WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
O que significa ESG e qual a relevância para uma empresa?

O QUE SIGNIFICA ESG E QUAL A RELEVÂNCIA PARA UMA EMPRESA?

A sustentabilidade e a responsabilidade social são duas pautas importantíssimas para os tempos atuais. Não à toa, o conceito de ESG tem ganhado força no meio corporativo. Empresas que seguem os pilares ESG se destacam em seus mercados. Por isso, não dá para ignorar essa tendência. 

Mas você sabe exatamente o que é este conceito e por que é tão importante para os negócios? Neste post, vamos explicar o que é ESG e por que sua empresa deveria adotar essas práticas quanto antes! 

O que é ESG? 

A sigla ESG está relacionada aos termos em inglês Environmental, Social e Governance. Ou, em bom português, ambiental, social e governança. 

Trata-se de um conjunto de práticas relacionadas a esses pilares que, somados, indicam se uma empresa tem conscientização social, se preocupa com a preservação do meio ambiente, e executa uma gestão responsável, que atenda aos interesses de todos os stakeholders

As políticas ESG focam no desenvolvimento sustentável, na responsabilidade social e em boas regras de compliance. Empresas que atendem a esses critérios, hoje, ganham uma importante vantagem competitiva perante os concorrentes. 

Como funcionam os investimentos ESG? 

Empresas alinhadas com as práticas ESG são mais competitivas e tendem a apresentar melhores resultados. Inclusive, podem contar com benefícios fiscais. Logo, atraem investimentos, dada a importância das pautas socioambientais na atualidade. 

Nesse sentido, os investimentos ESG são aqueles que aplicam recursos em empresas comprometidas com as boas práticas ambientais, sociais e de governança. 

Há, hoje, uma série de fundos de investimento cuja carteira é composta somente por empresas que tenham compromisso com políticas ESG. Para fazer parte de tais fundos, as empresas de capital aberto precisam ser certificadas e comprovarem a adesão a essas boas práticas.

A popularização dos investimentos ESG impõe uma pressão para que as companhias se preocupem com outros fatores, não só com o lucro. Entretanto, até mesmo a lucratividade aumenta ao priorizar o ESG. Assim, isso acaba sendo uma espécie de bússola para direcionar os investimentos. 

Qual é a importância do ESG para uma empresa? 

Como explicitamos no tópico anterior, empresas que adotam práticas ESG atraem mais investidores. Como o ESG se tornou um importante critério para investir ou não em uma organização, passou a ser uma prioridade para empresas dos mais variados setores. 

Afinal, na hora de captar recursos financeiros para lançar novos produtos e serviços ou se expandir, o fator ESG pesa bastante, e nenhum gestor quer perder a chance de obter aportes financeiros vultosos por não aderir a causas socioambientais. 

Assim, todos ganham. As empresas se adéquam a esse novo modelo, desenvolvendo ações socioambientais positivas e modernizando sua gestão e, com isso, se veem aptas a receber capital externo. Os investidores, por sua vez, sabem que o retorno do investimento será melhor ao aplicar seus recursos em negócios sustentáveis e responsáveis. 

Paralelamente, a imagem da marca se fortalece, à medida que se conquista uma reputação de empresa consciente, responsável e sustentável. 

E a sociedade como um todo também ganha, já que as empresas passam a adotar medidas que visam a reduzir seu impacto ambiental, além de se envolver em projetos sociais e contribuir com causas relevantes. 

Os três pilares do ESG 

Citamos brevemente os três pilares do ESG anteriormente, mas vale a pena nos aprofundar um pouco em cada um deles. 

Ambiental

O pilar ambiental está ligado à sustentabilidade e diz respeito a como as empresas utilizam os recursos naturais em suas operações. 

Empresas comprometidas com esse pilar buscam utilizar fontes de energia mais limpas e renováveis em seus equipamentos, diminuir sua pegada de carbono, economizar os recursos do planeta, investir em soluções que visem à preservação do meio ambiente e adotar outras práticas que reduzam o impacto ambiental de suas atividades. 

Social

O pilar social, por sua vez, diz respeito à maneira como a empresa se relaciona com  stakeholders, funcionários, fornecedores, consumidores e comunidade em si. 

Empresas comprometidas com o aspecto social promovem boas condições de trabalho aos seus colaboradores, promovem treinamentos constantes, preocupam-se com a diversidade em seus quadros, participam de programas beneficentes, apoiam causas sociais, entre outras medidas. 

Governança

Por fim, o pilar da governança diz respeito às boas práticas adotadas na gestão da empresa, ou seja, se a governança é ética e responsável. 

Organizações alinhadas a esse pilar se preocupam com a equidade, com políticas corporativas transparentes, com prestação de contas, com o respeito aos códigos de conduta, entre outras questões. 

Por que adotar as práticas ESG nos negócios? 

Empresas de qualquer porte ou setor podem se beneficiar das práticas ESG. Como citamos, esse é um fator que atrai investimentos, melhora a imagem da marca no mercado e funciona como uma importante vantagem competitiva. Mas essas não são as únicas vantagens. 

Adotar práticas ESG nos negócios também ajuda a cortar custos, à medida que se buscam soluções para aproveitar melhor os recursos, e melhorar a eficiência operacional, o que contribui para aumentar a rentabilidade. 

Além disso, a melhora da reputação da empresa perante o público também pode ajudar a atrair e fidelizar os clientes, que estão cada vez mais preocupados com questões relacionadas à sustentabilidade, à ética e à responsabilidade social. 

Como se percebe, o ESG é muito mais que uma mera tendência passageira. Ele veio para ficar e, para que as empresas tenham sucesso a partir de agora, terão de se adequar a essa nova realidade. 

Conte com a Insper Jr para modernizar e otimizar sua gestão

Agora que você já conhece a importância de uma gestão responsável e consciente, que atenda aos pilares ESG, chegou a hora de descobrir como modernizar sua gestão, adequando-a aos novos tempos. 

Para isso, você pode fazer uma consultoria especializada com a Insper Jr e entender como alinhar seu negócio às práticas ESG, entre outros insights. Além de prestar uma consultoria corporativa completa, a Insper também oferece serviços como desenvolvimento de aps e sites para empresas, análise de dados e outras soluções. 

Visite nosso site e agende sua consultoria de negócios! 

ANTERIORPRÓXIMA