WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Sites e aplicativos para empresas: como criar um

SITES E APLICATIVOS PARA EMPRESAS: COMO CRIAR UM

Já pensou em criar um site ou aplicativo para a sua empresa? Afinal, é preciso admitir que, atualmente, as pessoas estão usando cada vez mais o celular, então, proporcionar uma forma de relacionamento com a sua marca por esse meio é essencial. 

De acordo com uma pesquisa feita pela plataforma App Annie, o Brasil é o país que  gasta mais horas em todo o mundo usando aplicativos para celular. O tempo médio de uso dos brasileiros é de 5,4 horas por dia.

Só esse fato é capaz de demonstrar a necessidade de pensar em maneiras de fortalecer a presença digital do seu negócio. No entanto, ainda existem outras razões pelas quais é importante fazer isso. Confira!

Por que desenvolver sites e aplicativos para empresas?

Os aplicativos são úteis em diferentes níveis para a empresa, podendo ser desenvolvidos pensando nos clientes ou nos processos internos. No caso de apps voltados para o público, entre outras coisas, ajudam a:

  • Agilizar o atendimento;
  • Facilitar as vendas;
  • Aproximar a marca e o consumidor. 

Já quando a intenção é melhorar os procedimentos organizacionais, é possível destacar os seguintes benefícios: 

  • Organização de demandas;
  • Acompanhamento e distribuição de tarefas;
  • Controle financeiro;
  • E assim por diante.

É claro que as necessidades variam conforme o modelo do negócio, mas a vantagem de desenvolver o seu próprio aplicativo ou site é que há sempre a possibilidade de adaptar as funções para a realidade do seu empreendimento. Pensando nisso, veja algumas sugestões de como montar um site ou app para a sua empresa.

Sites e aplicativos para empresas, algumas dicas: 

Veja 11 dicas práticas que vão ajudar na elaboração do seu site e aplicativo.

Estabelecer metas 

O primeiro passo antes de iniciar o desenvolvimento é definir quais são os objetivos que a sua empresa quer alcançar com a criação do app. É importante analisar como essa nova ferramenta vai auxiliar no cumprimento das metas do plano de negócios.

Caso contrário, existe o risco de investir altos valores na criação de um produto digital que não vai fornecer aquilo que o empreendimento verdadeiramente necessita. 

Na Insper Jr, nós fazemos uma concepção para o projeto, a fim de minimizar tais riscos. Assim, em conjunto com o cliente, são traçadas estratégias do negócio, requisitos, definições da aplicação e a criação de um Mock-Up. Apenas após todas essas etapas que o desenvolvimento inteiro (programação) é iniciado.

Boas parcerias 

Outro fator a considerar é o estabelecimento de parcerias que contribuam para a elaboração do aplicativo. Afinal, esse é um serviço multidisciplinar, sendo preciso a participação de diferentes profissionais, como desenvolvedores, designers e UX writer.

Base teórica 

Ao pensar em criar um app, é bom conhecer um pouco sobre a parte técnica a fim de determinar qual estratégia é a que está em harmonia com as suas expectativas. Só para exemplificar, é útil saber quais são os principais tipos de apps e suas funcionalidades.

Para obter essa base teórica, entre outras opções, você pode:

  • Ler livros específicos da área;
  • Acompanhar workshops;
  • Assistir vídeos de especialistas no YouTube.

Aproveitar os espaços não explorados 

Em alguns casos, o aplicativo ou site não é usado para apoiar o empreendimento, mas, sim, é o próprio negócio, por exemplo, isso acontece com:

  • Uber;
  • iFood;
  • Rappi;
  • Airbnb;

Nessa situação, o ideal é que você estude bem as tendências antes de investir no app. Também, é útil explorar os novos nichos no mercado ou aqueles que ainda possuem grandes brechas para atuação. 

Tentativa e erro 

Antes de lançar oficialmente o seu aplicativo, é importante estabelecer um cronograma de testes.  A versão beta permite que descubra problemas no funcionamento e consiga corrigir as dificuldades. 

