WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Quais os tipos de organização empresarial?

QUAIS OS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL?

Você sabe qual é a importância da organização empresarial para o seu negócio? Muitas vezes as dificuldades que impedem o crescimento de uma empresa no mercado, ou até mesmo a sobrevivência, não são causadas por problemas externos, e sim por fatores internos. 

No entanto, muitos dos gargalos poderiam ser resolvidos com o estabelecimento de uma boa organização empresarial. Por isso, veja neste post, o que esse termo significa e os principais tipos de organização que você pode implementar em sua corporação, conhecendo as vantagens e desvantagens de cada método. 

O que é organização empresarial?

A organização empresarial refere-se à estrutura adotada pela empresa para realização das tarefas de trabalho. Ou seja, trata-se das regras que orientam o funcionamento da corporação no dia a dia de serviço.

Entre as normas estabelecidas, o foco principal é especificar como deve acontecer as relações de hierarquias dentro da companhia. Nesse sentido, o objetivo é criar um padrão que deve ser seguido pelos gestores e colaboradores de diferentes áreas, construindo uma cultura interna unificada. 

Além disso, a organização empresarial também trabalha as questões referentes às atribuições de atividades de cada setor. A ideia é definir de forma clara as responsabilidades de cada departamento e como deve ocorrer o compartilhamento de informações para que se mantenha a integração adequada.

Qual a importância da organização empresarial?

Todo negócio precisa de organização para que o andamento de projetos flua livremente, sem a presença de gargalos. O trabalho eficiente resulta na maior satisfação dos clientes e, por sua vez, isso aumenta a probabilidade de fidelização, melhorando o fluxo de caixa. 

Em contrapartida, negócios mal-estruturados demonstram um desempenho abaixo da média, já que há inúmeras falhas ou pausas desnecessárias durante o cumprimento das atividades. 

Além disso, aumentam as chances de que os colaboradores fiquem sobrecarregados com as tarefas, uma vez que alguns podem acabar trabalhando em dobro para compensar a desorganização de alguma área. Consequentemente, a tendência é que a empresa apresente alta taxa de rotatividade de funcionários.

Portanto, é fundamental estabelecer uma organização empresarial. Existem diversos benefícios de fazer isso. Dentre esses, é interessante destacar:

  • Cultura organizacional: a primeira vantagem é que a boa organização auxilia no estabelecimento e cumprimento da cultura organizacional entre as diferentes áreas. Ou seja, os gestores não vão agir de acordo com as suas próprias ideias, mas vão seguir o padrão determinado pela empresa;
  • Produtividade: outro ponto positivo é o aumento da produtividade. Isso acontece porque cada setor já sabe antecipadamente qual o seu papel dentro do andamento de projetos, proporcionando a tomada de decisões e cumprimento de atividade de modo mais ágil;
  • Equipes: um dos principais aspectos tratados na hora de organizar o funcionamento empresarial é a comunicação. É necessário estabelecer quais vão ser os métodos de diálogo, pensando na integração entre os times. Assim, o trabalho em equipe flui mais facilmente. 

Quais os tipos de organização empresarial? 

Existem 3 tipos de organização empresarial: linear, funcional e linha-staff. Conheça os detalhes de cada uma dessas abordagens.

1- Organização linear

A organização linear é aquela que possui níveis hierárquicos bem definidos. Nesse sistema, o nível de responsabilidade é distribuído de acordo com o cargo ocupado, as decisões sempre são tomadas pelos que ocupam as posições mais altas. 

Sendo assim, após a tomada de decisão, o parecer é repassado para os gestores que vão transmitir a informação para os colaboradores em geral. Geralmente, esse tipo de organização empresarial é utilizado em empresas mais tradicionais. 

Vantagens do método

A principal vantagem do método é que os papéis empresariais são claros e específicos, evitando com que os colaboradores sintam-se perdidos quanto às suas obrigações. Além disso, é um método que permite a tomada de decisões de forma  rápida, já que depende da participação de poucos indivíduos. 

Desvantagens do método

A desvantagem desse tipo de organização empresarial é que os funcionários não têm a oportunidade de contribuir com insights que poderiam resultar em soluções inovadoras. Isso pode levar a sensação de que não são valorizados pela empresa, resultando em queda de produtividade. 

2- Organização funcional

No caso da organização funcional, o objetivo é dividir as responsabilidades empresariais por setores de atuação. Sendo assim, cada departamento tem autonomia para tomar as suas próprias decisões, sem sofrer interferência de outras áreas. 

Vantagens do método

As ocupações dos cargos de liderança, geralmente, acontecem por meio da observação de trabalhadores que demonstram bastante habilidades em sua área de atuação. Assim, as promoções são definidas de acordo com o esforço e desempenho

Também, é digno de nota que as decisões são tomadas por especialistas em um determinado assunto, ampliando a probabilidade de obtenção de bons resultados. 

Desvantagens do método

Entre as desvantagens, é válido destacar a propensão ao espírito de independência entre os setores, podendo até mesmo ocorrer um clima de competição ou rivalidade entre as equipes de diferentes áreas.

Em razão disso, alguns projetos podem ser prejudicados, já que os trabalhadores costumam  supervalorizar os feitos da sua área, mas apresentam dificuldade de pensar no funcionamento do negócio como um todo. 

3- Organização linha-staff

Por último, o terceiro tipo de organização empresarial é a linha-staff. Essa abordagem é uma mistura das outras duas citadas anteriormente. 

De acordo com esse modelo, os departamentos de uma empresa têm autonomia para tomar as próprias decisões, mas, ao mesmo tempo, é permitido que um setor auxilie o outro, fornecendo conselhos e orientações. 

Vantagens do método

A grande vantagem é que permite que a empresa mantenha as decisões tomadas ao nível de especialistas. Porém, com uma visão mais ampla de negócio. 

Além disso, o relacionamento entre as equipes costuma funcionar mais adequadamente, já que é destacada a importância de todas as áreas para a manutenção adequada das atividades e resultados empresariais. 

Desvantagens do método

Entre as desvantagens, é interessante ressaltar que existe a chance de ocorrer conflitos entre as lideranças de setores diferentes. Isso acontece porque, ao tentar promover a integração, alguns gestores podem opinar de forma desfavorável sobre as decisões tomadas por outros, mas de um modo que diminua a autonomia. 

Portanto, esses são os 3 tipos de organização empresarial. É válido dizer que não há uma opção melhor ou pior de forma geral, existe aquilo que se adapta à realidade e às necessidades da sua empresa em particular. 

Então, como descobrir qual a organização empresarial ideal para o seu caso? E como fazer a implementação de cada modelo na prática? Agende uma consultoria com a Insper JR e receba o auxílio de especialistas em negócios!

ANTERIORPRÓXIMA