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Canvas: descubra como montar o seu modelo de negócios

CANVAS: DESCUBRA COMO MONTAR O SEU MODELO DE NEGÓCIOS

A etapa de planejamento é uma das mais importantes para o sucesso de uma empresa. Existem várias abordagens para montar um modelo de negócios eficiente, e uma das mais usadas no meio corporativo é o Canvas

Neste artigo, vamos explicar o que é o modelo Canvas, como ele funciona, quais são as vantagens de adotá-lo e como aplicá-lo com sucesso. Bom proveito!

O que é o modelo de canvas e para que serve? 

O modelo Canvas é uma ferramenta de planejamento muito utilizada no ambiente corporativo. Trata-se de um mapa visual contendo todo o plano de negócios, dividido em nove quadros a serem preenchidos, que representam os pilares da empresa. Assim, os gestores e suas equipes conseguem visualizar com clareza todos os aspectos estratégicos do negócio. 

A ferramenta tem como principal objetivo aperfeiçoar o processo de elaboração e execução de um bom plano de ação, ao permitir uma visão abrangente de cada aspecto sem necessidade de planilhas intermináveis e uma montanha de documentos. 

Com ela, é muito mais simples realizar o planejamento de forma colaborativa, inclusive tendo novas ideias e insights brilhantes ao longo do processo. 

Esse modelo inovador torna as análises mais dinâmicas, práticas e produtivas, ajudando inclusive na tomada de decisões. Ele foi proposto por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur e até hoje é adotado para facilitar a criação e a comunicação das estratégias de negócios com clareza e concisão.

Vantagens de aplicação do modelo Canvas de negócios  

O Canvas é uma ferramenta muito útil e poderosa, pois dá aos empreendedores uma visão geral dos aspectos importantes do negócio de uma vez só. Ao bater o olho, já se pode perceber os pontos fortes e fracos, as lacunas a serem preenchidas e outras informações relevantes. 

Além disso, o modelo é flexível e pode ser adaptado para as necessidades de cada empresa. Confira as suas principais vantagens a seguir. 

Planejamento otimizado

Usando o canvas, fica muito mais simples elaborar um plano de ação eficaz. Afinal, é possível ter uma visão geral e completa de todos os aspectos fundamentais do negócio, o que dá mais clareza quanto aos pontos de melhoria, às vantagens competitivas a serem exploradas, aos objetivos a serem alcançados e as lacunas a serem preenchidas, entre outros insights. 

Identificação de oportunidades

O modelo Canvas ajuda a visualizar com clareza e de forma abrangente aspectos relevantes como as ações dos concorrentes, o público-alvo e eventuais lacunas de mercado a serem supridas. Essa visão holística facilita a percepção de novas oportunidades, permitindo que a empresa se expanda. 

Análise de viabilidade

A ferramenta também ajuda a identificar se um novo projeto é viável, seja uma ação de marketing, o lançamento de um produto ou serviço ou uma nova filial da empresa, por exemplo. Assim, evita-se desperdiçar tempo e recursos em projetos com poucas chances de sucesso. 

Agilidade

Com a aplicação desse método, a elaboração do planejamento estratégico fica menos burocrática, já que tudo é feito no próprio quadro, diminuindo a necessidade de gastar horas elaborando e formatando arquivos. 

Alinhamento entre o time

Outra vantagem é que todos os membros da equipe vão trabalhar ao mesmo tempo na criação do plano de ação, em um esforço conjunto. Isso garante que o time esteja sempre alinhado, o que também torna os processos mais fluidos. 

Possibilidade de ajustes

Uma vez que é possível visualizar todos os elementos de uma única vez, é mais fácil identificar o que não está adequado a proposta e necessita passar por ajustes. 

Quais blocos constituem o Canvas?

O modelo canvas é dividido em nove blocos que tratam de aspectos diferentes. Confira!

Segmento de clientes

Neste bloco, é o momento de analisar quem é o público-alvo do empreendimento, podendo ser tanto outras empresas como pessoas físicas, a depender do perfil do negócio. 

A ideia é descobrir quais são as características principais dos consumidores e, se possível, dividi-los em pequenos grupos de acordo com seus atributos. Desse modo, a organização consegue determinar qual vai ser o foco das ações de cada estratégia empresarial e como vai funcionar o posicionamento da marca no mercado. 