O MVP (ou Mínimo Produto Viável, do inglês Minimum Viable Product) é justamente uma versão mais simples do produto, nesse caso do site ou aplicativo, que vai permitir que seja feita essa avaliação prévia do serviço. A Insper Jr oferece essa etapa de testagem de apps e sites, para que seja possível chegar em um resultado final mais aprimorado e adequado para o consumidor.

Além disso, é uma oportunidade de verificar se o produto digital agradou ao público ou se precisa de modificações nas funções e design.

Boa estratégia de marketing 

Após o desenvolvimento do app, é preciso investir em divulgação por meio de diferentes plataformas, incluindo as redes sociais.

Entretanto, o melhor é elaborar as táticas de marketing no momento que for planejar as metas, já que essas estratégias desempenham um papel importante no alcance dos objetivos.

Menos é mais 

Ao criar o seu produto digital procure não provocar muitas distrações durante o uso, dificultando uma boa experiência para o usuário. Tente simplificar os processos, possibilitando que a pessoa consiga realizar a ação desejada em poucos passos. 

Boa estrutura de armazenamento de dados 

Toda aplicação necessita de um banco de dados bem-estruturado a fim de que as informações a respeito da empresa e sobre os clientes não sejam perdidas. Por isso, é essencial aplicar os conceitos de data science durante o planejamento do app.

Além do mais, é fundamental determinar quais vão ser as técnicas de proteção dos dados contra os ataques cibernéticos e outras causas que poderiam levar à perda. 

Versatilidade nos aplicativos 

Outra dica é interligar o aplicativo com as mais variadas plataformas, se possível. Na realidade, ao construir um app é preciso escolher os sistemas operacionais de funcionamento. Se for uma aplicação nativa, a linguagem para programação em android e iOS são diferentes. 

Entretanto, existem outras opções que permitem aplicações híbridas. Por isso, é necessário avaliar com antecedência o que se adapta ao perfil da sua empresa.

Contratação de profissionais qualificados 

Ao contratar profissionais para desenvolverem o aplicativo do seu empreendimento, tenha certeza de que são realmente qualificados. É preciso que além do conhecimento técnico possuam uma visão estratégica de negócios com o intuito de fornecer insights que tragam bons resultados.

Nesse sentido, pode ser útil contar com a ajuda de equipes de consultoria especializadas em ajudar organizações a crescerem no mercado. Na Insper Jr, temos uma comunidade de tecnologia especializada na criação de sites e apps, que possibilitam aos nossos clientes uma plataforma completa para que o usuário tenha a melhor experiência com os serviços oferecidos.

Usabilidade de interfaces 

Por último, fique atento ao design escolhido para o seu site ou aplicativo, a ideia é que seja simples e intuitivo. Além disso, faça testes de legibilidade para garantir que a leitura não está cansativa para a vista das pessoas. 

A UI (Interface de usuário) e a UX (experiência de usuário) são fundamentais para um bom resultado dos apps e sites. O primeiro conceito diz respeito à interação que vai ser estabelecida entre softwares ou aplicativos e os consumidores. Já a UX contempla as estratégias de design para que o usuário tenha a experiência mais agradável possível ao utilizar a plataforma da empresa.  

Em especial no caso dos sites, que podem ser usados tanto em computadores como dispositivos móveis, é essencial verificar como está a experiência do usuário por ambas as opções. Ou seja, tenha certeza de que é responsivo. 

Agora você já sabe os pontos principais que precisa levar em consideração na hora de criar o aplicativo ou site para sua empresa. Porém, é útil buscar auxílio de especialistas durante esse processo com o objetivo de garantir que o seu investimento seja proveitoso, já que são muitos fatores envolvidos que determinam o sucesso. 
Então, que tal contar com a ajuda da Insper Jr para desenvolver o site ou aplicativo ideal para sua marca? Nós possuímos uma equipe completa e capaz de melhorar a sua empresa por meio da tecnologia!

ANTERIORPRÓXIMA