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reunião de stakeholders

COMO IDENTIFICAR E CONQUISTAR STAKEHOLDERS?

Saber identificar, classificar e administrar as relações com os stakeholders é um ponto chave para a expansão e o sucesso das empresas.

Mas, afinal, quem pode se encaixar nessa categoria e, o mais importante: como identificá-los e lidar com eles corretamente? Neste post, você encontra as respostas para todas essas questões!

O que são os stakeholders?

Os stakeholders de uma empresa consistem em seus públicos de interesse, ou seja, as partes interessadas nela. Trata-se das pessoas físicas ou jurídicas que são impactadas, direta ou indiretamente, por um negócio.

Essa influência não precisa ser, necessariamente, de ordem financeira (embora o seja, em muitos casos). Afinal, as atitudes e políticas adotadas por uma empresa também têm impacto ambiental e social em terceiros.

Dessa forma, qualquer um que seja afetado de alguma forma pelas ações organizacionais e, portanto, tenha interesse nos processos e nos resultados de um negócio, entra na categoria de stakeholders.

Alguns exemplos de stakeholders são os gestores, os CEOs ou proprietários da empresa, os investidores, os clientes, os funcionários, os fornecedores, os parceiros comerciais, os credores, os concorrentes e até mesmo a mídia, ONGs e os governos.

Como você pode ver, o conceito de stakeholder abrange vários grupos, e sua relevância varia de acordo com a empresa e o com o projeto que está sendo executado.

Tipos de stakeholders

Externos

Os stakeholders externos são aqueles grupos que não têm um relacionamento direto com a empresa, mas, que, ainda assim, são afetados de alguma forma pelas ações e/ou pelos resultados do negócio. É o caso de fornecedores, credores, da mídia e do governo, para citar alguns exemplos.

Internos

Já os stakeholders internos são aqueles diretamente relacionados à organização, agentes interessados nas decisões e resultados da empresa internamente. É o caso, por exemplo, dos colaboradores, gerentes, sócios, investidores, entre outros.

Qual a importância dos stakeholders para uma empresa?

Conforme explicamos, os stakeholders são os grupos interessados nas atividades, nas decisões e nos resultados de uma empresa ou projeto. Portanto, todas as ações da organização afetam essas pessoas e entidades, e vice-versa.

A opinião dos stakeholders e suas decisões podem influenciar positiva ou negativamente o processo de tomada de decisão e os resultados da empresa. Por isso, é necessário que eles estejam satisfeitos e tenham uma percepção positiva do negócio, afinal, podem atuar como detratores ou como evangelizadores da marca.

Como os stakeholders podem, evidentemente, influenciar o sucesso das empreitadas de uma companhia, esses são extremamente importantes, e deixar de considerar seus interesses é um erro estratégico grave.

Conhecer a fundo os stakeholders de seu projeto ajuda a ter uma visão mais abrangente sobre ele e é fundamental para tomar decisões mais acertadas e atingir os objetivos desejados. Vale lembrar, porém, que o nível de relevância que cada stakeholder tem para uma empresa não é fixo: ele varia de acordo com o projeto executado.

Diferenças entre stakeholders e shareholders

Embora muitas vezes esses dois termos sejam confundidos, trata-se de conceitos diferentes. Stakeholders são todas as partes interessadas e que são, direta ou indiretamente, afetadas pelas ações ou pelos resultados de um empreendimento ou de uma companhia. Esse impacto não necessariamente precisa ser financeiro.

Já os shareholders são os acionistas de uma empresa, ou seja, aqueles que investem seu capital em um negócio e que, portanto, são diretamente impactados pelos seus resultados. Nesse caso, o impacto é majoritariamente da ordem monetária, pois uma mera decisão errada da empresa ou um projeto malsucedido podem, literalmente, fazer esses investidores perderem dinheiro.

Assim, podemos dizer com segurança que todo shareholder é também um stakeholder, mas nem todo stakeholder é necessariamente um shareholder.

Como identificar os stakeholders?

Liste todas as possibilidades

O primeiro passo é realizar um brainstorm, deixando as ideias fluírem sem descartar nenhuma. Liste os mais variados grupos e setores que tenham qualquer relação com a empresa e sejam afetados por seus processos, seja direta ou indiretamente. Não se preocupe, pois, ao longo do mapeamento, novos agentes vão surgir.

Entenda os interesses de cada um

Listados todos os potenciais stakeholders, é importante discriminar exatamente quais são os interesses e as expectativas de cada grupo. Entendendo isso, é possível definir que ações e decisões serão tomadas e quais projetos serão desenvolvidos para atender a cada uma dessas expectativas.

Classifique a importância de cada um

E, finalmente, é preciso categorizar os stakeholders, classificando-os por ordem de importância. Vamos reiterar que a relevância de um determinado grupo para o negócio é variável e pode se alterar de acordo com o projeto em andamento. Por isso, o ideal é que todo esse processo de identificação e classificação seja revisto sempre que houver novidades.

4 dicas para conquistar e manter os stakeholders

Tenha uma boa comunicação

Uma comunicação eficiente é um ponto chave para o sucesso de uma empresa, e saber se comunicar adequadamente com cada grupo de interesse é essencial. Todos os stakeholders, independentemente do grau de relevância, são impactados de alguma forma pelo seu negócio e, por isso, precisam ser informados sobre todos os processos.

Faça planejamentos

É preciso ter um planejamento sólido a respeito das abordagens e estratégias utilizadas ao se dirigir a cada stakeholder, visando a conquistar seu apoio, minimizar riscos e atender às expectativas na medida do possível. Nesse ponto, é importante ter um bom poder de persuasão e negociação para pôr o planejamento em prática.

Faça reuniões periódicas

Conforme explicamos, os stakeholders têm interesses e expectativas diferentes, e a empresa precisa ser capaz de alinhar tudo. Nesse sentido, é importante conduzir reuniões periódicas e planejar estratégias de comunicação que alcancem esses públicos, mantendo-os em sintonia. Acredite, isso pode ser crucial para os resultados da empresa.

Esteja aberto para feedbacks

Por melhores que sejam o planejamento e as estratégias adotadas, nem sempre é possível corresponder às expectativas de todos os grupos de interesse. Ainda assim, é importante que os gestores se mantenham abertos para feedbacks e permitam que os stakeholders exponham seus pontos de vista.

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