ANÁLISE SWOT: ENTENDA PORQUE ELA É ESSENCIAL PARA O SUCESSO DE UM NEGÓCIO!
Se fôssemos elencar as ferramentas que todos os gestores devem utilizar em suas empresas, a análise SWOT estaria entre as principais.
A análise SWOT é uma ferramenta gerencial versátil, simples e efetiva para o sucesso de seu negócio através do estudo dos cenários que sua empresa enfrenta previamente a qualquer ação.
Mas se você ainda não é adepto desta metodologia na sua organização, preparamos este conteúdo especial para te convencer como a análise SWOT é a chave para o seu sucesso.
O que é a análise SWOT?
A sigla em inglês SWOT, ou FOFA em português, é a união da primeira letra dos 4 conceitos utilizados nesta metodologia: Força, Oportunidades, Fraqueza e Ameaças. Com isso, a SWOT tem como objetivo investigar os ambientes positivos e negativos, internos e externos à sua empresa.
Desta forma, esta ferramenta pode ser aplicada no processo de decisões em qualquer setor ou tipo de negócio, seja durante a construção do planejamento estratégico, ou para averiguar a real posição da sua empresa.
A análise SWOT fornece aos gestores a visão abrangente e objetiva dos cenários reais que sua empresa está inserida e, assim, possibilitando a tomada de decisões de forma mais segura e assertiva.
Quando utilizar uma análise SWOT?
O interessante da análise SWOT é que ela é uma ferramenta analítica muito flexível, e pode ser aplicada em diversos contextos. Sua versatilidade permite que projetos de diferentes áreas ou níveis de complexidade sejam analisados com as mesma eficácia.
De uma forma resumida, você deve utilizar essa análise sempre que for necessário fazer um planejamento.
Ter em mãos as informações sobre os pontos fortes e fracos da sua empresa e quais as oportunidades e ameaças que a cercam naquele momento favorece a criação de uma estratégia mais eficaz, seja para lançar um novo produto no mercado, seja para decidir uma nova estratégia de comunicação, ou até mesmo para expandir a atuação da companhia.
Dessa forma, a análise SWOT ajuda os gestores a realizar planejamentos mais eficientes e conquistar melhores resultados. Além disso, é uma ferramenta útil para examinar possíveis iniciativas e avaliar novos investimentos e até para considerar se uma eventual fusão ou aquisição no futuro pode favorecer os negócios.
E, é claro, uma análise SWOT bem feita é muito eficaz para aprofundar o conhecimento acerca da concorrência. Isso é fundamental para entender quais são os pontos fortes das outras empresas do mesmo setor, quais são as lacunas que seus concorrentes estão deixando e quais oportunidades existem para sua empresa aproveitar.
Como construir uma análise SWOT?
A análise SWOT é muito simples de se criar. Tudo o que você precisa é construir uma matriz 2×2, onde em cada quadrante da matriz será destinado para uma dos quatro quesitos da SWOT: Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça. Esta matriz pode ser construída em um quadro em branco, num software de planilhas, ou até mesmo, numa folha de papel.
Do ponto de vista prático, a matriz SWOT é dividida em análise do ambiente interno (composto pelas Forças e Fraquezas) e a análise do ambiente externo (composto pela Oportunidades e Ameaças). Para conhecermos melhor como funciona a análise SWOT, vamos explorar um pouco mais como é feita esta divisão:
- O ambiente interno
A análise do ambiente interno ocorre pela investigação das Forças e Fraquezas do negócio. Esta análise envolve todos os fatores que estão inclusos na sua organização, ou seja, tudo o que você pode controlar.
Alguns exemplos de fatores do ambiente interno são: recursos financeiros, humanos e tecnológicos, capacidade de operação, localização e tempo de mercado, e todos os setores gerenciados pela sua empresa. Estes elementos serão então avaliados quanto:
- Forças (Strengths): As forças internas da empresa são tudo aquilo que se apresenta como pontos fortes e vantagem competitiva da sua marca em relação aos seus concorrentes.
- Fraquezas (Weaknesses): De forma oposta, as fraquezas são tudo aquilo que se apresenta como pontos negativos para a sua empresa. O reconhecimento dessas deficiências é fundamental para a visão real do seu negócio.
Alguns exemplos de forças e fraquezas são:
- Estratégia de vendas
- Qualidade da do produto final
- Capacitação de funcionários
- Custos de produção
2. O Ambiente Externo
A próxima etapa da análise SWOT é o estudo do ambiente externo, aqui será avaliado a influência dos fatores que estão além do controle de sua organização, por exemplo: questões políticas, realidade no mercado, situações ambientais adversas, e outros.
O ambiente externo pode ser classificado como:
- Oportunidades (Opportunities): As oportunidades são todas as situações que irão apresentar um impacto positivo para o seu negócio, como o aumento dos lucros, ou favorecimento da competitividade.
