WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Como aumentar a produtividade nas empresas?

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NAS EMPRESAS?

O que fazer para manter a produtividade alta em sua empresa? Esse é um grande desafio para os gestores que, muitas vezes, não sabem o que fazer para melhorar o desempenho de suas equipes. 

Afinal, quais são os fatores que influenciam no índice produtivo de uma organização? O que fazer para melhorar a produção do seu negócio? Veja as respostas durante a leitura e confira 7 dicas para elevar a produtividade. 

O que é a produtividade empresarial? 

A produtividade empresarial é um termo usado como referência para a capacidade de entrega de uma empresa, seja de um produto ou serviço.  

Em outras palavras, é a quantidade de produção que um negócio é capaz de fazer dentro do menor tempo possível, mas sem perder a qualidade. Além disso, uma organização produtiva utiliza os recursos com sabedoria e economia, já que isso significa a manutenção do retorno financeiro adequado. 

Quais fatores influenciam na produtividade de uma organização?

Existem tanto fatores internos como externos que podem afetar o nível de produtividade da empresa. Entre os aspectos internos, é interessante citar: 

  • Motivação e engajamento: profissionais desmotivados tendem a apresentar menor rendimento e, consequentemente, isso afeta a entrega final do empreendimento para o cliente;
  • Excesso de tarefas: o número excessivo de atividades sob responsabilidade de um único colaborador ou um equipe gera sobrecarga emocional e física, resultando em problemas, como estresse, ansiedade e até mesmo o burnout;
  • Comunicação interna: a falta de um plano de comunicação interna favorece a baixa produtividade, visto que os processos demoram a ser concluídos por falhas ou interrupções na troca de informações;
  • Infraestrutura: às vezes, a corporação já alcançou o limite de sua capacidade produtiva com a infraestrutura atual, sendo necessário investir em novos materiais ou espaços para ampliar o potencial.

No caso dos fatores externos, é válido destacar:

  • Fornecimento: o nível de desempenho das entregas depende da disponibilidade de matéria-prima e outros recursos;
  • Interrupção de serviços básicos: a falta de distribuição de luz ou água, mesmo que por um curto período, é capaz de paralisar temporariamente as atividades empresariais.

Como aumentar a produtividade nas empresas? 

Confira 7 dicas de como aumentar o nível de produção em sua empresa.

1- Invista em treinamento e qualificação profissional

Em certas situações, a fim de aumentar a produtividade de uma equipe, é importante fornecer o treinamento adequado. Dessa forma, os profissionais vão aprender a executar o seu serviço com mais confiança e agilidade. 

Afinal, a empresa pode ter feito modificações em seus processos, e os funcionários podem não ter se adaptado ainda às novas metodologias, sendo preciso oferecer a qualificação adequada. 

2- Estabeleça um ambiente organizacional saudável

Outro fator essencial para aumentar o desempenho dos colaboradores, é verificar regularmente o clima organizacional. Nesse sentido, é útil ser observador e conversar com os colaboradores com o objetivo de entender quais são os seus sentimentos em relação ao ambiente interno. 

Nesse sentido, uma boa opção é disponibilizar questionários a fim de identificar situações de conflitos internos e qualquer tratamento desrespeitoso que alguém possa ter sofrido. Ou até mesmo, alguma insatisfação com o modelo de gestão organizacional. 

Vale ressaltar que o ideal é permitir o preenchimento de modo anônimo para que os funcionários fiquem à vontade para expor suas verdadeiras opiniões, sem medo de represálias. 

3- Tenha atenção à qualidade de vida dos funcionários 

Para que os trabalhadores mantenham uma alta motivação no serviço, é preciso que a empresa demonstre interesse pelo seu bem-estar. Isso inclui a compreensão de que o profissional tem uma vida pessoal fora do trabalho. 

Por isso, é interessante que a empresa disponibilize benefícios que visam melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, sua alegria no emprego. Dentre esses benefícios, estão incluídos:

  • Plano de saúde;
  • Vale-alimentação ou refeição;
  • Descontos em academias e/ou terapia;
  • Auxílio home office;
  • Horário flexível.

Além disso, o valor do salário deve estar alinhado à média do mercado. Caso contrário, é provável que o funcionário tenha a sensação de que é desvalorizado e procure por outra oportunidade. 

4- Considere investir em tecnologia e inovação

Além de dar atenção aos profissionais, a organização também precisa investir em tecnologia e inovação para aumentar o nível de produtividade. Com o progresso dos recursos tecnológicos, existem diversos softwares e equipamentos capazes de acelerar a produção empresarial. 

Portanto, conheça as novas ferramentas digitais e considere aplicar em seu negócio aquelas que façam sentido para o seu ramo de atividades. Afinal, o mundo está em constante evolução e quem não acompanha o ritmo fica ultrapassado. 

5- Repense os processos e fluxos de trabalho

As mudanças tecnológicas possibilitam a reestruturação dos processos empresariais. Antigamente, tudo era feito manualmente, mas, hoje em dia, existe a oportunidade de automatizar inúmeras tarefas. Principalmente, as rotineiras e burocráticas.

Desse modo, os gestores e colaboradores ganham tempo para se concentrar em outros afazeres que necessitam do cuidado humano e não podem ser realizados por máquinas.

6- Crie um planejamento estratégico

O planejamento estratégico ajuda a verificar em quais etapas do processo produtivo estão os gargalos. Com isso, é possível elaborar táticas que visam solucionar o problema. 

Além disso, um plano de negócios que inclui previsões auxilia na tomada de decisões assertivas antes de fazer um investimento, proporcionando o conhecimento sobre o quanto e onde aplicar os recursos financeiros.

7- Considere a aplicação da manufatura enxuta

A manufatura enxuta, ou “Lean Manufacturing”, é um modelo de gestão que tem por objetivo encontrar meios de reduzir os desperdícios em 7 esferas principais:

  • Excesso de produção;
  • Transporte;
  • Espera;
  • Defeitos;
  • Transporte;
  • Inventário;
  • Processamento exagerado.

Assim, o tempo é otimizado e há menor ocorrência de erros, ocasionando melhor rendimento na produção industrial.

Em resumo, a produtividade empresarial depende da boa relação da empresa com os colaboradores e da inovação no modo de executar os processos. Além disso, o bom planejamento estratégico e a adoção de novos modelos de gestão podem ajudar a melhorar o desempenho produtivo. 

No entanto, identificar corretamente em quais aspectos a sua organização necessita de ajustes, a fim de melhorar o nível de produção, nem sempre é fácil. Às vezes é preciso recorrer à ajuda de especialistas em negócios para ter uma visão completa da real situação. 

Pensando nisso, que tal contar com ajuda da Insper Jr? Agende uma consultoria e aumente a produtividade da sua empresa!

ANTERIORPRÓXIMA