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Equipe estudando sobre desenvolvimento do produto

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO: APRENDA COMO COLOCAR AS SUAS IDEIAS EM PRÁTICA!

O desenvolvimento de um produto rentável e estratégico para se destacar no mercado é um processo que demanda tempo e muito estudo, por isso não é uma tarefa fácil!

Um dos principais erros de quem deseja criar um produto imbatível é pular todas as etapas importantes e não integrar diferentes equipes no processo, como o financeiro, logística, produção, etc.

Esses produtos, quando criados sem o viés estratégico e sem o estudo de suas viabilidades, tendem ao fracasso. Afinal, não dá para criar algo baseado apenas em achismos.

Neste artigo vamos te explicar pontos importantes sobre o desenvolvimento de produtos e como eles podem ser fundamentais para uma estratégia de sucesso.

Confira!

Como iniciar o desenvolvimento de produto? 

Você sabia que segundo um estudo realizado em 2018 pela consultoria Nielsen, só na América Latina metade dos produtos lançados fracassam e que 30% não sobrevivem por um ano?

Os principais motivos citados foram a inadequação do produto para satisfazer as necessidades dos clientes, a falta de originalidade desses produtos e a ausência de aprofundamento de estudos sobre tendências. 

Como sabido, nenhum produto pode ser lançado antes de testado, e esse é um erro bastante comum que muitos empreendedores cometem.

Ou seja, é preciso seguir todas as etapas que um desenvolvimento de produto pede, partindo do princípio de que toda ideia precisa ser estruturada. Nessa etapa inicial é preciso definir toda a estrutura do projeto, criar o conceito, ou seja tudo que direcione o projeto.

Jamais pule essa primeira etapa para partir logo à prática, isso com certeza resultará em problemas futuros que poderiam ser evitados.

Agora que você entendeu que tudo parte da definição da ideia, chegou o momento de entender outros passos importantes para se desenvolver um produto na prática.

Confira o próximo tópico.

Etapas fundamentais para o desenvolvimento de produto

  1. Defina o objetivo

É praticamente impossível planejar algo novo sem saber ao certo o seu objetivo, não é mesmo?

Justamente por isso, antes de iniciar qualquer projeto saiba qual é o seu principal objetivo é o que será necessário estruturar para alcançá-lo.

Por exemplo: um projeto tem como objetivo criar um aplicativo que facilite o fluxo de agendamentos em uma clínica dermatológica. Para alcançar esse objetivo, os envolvidos terão que definir quais os processos devem ser feitos, como ter uma lista de pacientes atualizada, criar um calendário visível para todos, etc.

Ou seja, tudo que envolve a viabilidade do projeto, além de recursos tecnológicos e equipes envolvidas devem ser consideradas para alcançar o objetivo final.

  1. Faça testes

Com o objetivo bem definido, é hora de partir para a implementação do projeto. Portanto, chegou o momento de testar!

Nesta etapa é importante realizar pesquisas (internas e externas) para entender o verdadeiro valor do produto, se ele realmente é funcional e, consequentemente, rentável.

Aqui também vale criar protótipos para que o projeto possa ser analisado e testado por pessoas que possam identificar falhas e sugerir melhorias.

  1. Analise o mercado

Com o produto analisado e testado, é preciso fazer uma análise completa do mercado em que ele será inserido.

Quais oportunidades surgem nesse mercado? Quais são as suas tendências? O que já foi feito e não deu certo?

Esses são apenas alguns dos questionamentos respondidos ao se fazer uma análise completa e atual. 

Outro benefício de analisar minuciosamente o mercado é que com os insights obtidos é possível traçar um plano de negócios eficiente, focado em dores e soluções reais. E esse documento pode ser bastante valioso para todas as equipes envolvidas no desenvolvimento do projeto.

  1. Atente-se ao lançamento

Muitos projetos também vão ao fracasso porque não conseguem atingir o seu público desejado, ou seja, porque houve uma falha no seu lançamento.

Justamente por isso, toda equipe de produção deve estar envolvida nesta etapa para alinhar junto à equipe de Marketing todos os pontos importantes para chamar a atenção no mercado e evitar falhas.

Principalmente porque esse é o primeiro ponto de contato com o público final. 

  1. Acompanhe

Depois que o lançamento é feito, é primordial acompanhar os resultados para não só saber o desempenho do produto no mercado como também para resolver possíveis problemas que vão surgindo.

Lembre-se: um produto, ao ser lançado no mercado, pode ser utilizado de diversas formas por diferentes pessoas. Por isso, principalmente nesse momento inicial, acompanhar tudo é sinônimo de aumentar as chances de sucesso. 

Nada de lançar o produto e se importar com números apenas referentes à lucros, não é só isso que determina o sucesso do seu lançamento.

Erros comuns e que devem ser evitados no processo de desenvolvimento de produtos

Você aprendeu no tópico acima quais pontos são fundamentais para o desenvolvimento de um projeto.

Agora é o momento de entender quais erros comuns podem ser evitados para evitar perda de tempo e de processos.

  1. Pensar que toda boa ideia resultará em um produto

Pode até parecer que sim, mas tem toda ideia obrigatoriamente vira um bom produto. Isso porque criar um produto, como você já viu, envolve uma série de fatores e não apenas ter uma ideia.

Por isso, antes de querer aplicar qualquer ideia, lembre-se de testá-la antes para saber se realmente funciona para atingir o objetivo que você tem em mente. 

E se depois do teste o resultado não for tão positivo, não desista. Continue otimizando os processos e também fazendo novos estudos para chegar ao produto ideal. 

  1. Apenas copiar a concorrência

Quando falamos em acompanhar o que a concorrência está falando não nos referimos a realmente copiar tudo o que eles estão fazendo.

Isso além de ser ilegal, pode posicionar mal a sua empresa no mercado e para os concorrentes.

Por isso, nada de cópias. O estudo de benchmarking serve para identificar tendências e acompanhar o mercado e não para replicar o que a sua concorrência vem fazendo. 

  1. Não investir em Marketing

Por mais funcional e usual que um produto possa ser, com certeza ele precisará do Marketing para alcançar as pessoas certas.

Afinal, sem uma estratégia bem elaborada de distribuição de conteúdos, estudos das personas e escolha dos canais de divulgação, por mais incrível que um produto pareça ele não se tornará conhecido.

Dessa forma, investir em Marketing não é apenas uma opção, mas uma obrigação para projetos que desejam alcançar o sucesso junto ao seu público. 

  1. Não pensar no consumidor

Se não analisar o mercado já é um erro imperdoável, não pensar na experiência do público é algo considerado inadmissível.

Principalmente porque todo e qualquer produto deve ser feito para sanar dores e anseios de públicos específicos.

Sendo assim, antes de lançar qualquer projeto para o mercado, lembre-se de fazer testes com pessoas reais para identificar o que pode ser melhorado ou ajustado.

O que pode parecer simples e prático na teoria pode ser bastante confuso na prática. Nunca esqueça disso!

Conclusão

Agora que você já entendeu como é importante respeitar todas as etapas para desenvolver bem um produto de forma que ele alcance o seu público-alvo, chegou o momento de testar na prática!

Que tal começar a repensar aquela ideia boa que está há um bom tempo esquecida na em umas das pastas do seu computador?

Caso precise de ajuda, nós da Insper Jr. estamos de prontidão para trocar ideias importantes para o sucesso do projeto.

Agende uma reunião conosco agora mesmo. 

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