5 DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAR E CRIAR UM APLICATIVO!
Os smartphones já são quase uma extensão do corpo humano. A maior parte das pessoas passa muitas horas do dia ao celular e, nesse cenário, ter um aplicativo próprio da empresa pode ser um excelente negócio! Neste artigo, vamos apresentar as vantagens e explicar como planejar e criar um aplicativo para a sua marca. Acompanhe!
A importância de criar um aplicativo próprio para sua empresa
Vivemos hoje numa era de economia da atenção. As pessoas são bombardeadas o tempo todo com anúncios, estão em diversas mídias sociais e contam com diversos canais para se informar, fazer compras, se entreter e resolver pendências.
Uma ótima forma de se destacar da concorrência e aumentar a competitividade é justamente criar um aplicativo funcional, que facilite a vida de seus clientes e o relacionamento com eles.
Por que investir na criação de um app?
Criar um aplicativo próprio tem várias vantagens. Confira algumas das principais a seguir:
É um canal direto de comunicação
O primeiro motivo para você investir na criação de um app é que ele proporciona um canal direto de interação com os clientes. Isso melhora a comunicação e ajuda a estreitar o relacionamento, além de permitir personalizar a comunicação. É possível enviar mensagens, notificações e conteúdo no momento ideal para a sua estratégia.
Aumenta a conversão
Ao proporcionar um canal de comunicação direto e facilitar o relacionamento entre o consumidor e a marca, o aplicativo pode ajudar a empresa a aumentar sua conversão. Além de ser mais fácil efetuar uma compra diretamente pelo app, o que favorece as vendas, ainda é possível enviar ofertas exclusivas, lembretes para acessar o app e outras mensagens que avivem o interesse.
Ajuda na fidelização
Oferecer facilidades digitais, conveniência e praticidade aos clientes é, sem dúvida, uma enorme vantagem competitiva. Os clientes certamente preferem consumir de empresas que facilitem sua vida e ofereçam a melhor experiência de compra, o que ajuda na fidelização.
Além disso, o contato direto com os consumidores também contribui para que a marca não saia de seu radar e eles voltem a fazer negócio com a empresa.
Permite entender a fundo o comportamento do consumidor
Outra vantagem de criar um aplicativo é a possibilidade de usar customer data para compreender o comportamento e as necessidades dos clientes, uma vez que tudo o que ele faz no app pode ser monitorado e analisado.
Dessa forma, a empresa consegue entender as estratégias e abordagens que funcionam melhor, os produtos que mais chamam a atenção e as ofertas que mais convertem, entre outros insights interessantes.
Melhora a imagem da marca no mercado
A empresa que disponibiliza um aplicativo para seus clientes via de regra é vista como uma autoridade e melhora a sua imagem no mercado, inclusive ganhando visibilidade.
Como funciona o processo de criação de um aplicativo?
O primeiro passo é definir o objetivo do aplicativo. Será a venda de produtos? A oferta de um serviço? É preciso definir um objetivo específico antes de começar a implementação do app.
Em seguida, é preciso fazer uma pesquisa junto ao público para entender se existe o interesse. Afinal, não adianta lançar um app no mercado se os consumidores não estiverem interessados em instalá-lo.
Vencidas essas etapas, é necessário conceber a ideia do app: quais serão as funcionalidades? Como será a estrutura? Também é preciso pensar no design e no UX (experiência do usuário) para que o aplicativo seja acessível e tenha uma boa navegabilidade.
Depois disso, é hora de partir para a mão na massa. Aos desenvolvedores cabe a tarefa de fazer a programação, enquanto os designers criam uma interface amigável e atraente, que converse com a identidade visual da empresa.
Com tudo pronto, é hora de fazer todos os testes possíveis. É preciso testar o app em diferentes modelos de celular e sistemas operacionais, para garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente. No caso de encontrar falhas e bugs, é preciso corrigi-los antes da publicação.
Por fim, depois que o app já foi devidamente testado e todos os bugs foram corrigidos, basta publicá-lo nas lojas oficiais de aplicativos. Não se esqueça também de investir na divulgação do app para o público.
Desafios na implementação do aplicativo
Um dos principais desafios na implementação de um app corporativo, sem dúvida, é a falta de planejamento e do conhecimento necessário. Muitas vezes, sobra boa-vontade, mas falta expertise para tirar o projeto do papel. Porém, isso pode ser facilmente resolvido contratando a consultoria de uma empresa especializada, como a Insper Jr.
Outro desafio são os custos envolvidos no processo. Dependendo das necessidades da empresa e das funcionalidades do aplicativo, o custo pode ser consideravelmente alto. Entretanto, em vista dos benefícios que um aplicativo próprio pode trazer, isso pode ser visto como um investimento lucrativo no longo prazo.
Por fim, é preciso levar em conta se a sua empresa realmente precisa de um aplicativo. Muitas vezes, as empresas criam apps que nada mais são do que versões simplificadas do site, sem agregar nada realmente novo nem ter um objetivo claro.
O interesse dos clientes é um fator determinante para definir se de fato o investimento vale a pena. Se o app não apresentar nada muito útil ou inovador para os consumidores, eles não se darão ao trabalho de baixá-lo.
Conte com a Insper Jr para criar o aplicativo de sua empresa
Como você viu, criar um aplicativo para sua empresa pode ser bastante vantajoso. Só que, para que a implementação seja feita com sucesso, é necessário muito planejamento e expertise. Por isso, o melhor a se fazer é contratar o serviço de uma empresa especializada, como a Insper Jr.
Entre os serviços oferecidos pela Insper Jr. está a criação de sites e apps corporativos. Nós podemos te ajudar! Entre em contato, agende uma consultoria e saiba como funciona esse serviço.