Ofertas de valor

Após conhecer o perfil e os interesses dos clientes em potencial da organização, é a hora de investigar como a corporação pode oferecer serviços e produtos que realmente satisfaçam às necessidades dos consumidores. 

Nesse caso, o intuito é fornecer propostas de valor, ou seja, ser capaz de demonstrar porque o item e/ou serviço da empresa é a melhor opção para solucionar as dores do público.  

Canais

É importante mapear quais são os canais de contato com o cliente, e isso se refere tanto ao atendimento quanto a outras áreas. Por exemplo, é fundamental definir qual é o nível de presença digital do seu público. 

Além disso, é necessário determinar os modos de vendas do seu item e/ou serviço. É válido fazer perguntas, como:

  • As vendas acontecerão de forma física, presencial ou de ambos os modos? 
  • Por onde serão comercializados? 
  • Como os clientes vão receber os produtos que adquirirem? 
  • Qual será o método de entrega?

Relacionamento com clientes

Para fidelizar os seus clientes, é de extrema importância que exista a construção de um relacionamento entre a marca e o consumidor. Para isso, é preciso conhecer as preferências do seu público. 

Só para exemplificar, esse fator auxilia na escolha do tipo de linguagem durante a comunicação, podendo ser mais formal ou informal. Também, contribui para decidir se o atendimento será automatizado ou não. 

Fontes de renda

A projeção financeira sobre qual vai ser o lucro que o negócio vai atingir é essencial para a manutenção das operações empresariais. Nesse sentido, é interessante definir antecipadamente quais vão ser as fontes de rendas, por exemplo:

  • vendas;
  • assinaturas;
  • licenças;
  • aluguéis. 

Recursos principais

O grande foco desse bloco é definir quais são os recursos materiais ou intelectuais necessários para a manutenção das atividades empresariais. Ou seja, é importante elencar quais são os itens, tarefas ou funções que a empresa necessita para se manter ativa no mercado.  

Atividades-chave

Esse é o momento de definir quais são as atividades essenciais para o funcionamento do negócio, sendo possível incluir desde tarefas operacionais internas até elementos externos que envolvem o contato direto com o cliente. 

Só para ilustrar, imagine que a sua empresa produz equipamentos médicos, entre as atividades-chave vão entrar todas que englobam o processo de produção do material. Porém, também é necessário haver uma área de vendas para que o empreendimento alcance o retorno financeiro. 

Principais parcerias

Em muitos casos, é necessário recorrer a fornecedores a fim de adquirir recursos para construção de produtos. Em vista disso, é importante escolher quem são os principais parceiros do empreendimento para compra de materiais. 

Além disso, pensando na escalabilidade, também é útil procurar por outras empresas para oferecer serviços em conjunto ou se unirem em uma mesma estratégia de marketing que seja vantajosa para ambos os lados. 

Estrutura de custos

Esse bloco analisa o quanto a sua empresa gasta para se manter ativa. A ideia é traçar uma margem mínima, que englobe uma média de valores dos custos fixos e variáveis.  

Aplicando o modelo canvas no seu negócio 

Você já sabe o que é o Canvas e quais são as vantagens de adotar esse modelo. Mas e, na prática, como aplicá-lo na empresa?

O primeiro passo é construir um quadro com nove blocos, um para cada aspecto a ser abordado. Isso pode ser feito de várias maneiras, sejam analógicas ou digitais: aplicativos, cartolinas, folhas A3, post-its na parede e por aí vai. 

Após montar a estrutura, é preciso escrever cada pilar em um quadrante e preencher as informações do negócio, usando diferentes cores para facilitar a visualização. A partir daí, os membros do time começam a adicionar suas ideias e insights no modelo. 

Note que o Canvas é uma bússola, não uma fórmula mágica. Ele serve para facilitar o planejamento e direcionar melhor as ações, não para trazer respostas prontas. 

Cada caso precisa ser avaliado individualmente e de forma detalhada. Para isso, é importante contar com ajuda de especialistas, por meio de uma consultoria de negócios. 

Faça uma consultoria especializada com a Insper Jr 

O Canvas é uma ferramenta muito útil para aprimorar e facilitar seu planejamento, tornando esse processo mais dinâmico e eficiente. Para alcançar melhores resultados, é importante contar com o auxílio de profissionais do mercado, em uma assessoria especializada. 

A Insper Jr é especialista em gestão corporativa e pode ajudar a alavancar sua empresa.  Quer saber como nosso time pode te auxiliar? Agende uma consultoria de negócios agora mesmo

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