WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
7 cases de sucesso de startups brasileiras

7 CASES DE SUCESSO DE STARTUPS BRASILEIRAS

Quando pensamos em startups bem-sucedidas, provavelmente os primeiros nomes que vêm à memória são os de empresas estrangeiras que explodiram e ganharam o mundo ao propor novidades que transformaram seus mercados. Mas saiba que existem inúmeros exemplos de startups nacionais promissoras, que estão fazendo bonito quando o assunto é inovação!

Quer conhecer mais a fundo o mercado de startup brasileiro, suas perspectivas e tendências? Neste post, contamos tudo e ainda apresentamos 7 cases de startups de sucesso para você se inspirar!

Panorama do mercado de startup no Brasil

O modelo de negócios das startups se baseia na oferta de soluções disruptivas por meio da tecnologia, que acabam revolucionando seus mercados. Ele não é novidade nenhuma, pois desde a década 1990 vem se consolidando ao redor do globo. No Brasil, contudo, o modelo começou a ganhar escala somente a partir da década de 2010.

De acordo com levantamento da Cortex, há mais de 12 mil startups operando em nosso país atualmente. A maioria delas se concentra na área de Tecnologia da Informação, mas o varejo e o setor de serviços também têm muita força.

Nos últimos anos, o mercado de startups passou por um intenso frenesi, tanto no Brasil como no restante do mundo. Com a pandemia, muitos negócios inovadores surgiram, e o investimento em startups aumentou significativamente. A partir do fim de 2022, porém, esse cenário otimista parece ter arrefecido um pouco.

No primeiro trimestre de 2023, o volume de investimentos em startups no país caiu 86% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa retração ocorre por diversos fatores internos e externos, como a crise das fintechs (startups que unem tecnologia e finanças), as demissões em massa no setor de tecnologia recentemente, a falência do Silicon Valley Bank, a inflação e a alta taxa de juros.

Esse cenário de crise global acabou levando a uma fuga do capital de risco no mercado nacional. Apesar disso, especialistas demonstram otimismo com as oportunidades que estão se descortinando. Afinal, grandes empresas foram criadas e se consolidaram a partir de crises. A percepção é de que o pior já passou e, a partir de agora, a tendência é de um retorno ao crescimento, mas num ritmo menos frenético.

Startup de sucesso: conheça os principais cases brasileiros

Agora que já traçamos um bom panorama do mercado de startups no Brasil, que tal analisarmos alguns dos cases mais conhecidos? Confira os principais e inspire-se:

Mandaê

A Mandaê é uma startup de logística, que foi fundada em 2014 para ajudar lojas virtuais de pequeno e médio porte a otimizar o envio de mercadorias aos clientes. Assim que a venda é fechada, a equipe da Mandaê busca o produto e cuida de todas as etapas da entrega.  

Uma das grandes vantagens competitivas da Mandaê é a capacidade de negociar preços competitivos com as transportadoras, permitindo que as lojas virtuais que usam a plataforma economizem no transporte, mesmo com um volume menor de envios.  Em 2021, a empresa acabou sendo incorporada à plataforma de e-commerce Nuvemshop.

C6 Bank

O C6 Bank é uma das instituições financeiras mais promissoras dos últimos tempos. A empresa surgiu em 2018, mas só iniciou suas operações no ano seguinte. Seu diferencial em relação a outros bancos digitais é a transparência. 

A fintech oferece diversos serviços a seus clientes, como conta corrente (nacional ou internacional), cartão de crédito, uma ótima plataforma de investimentos, previdência privada, maquininha de cartão, empréstimos para Pessoas Jurídicas, entre outras facilidades.

O nome C6 tem uma origem curiosa: trata-se de uma referência ao Carbono, elemento essencial para a vida no planeta Terra. No caso, C é o símbolo do elemento químico e 6 é o seu número atômico.

