WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
O que significa data driven e qual a importância desse conceito?

O QUE SIGNIFICA DATA DRIVEN E QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE CONCEITO?

Usar os dados a seu favor para gerar resultados melhores: eis o segredo do sucesso para as empresas atualmente. É por isso que o conceito de data driven está crescendo cada vez mais. Mas será que você sabe o que exatamente qual o significado desse conceito e por que ele é tão relevante para os negócios?

Neste post, vamos explicar o que significa ser uma empresa data driven, por que a cultura orientada pelos dados é importante, quais são as vantagens de adotar essa postura e como implementá-la. Confira!

O que significa ser data driven?

Data driven, em uma tradução literal, significa “orientado por dados”. Portanto, esse adjetivo é usado para designar processos embasados em dados concretos, e não em meras suposições.

Numa empresa data driven, todos os processos são fundamentados pelas informações coletadas em diversas fontes, armazenadas e utilizadas. Os dados estão no centro dos negócios, e todas as decisões são guiadas por eles.

Na prática, a cultura da empresa evolui de uma atitude “deixo a vida me levar, vida, leva eu” e passa a ser pautada em dados materiais. Assim, a gestão deixa de ser intuitiva e passa a ter uma base sólida, capaz de gerar resultados muito mais significativos.

Mas atenção: ser uma empresa data driven vai muito além de investir em tecnologias de coleta, processamento e análise de dados. 

Para conquistar esse título, é necessário remodelar a cultura da empresa e adotar novas práticas totalmente orientadas por Big Data, manipulando e utilizando os dados de forma estratégica. Sem essa mudança de mentalidade, os resultados não serão os esperados.

Qual a importância da mentalidade data driven?

Talvez, a essa altura, você esteja pensando que somente as empresas relacionadas à tecnologia podem se beneficiar de uma cultura data driven. Ledo engano! Tomar decisões empresariais com base em dados é vantajoso para qualquer tipo de negócio, independentemente do setor.

Gestores corporativos não devem se guiar apenas pela experiência empírica, por suposições ou pelo “feeling”. É preciso trabalhar com dados concretos, que norteiem as ações da empresa e permitam desenvolver um planejamento eficaz. Assim as chances de alcançar as metas e os objetivos e de obter bons resultados aumenta drasticamente.

Nesse sentido, o data driven é uma metodologia que ajuda as empresas a prever tendências, se antecipar aos riscos, fazer projeções mais precisas e tomar decisões mais inteligentes. Além disso, permite traçar um panorama mais realista e abrangente do mercado, o que facilita muito a gestão.

Quais as vantagens da cultura data driven para uma empresa?

São muitos os benefícios de adotar uma cultura data driven para os negócios. Implementar essa cultura empresarial oferece às companhias a possibilidade de:

  • prever tendências e fazer projeções realistas;
  • identificar oportunidades e lacunas de mercado;
  • se antecipar aos riscos;
  • fomentar a inovação;
  • tomar decisões mais confiáveis;
  • traçar estratégias mais acertadas;
  • facilitar o cálculo do ROI, à medida que se sabe exatamente quanto cada ação gerou de lucro;
  • mensurar os resultados das campanhas de forma mais precisa;
  • criar produtos e serviços melhores;
  • proporcionar experiências melhores aos clientes;
  • cortar custos com ações inefetivas;
  • gerar retornos mais altos.

Como adotar a cultura data driven na sua empresa?

Você já sabe por que é importante para as empresas orientar suas decisões e seus processos em dados. Mas como adotar a cultura data driven na prática? Muitos negócios, infelizmente, ficam só na vontade: entendem a necessidade de adotar um modelo baseado em dados, mas não conseguem implementá-lo efetivamente. 

Confira, a seguir, algumas dicas que podem ajudar:

Invista em tecnologia

Não existe análise de dados sem tecnologia. Por isso, sua empresa precisa passar por uma transformação digital e investir em soluções tecnológicas adequadas se quiser aderir à cultura data driven.

É importante escolher ferramentas capazes de coletar, armazenar, processar e cruzar os dados de forma eficiente, gerar relatórios e proporcionar bons insights para o gestor. Essa escolha depende das demandas de cada setor do negócio, bem como da capacidade da empresa de gerar e captar os dados importantes.

Faça a coleta de dados necessários

Pode parecer óbvio, mas, para que a cultura data driven seja implementada com sucesso, é preciso contar com dados de qualidade. Ou seja, não é necessário coletar todos os dados existentes, mas sim as informações mais relevantes para alcançar um certo objetivo.

É claro que os dados utilizados na tomada de decisões devem ser confiáveis, fidedignos, precisos e imparciais. Por isso, é importante ter cuidado com a escolha das fontes utilizadas na coleta.

Crie relatórios

Também é importante produzir relatórios que sejam realmente úteis para a tomada de decisões. Dados brutos, por si só, não são de grande utilidade para os gestores. É preciso contexto para que as informações de fato possam ser usadas de forma estratégica.

Inclusive, esse tópico casa muito bem com o anterior, pois, para gerar relatórios eficientes, é preciso separar os dados irrelevantes das informações que fazem sentido, bem como interpretá-los corretamente. Só assim será possível chegar a soluções criativas e efetivas.

Analise os dados obtidos e os resultados

Finalmente, é preciso dar um passo além e transformar as informações dos relatórios em insights reais que sirvam para orientar as decisões do gestor. Ou seja, mais do que acompanhar a performance e detectar padrões, é importante propor ações a partir dos dados coletados.

Quer saber como usar os dados para tornar sua gestão mais eficiente? Faça uma consultoria com a Insper Jr

Conceitos como Big Data, ciência de dados e data driven estão revolucionando a gestão corporativa. O domínio dos dados tem um enorme potencial para melhorar os resultados das empresas e torná-las mais competitivas. Será que seu negócio está preparado para essa nova dinâmica?

A Insper Jr pode te ajudar a adotar a cultura data driven. Entre os nossos serviços estão a análise de dados e o desenvolvimento de aplicativos e sites. Além disso, oferecemos consultorias de negócios para empresas que desejam se tornar mais eficientes.

Agende agora uma consultoria especializada com a nossa equipe e transforme sua gestão!

ANTERIORPRÓXIMA