WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Pessoa aprendendo sobre análise swot

ANÁLISE SWOT: ENTENDA PORQUE ELA É ESSENCIAL PARA O SUCESSO DE UM NEGÓCIO!

Se fôssemos elencar as ferramentas que todos os gestores devem utilizar em suas empresas, a análise SWOT estaria entre as principais. 

A análise SWOT é uma ferramenta gerencial versátil, simples e efetiva para o sucesso de seu negócio através do estudo dos cenários que sua empresa enfrenta previamente a qualquer ação. 

Mas se você ainda não é adepto desta metodologia na sua organização, preparamos este conteúdo especial para te convencer como a análise SWOT é a chave para o seu sucesso. 

O que é a análise SWOT? 

A sigla em inglês SWOT, ou FOFA em português, é a união da primeira letra dos 4 conceitos utilizados nesta metodologia: Força, Oportunidades, Fraqueza e Ameaças. Com isso, a SWOT tem como objetivo investigar os ambientes positivos e negativos, internos e externos à sua empresa.

Desta forma, esta ferramenta pode ser aplicada no processo de decisões em qualquer setor ou tipo de negócio, seja durante a construção do planejamento estratégico, ou para averiguar a real posição da sua empresa. 

A análise SWOT fornece aos gestores a visão abrangente e objetiva dos cenários reais que sua empresa está inserida e, assim, possibilitando a tomada de decisões de forma mais segura e assertiva. 

Quando utilizar a análise SWOT? 

Sempre que precisar criar um planejamento você deve utilizar a análise SWOT. Sua versatilidade permite que projetos de diferentes tamanhos ou áreas possam ser analisados com as mesmas vantagens.

Ter em mãos as informações sobre os pontos fortes e fracos da sua empresa e quais as oportunidades e ameaças que a cerca naquele momento, favorece a criação da criação de uma estratégia mais eficaz.  Independente se você quer lançar um novo produto no mercado ou decidir sobre uma nova estratégia de comunicação. Ou seja,  melhores planejamentos e melhores resultados.

Como construir uma análise SWOT? 

A análise SWOT é muito simples de se criar. Tudo o que você precisa é construir uma matriz 2×2, onde em cada quadrante da matriz será destinado para uma dos quatro quesitos da SWOT: Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça. Esta matriz pode ser construída em um quadro em branco, num  software de planilhas, ou até mesmo, numa folha de papel.

Do ponto de vista prático, a matriz SWOT é dividida em análise do ambiente interno (composto pelas Forças e Fraquezas)  e a análise do ambiente externo (composto pela Oportunidades e Ameaças). Para conhecermos melhor como funciona a análise SWOT, vamos explorar um pouco mais como é feita esta divisão: 

  1. O ambiente interno

A análise do ambiente interno ocorre pela investigação das Forças e Fraquezas do negócio. Esta análise envolve todos os fatores que estão inclusos na sua organização, ou seja, tudo o que você pode controlar.

Alguns exemplos de fatores do ambiente interno são: recursos financeiros, humanos e tecnológicos, capacidade de operação, localização e tempo de mercado, e todos os setores gerenciados pela sua empresa. Estes elementos serão então avaliados quanto: 

  • Forças (Strengths):  As forças internas da empresa são tudo aquilo que se apresenta como pontos fortes e vantagem competitiva da sua marca em relação aos seus concorrentes.
  • Fraquezas (Weaknesses): De forma oposta, as fraquezas são tudo aquilo que se apresenta como pontos negativos para a sua empresa. O reconhecimento dessas deficiências é fundamental para a visão real do seu negócio.

Alguns exemplos de forças e fraquezas são: 

  • Estratégia de vendas
  • Qualidade da do produto final
  • Capacitação de funcionários
  • Custos de produção

2. O Ambiente Externo 

A próxima etapa da análise SWOT é o estudo do ambiente externo, aqui será avaliado a influência dos fatores que estão além do controle de sua organização, como por exemplo: questões políticas, realidade no mercado, situações ambientais adversas, e outros. 

O ambiente externo pode ser classificado como: 

  • Oportunidades (Opportunities): As oportunidades são todas as situações que irão apresentar um impacto positivo para o seu negócio, como o aumento dos lucros, ou favorecimento da competitividade.
  • Ameaças (Threats): Por outro lado, as ameaças são todas as condições que poderão impactar negativamente em seu negócio, prejudicando seus resultados ou os objetivos do planejamento estratégico.

Uma vez que essas situações não podem ser controladas, é preciso que os gestores estejam sempre atualizados sobre a realidade ao seu redor. Isso porque, quanto mais cedo forem identificados, mais rapidamente a sua empresa vai estar preparada para estas condições. 

É importante ressaltar também que a determinação da condição como sendo oportunidade ou ameaça irá depender de cada empresa. Por isso, os gestores devem estar bem atentos antes de tomar qualquer decisão.

Alguns exemplos de fatores externos que podem ser oportunidades ou ameaças são: 

  • Atualização na legislação
  • Inflação
  • Eventos importantes
  • Novas tecnologias

Como a análise SWOT pode auxiliar o sucesso do meu negócio? 

Antecipamos que o objetivo principal da análise SWOT é auxiliar na tomada de decisão de forma assertiva. Mas para saber como esta ferramenta poderá fazer a sua empresa ter o sucesso desejado, vamos ver todas as vantagens de se utilizar a análise SWOT. 

  • Vantagem competitiva: Com a análise dos pontos positivos dos ambientes internos e externos, os gestores estão em uma melhor posição para a criação de novas estratégias, aproveitamento de oportunidades e redução de riscos;
  • Promove a melhoria na sua empresa: Com a identificação dos pontos negativos internos e externos, os gestores podem criar planos de ação para contornar tais gargalos e empecilhos;
  • Identificação de Insights: Com a visão geral de todos os fatores internos e externos, os gestores podem ter insights mais facilmente do que avaliando esses quesitos separadamente.
  • Ações estratégicas mais eficazes: Da mesma forma que o tópico anterior, observar como uma ação poderá ser influenciada por questões internas e externas possibilita a criação de estratégias mais eficazes

Conclusão 

Agora você deve estar convencido de como a análise SWOT é essencial para a sua empresa. Esta ferramenta de gestão é uma forma simples e objetiva de se analisar os cenários que a sua empresa enfrenta e, a partir disso, fornecer uma base mais sólida para os gestores tomarem decisões mais assertivas.

Por fim, está na hora de praticar! Para que uma análise eficiente, faça um estudo cuidadoso de todos os fatores relacionados ao ambiente interno e externo a sua empresa, realize brainstorms com seus colaboradores e não tenha medo de elencar pontos negativos. 

ANTERIORPRÓXIMA