Nubank

Não dá para pensar em banco digital sem pensar em Nubank! A empresa roxinha, fundada em 2013, conquistou os clientes graças à praticidade, à acessibilidade (qualquer pessoa pode abrir uma conta e ter acesso ao crédito), ao atendimento, à experiência digital e à transparência nas taxas e nos processos.

O foco do Nubank sempre foi a experiência do cliente e a usabilidade. A empresa ganhou destaque pelo pioneirismo na oferta de serviços bancários e produtos financeiros sem burocracias nem “pegadinhas”.

O carro-chefe ainda é o cartão de crédito sem anuidade e acessível, mas a empresa expandiu seus negócios e já oferece uma série de serviços, como conta digital, plataforma de investimentos direto pelo app, empréstimos e um programa de recompensas bastante atrativo.  

Loft

A Loft, criada em 2018, é uma plataforma digital com foco no mercado imobiliário. Seu foco é facilitar e agilizar os processos de compra, venda e reforma de imóveis residenciais. A empresa lança mão da tecnologia para simplificar as negociações e investe pesado em divulgação: os imóveis são anunciados para mais de um milhão de clientes, mais de 300 imobiliárias e 10 mil corretores.

Por meio da plataforma online, é possível buscar casas e apartamentos, marcar visitas e fazer propostas. Um dos diferenciais da Loft é oferecer imóveis padronizados, reformados e prontos para morar. Além disso, a empresa usa tecnologia para ajudar na avaliação e na precificação dos imóveis. Graças a essas inovações, ela é hoje uma das startups mais valiosas do país.

Neon

Outra fintech relevante no mercado brasileiro é a Neon, fundada em 2016. Seu principal serviço financeiro é a conta digital, aberta sem complicações e de forma acessível. O objetivo é simplificar as transações financeiras por meio da tecnologia.

A Neon não conta com agências físicas: tudo é feito pelo aplicativo, desde a abertura da conta (que exige pouquíssima burocracia) até serviços como pagamento de contas, recargas, transferências, consulta de saldo e emissão de extrato bancário.

Gupy

A Gupy é uma startup focada no desenvolvimento de softwares que agilizam os processos de seleção e recrutamento. Ela foi fundada em 2015 por profissionais das áreas de tecnologia e de RH que buscavam uma solução mais prática para analisar currículos e competências e avaliar candidatos.

Uma das principais vantagens competitivas da Gupy é o uso de algoritmos, inteligência artificial e machine learning para simplificar o processo seletivo. Assim, as empresas que usam o serviço economizam um tempo precioso na triagem manual dos candidatos e podem se concentrar nas últimas fases do processo, que são as mais decisivas.

Buscapé

O Buscapé é uma das startups mais conhecidas do Brasil. O portal foi criado em 1999 com o intuito de comparar os preços das principais lojas online, e hoje é o maior site de comparação de preços de toda a América Latina!

Além desse serviço, a empresa oferece outros, como avaliações de produtos por outros compradores, informações a respeito da reputação das lojas virtuais, alertas de queda de preço, notificações sobre descontos e gráficos da evolução dos preços ao longo do tempo, entre outras funcionalidades.

Conte com a ajuda da Insper Jr para criar uma empresa de sucesso

Depois de ler sobre tantas startups brasileiras de sucesso, talvez você tenha se inspirado a inovar em sua empresa. Para que um negócio seja realmente bem-sucedido e se destaque no mercado, é fundamental ter um planejamento estratégico sólido, analisar o mercado, criar um diferencial e investir em uma boa estratégia de marketing.

Tudo isso requer conhecimento do meio corporativo, e uma consultoria de negócios pode fazer toda a diferença! E a Insper Jr está aqui para ajudar nessa empreitada. Entre os serviços que oferecemos estão o desenvolvimento de aplicativos e sites, a análise de dados e consultorias de negócios especializadas. Agende já uma consultoria e seja o próximo case de sucesso nacional!

ANTERIORPRÓXIMA