WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Pessoa analisando os processos e produtos do negócio

5 CUIDADOS PARA ELABORAR SUA GESTÃO DE PROCESSOS E PRODUTOS!

Uma empresa é como um organismo vivo onde todos seus setores devem trabalhar em harmonia e organização produzindo resultados uniformes. Para que isso seja a premissa do seu negócio, os gestores devem investir em uma gestão eficiente e eficaz. 

A gestão em uma empresa é fundamental para a garantia dos melhores resultados e alcançar os objetivos e metas.  No entanto, não é difícil encontrar empresas que não possuem um sistema gerencial bem estabelecido, com isso, problemas como não cumprimento de prazos, custos excessivos, ou ainda, um produto desenvolvido que não está gerando a resposta esperada no mercado. 

Então, se esse é o cenário do seu negócio, este artigo é para você. Aqui iremos explorar sobre a gestão de processos e produtos e 5 cuidados que você deve ter durante a elaboração da sua gestão, respondendo às seguintes perguntas:  

  • O que é gestão de processos e produtos? 
  • Quais as vantagens de se empregar a gestão de processos e produtos? 
  • Quais cuidados  para elaborar sua gestão de processos e produtos?

O que é gestão de processos e produtos? 

A gestão de processos são ações cujo propósito é fazer com que a sua empresa trabalhe sempre com o melhor desempenho, tendo como base na organização e controle dos processos empresariais. De forma geral, a gestão apresenta três funções básicas: o planejamento, o controle e execução, e o monitoramento. Para isto, a gestão de processo utiliza a união de tecnologia e gestão de negócios para aumentar a produtividade.

No âmbito da fabricação de uma mercadoria, o foco é o produto final e como acrescentar valor a esse. Assim, a gestão de produtos contempla desde as atividades iniciais de desenvolvimento, estudo de fornecedores e estratégias de marketing, até a produção e entrega do produto ao consumidor.  

Quais as vantagens de se empregar a gestão de processos e produtos

Acima falamos de como a gestão tem como objetivo aumentar o desempenho da sua empresa, voltando o olhar com mais destaque nas vantagens de se implantar esta gestão podemos citar: 

  • Conhecimento total sobre o processo de produção; 
  • Maximização de resultados e minimização de erros e gargalos;
  • Diminuição de custos; 
  • Melhoria da qualidade do trabalho;
  • Facilidade de monitoramento da cadeia produtiva;
  • Insights para o planejamento estratégico;
  • Qualidade do produto final constante.

Quais cuidados  para elaborar sua gestão de processos e produtos?

Para que a sua empresa possa ser beneficiada com todas as vantagens citadas anteriormente, é necessário que a elaboração da sua gestão de processos e produtos seja efetiva. Para isso, listamos alguns cuidados que você deve tomar nesta etapa: 

  1. Realize o mapeamento de processos

O mapeamento de processos é uma das etapas fundamentais para o gerenciamento dos processos e produtos. Logo, este deve ser realizado com o nível de detalhes apropriado que permita aos gestores conhecer verdadeiramente as etapas de cada processo/produção, quais profissionais responsáveis, quais recursos disponíveis e necessários para o funcionamento da empresa, e o seu desempenho final.

Com o mapeamento bem feito, será mais fácil a identificação de gargalos, etapas com custos excessivos, ou desperdícios de tempo e recursos. Para esta etapa, é comumente realizado fluxogramas para a visualização mais clara e objetiva de cada processo.  

  1. Atenção com as tecnologias: 

A tecnologia é um dos principais componentes no gerenciamento de processos e produtos. Em especial, quando a tecnologia é aplicada para a automatização de atividades. 

 Porém, os gestores devem sempre se manter críticos na hora de implantar uma tecnologia na sua empresa, não é porque um específico software é o mais atual do mercado que ela irá suprir todas as necessidades da sua rotina. Portanto, faça uma avaliação prévia de todas as soluções disponíveis, o que eles poderiam adicionar ao seu processo e como elas estão alinhadas com os objetivos da organização.  

  1. Mantenha controle sobre a sua produção: 

A monitorização e o controle de processos e produtos são fundamentais para garantir a rastreabilidade e a qualidade contínua. Para isto, implante indicadores de desempenho adequados para cada tarefa realizada. Além do mais, padronize as atividades por meio de POPs (Procedimentos Operacionais Padrões) e BPF (Boas Práticas de Fabricação) para que o seu produto seja sempre produzido com excelência.

  1. Capacite seus funcionários adequadamente: 

Não basta apenas ser organizado no papel e não por isto em prática. Portanto, todos os seus colaboradores devem ser qualificados de forma adequada para as atividades que estão responsáveis. Além do mais, quando conscientes sobre as suas responsabilidades, os funcionários não apenas cometeram menos erros, como também, saberão a importância do seu papel para a produção e objetivo da empresa.

  1. Tenha como objetivo a qualidade do seu produto: 

Para que seus processos e produtos sejam realizados com qualidade, ele precisa ter como fonte boas matérias-primas proveniente de fornecedores confiáveis. Desvios de qualidade na matéria-prima, atrasos na entrega ou a falta de comunicação com seus fornecedores são fatores que podem comprometer a qualidade do seu produto/serviço. Desta forma, as empresas devem avaliar os riscos de cada fornecedor,  realizar inspeções constantes das matérias-primas e manter um canal de relacionamento claro e eficiente com os fornecedores.

Além do cuidado com a matéria-prima, as empresas também devem implantar ações de prevenção de danos, controle de qualidade de seus produtos, atenção no armazenamento e escolha correta de embalagem e forma de distribuição. Lembre-se o produto deve manter a sua qualidade até a entrega aos consumidores.

Conclusão 

Por fim, esperamos que você tenha compreendido a importância de se ter uma gestão de processos e produtos para a garantia da qualidade de seus produtos e o  crescimento da sua empresa. Para que isso se torne uma realidade é preciso que haja implementação de uma gestão efetiva. 

Neste artigo separamos 5 cuidados que você, empreendedor ou gestor, deve estar atento durante a etapa de elaboração. O foco da gestão é aumentar produtividade, reduzir custos e gerar um produto, ou serviço, com qualidade constante.

Sendo assim, cuidados em relação à escolha correta de fornecedores, qualidade durante o processo produtivo, funcionários qualificados e o alinhamento com a tecnologia para a automatização são pontos chaves para aperfeiçoar a sua organização.

Portanto, esta é hora de voltar o olhar para a sua empresa e avaliar como estas técnicas de gestão podem te auxiliar a conquistar o sucesso tão desejado.

ANTERIORPRÓXIMA