- Ameaças (Threats): Por outro lado, as ameaças são todas as condições que poderão impactar negativamente em seu negócio, prejudicando seus resultados ou os objetivos do planejamento estratégico.
Uma vez que essas situações não podem ser controladas, é preciso que os gestores estejam sempre atualizados sobre a realidade ao seu redor. Isso porque, quanto mais cedo forem identificados, mais rapidamente a sua empresa vai estar preparada para estas condições.
É importante ressaltar também que a determinação da condição como sendo oportunidade ou ameaça irá depender de cada empresa. Por isso, os gestores devem estar bem atentos antes de tomar qualquer decisão.
Alguns exemplos de fatores externos que podem ser oportunidades ou ameaças são:
- Atualização na legislação
- Inflação
- Eventos importantes
- Novas tecnologias
A análise SWOT em diferentes etapas do seu empreendimento
Conforme mencionamos anteriormente, a análise SWOT é uma ferramenta versátil e flexível, que pode ser aplicada em várias etapas de um empreendimento e nos mais diversos setores da empresa. A seguir, confira alguns exemplos de como isso funciona.
Aplicação do SWOT em diferentes fases do seu negócio
A análise SWOT pode ser aplicada em diferentes momentos do ciclo de vida do negócio, desde a fase inicial até o estágio de expansão para novos mercados.
No início do negócio, a análise SWOT pode ser usada para identificar lacunas deixadas pelos concorrentes e definir um nicho de mercado, para avaliar a demanda por determinado produto ou serviço perante o público, para fazer a precificação adequada, entre outras aplicações.
Na fase de maturação, quando a empresa está se consolidando no mercado e começa a dar lucro, pode-se lançar mão dessa ferramenta analística para planejar a criação de novos produtos ou serviços que tenham aderência ao público e não estejam sendo ofertados pela concorrência, para aprimorar seu core business e até para auxiliar na gestão de crises, quando for o caso.
Quando a empresa já está bem estabelecida no mercado e pensando em alçar voos mais altos, pode usar a análise SWOT para identificar novos mercados em potencial, planejar novos investimentos, repensar sua estratégia de preços, entre outras inúmeras possibilidades.
Adaptando a matriz de SWOT em diferentes áreas da sua empresa
Da mesma forma que a matriz de SWOT pode ser usada em diferentes estágios do empreendimento, também pode ser adaptada para diversas áreas da empresa.
Por exemplo, para os setores de vendas e de marketing, pode ser interessante usar a análise SWOT para avaliar a imagem da marca e seu posicionamento no mercado. Ela também pode ser usada para criar campanhas mais eficientes, planejar novas ações, segmentar o público e analisar o que a concorrência está fazendo.
O setor operacional pode adotar essa ferramenta de análise para aprimorar a cadeia de suprimentos, avaliar e melhorar a produtividade da área e otimizar seus processos internos, entre outras possibilidades.
Na área de desenvolvimento de novos produtos/serviços, é interessante usar a SWOT para avaliar a capacidade de inovação da empresa, detectar a demanda por novos lançamentos, analisar a concorrência para identificar necessidades que ainda não estão sendo atendidas, e por aí vai.
Como a análise SWOT pode auxiliar o sucesso do seu negócio?
Antecipamos que o objetivo principal da análise SWOT é auxiliar na tomada de decisão de forma assertiva. Mas para saber como esta ferramenta poderá fazer a sua empresa ter o sucesso desejado, vamos ver todas as vantagens de se utilizar a análise SWOT.
- Vantagem competitiva: Com a análise dos pontos positivos dos ambientes internos e externos, os gestores estão em uma melhor posição para a criação de novas estratégias, aproveitamento de oportunidades e redução de riscos;
- Promove a melhoria na sua empresa: Com a identificação dos pontos negativos internos e externos, os gestores podem criar planos de ação para contornar tais gargalos e empecilhos;
- Identificação de Insights: Com a visão geral de todos os fatores internos e externos, os gestores podem ter insights mais facilmente do que avaliando esses quesitos separadamente.
- Ações estratégicas mais eficazes: Da mesma forma que o tópico anterior, observar como uma ação poderá ser influenciada por questões internas e externas possibilita a criação de estratégias mais eficazes
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Ao longo deste artigo, buscamos explicar o que é a análise SWOT, quais são suas principais aplicações nos negócios e por que essa ferramenta é absolutamente imprescindível para as empresas. Também mostramos como construir uma matriz SWOT e adaptá-la para diferentes estágios e setores de um empreendimento.
Ficou claro que a análise SWOT é uma ferramenta poderosa, que pode tornar sua gestão muito mais eficiente. Outra dica de ouro é contar com uma consultoria corporativa especializada.
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