para estipular o valor dos ativos de uma empresa. Esse método leva em conta indicadores como Preço/Lucro, Enterprise/Ebitda, Preço/Valor Patrimonial e Dividend Yield para avaliar um negócio em comparação com suas concorrentes.
Valuation contábil
O valuation contábil leva em conta apenas o patrimônio líquido da empresa, como a soma de seus ativos circulantes e não circulantes e a subtração das dívidas e obrigações financeiras, excluindo qualquer elemento mais subjetivo.
Como esse método desconsidera os bens intangíveis da empresa, tais como patentes, franquias e a marca em si, acaba não sendo suficiente para fornecer uma estimativa precisa do valor do negócio.
Valuation pré-investimento e pós-investimento
Este método de valuation é usado por investidores para decidir se vale a pena fazer um aporte financeiro na empresa. Ele analisa o valor de mercado do negócio antes de receber o investimento e projeta qual será seu valor após o aporte de capital.
Modelo de Gordon
Finalmente, o modelo de Gordon é um modelo que se baseia numa estimativa de dividendos futuros da empresa. Como os dividendos são imprevisíveis e não seguem o mesmo padrão em longo prazo, é necessário ter cuidado ao utilizar esse método.
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Como a Insper Jr pode ajudar no cálculo do valuation de uma empresa?
Como você pode perceber, o cálculo do valuation envolve muitas variáveis e requer cálculos matemáticos complexos para realizar as projeções mais precisas. Não é uma tarefa simples e nem deve ficar sob a responsabilidade de leigos.
A melhor maneira de analisar o seu negócio e estimar o seu valor de forma mais precisa é contar com uma empresa de consultoria especializada. A Insper Jr tem profissionais capacitados para fazer esse trabalho e ajudar a calcular o valor de mercado de sua empresa!
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