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Pessoa estruturando um modelo de negócio

MODELO DE NEGÓCIO: APRENDA A CRIAR UM E FAÇA A SUA EMPRESA ALCANÇAR O SUCESSO!

Na hora de empreender, muitas dúvidas acabam surgindo para os empreendedores sobre quais os primeiros passos devem ser dados, e acabam direcionando esforços para atividades mais urgentes.

E ao não priorizar algumas atividades mais estratégicas, acabam tendo algumas dificuldades à longo prazo.

Por isso, é fundamental antes de abrir uma empresa, estruturar o seu modelo de negócio, pois é ele quem dará forma ao negócio, documentando suas principais ações.

Além disso, ele auxilia no entendimento dos principais elementos da empresa, e fazer com que eles estejam alinhados com a proposta de valor definida.

A prática de elaborar um modelo de negócio é relativamente nova, e hoje neste post, vamos entender tanto o que é, mas como elaborá-lo para alcançar resultados exponenciais!

O que é um modelo de negócio?

O modelo de negócio pode ser definido como a estrutura que contém os elementos que são responsáveis pela forma com que a empresa entrega seus produtos/serviços.

É um documento, no qual o empreendedor deve descrever esses elementos, suas ações e como eles se inter-relacionam, e tudo isso colabora para um maior entendimento sobre como o negócio vai funcionar, seus pontos fracos e fortes.

Essa visão mais ampliada da empresa é essencial para analisar estrategicamente como entregar ao cliente com o máximo de valor agregado, com uma operação prática, que gere bons resultados.

Porque é importante criar um modelo de negócio?

O modelo de negócio auxilia no processo de tomada de decisão, principalmente para empreendedores inciantes, que precisam de maior segurança para isso.

Outra vantagem é a de ser uma maneira visual, prática e rápida de demonstrar o funcionamento da empresa, o que facilita o entendimento de qualquer pessoa que analise.

Além disso é um documento simples de fazer e de implementar, pois não necessita de materiais ou ferramentas que custem caro, considerando que existem opções acessíveis e gratuitas na internet.

Como criar um modelo de negócio?

Para estruturar o modelo de negócio, existe uma ferramenta que se popularizou justamente por conseguir concatenar os principais elementos de qualquer empresa, que é o Business Model Canvas.

O Canvas é um quadro dividido em 9 partes, que, quando preenchidos, permitem que o empreendedor tenha uma visão completa da sua empresa.

Os tópicos que compõem o canvas, e serão destrinchados ao longo desse post são os seguintes:

  • Proposta de valor
  • Segmento de clientes
  • Canais
  • Relacionamento com clientes
  • Receitas
  • Recursos Principais
  • Atividades Principais
  • Parcerias principais
  • Estrutura de custos

Proposta de valor

Essa é uma das principais partes do Canvas, pois ela é nela onde o empreendedor irá colocar qual a solução que a empresa deseja entregar aos clientes, e qual o diferencial dessa solução.

Neste quadro irá conter o que difere sua empresa dos concorrentes, e é essencial que toda a equipe compreenda essa proposta de valor, e executem suas tarefas em torno dos elementos capazes de agregar valor a ideia, os elementos podem ser uma customização, novidades para o segmento, aprimoramento da performance, etc.

Como exemplo podemos citar uma empresa que tenha como proposta de valor uma alimentação natural e saudável para gatos.

Segmento de clientes

Neste quadro deve se preenchido quem são os clientes ideais para a empresa, e nesse processo é interessante desenhar um perfil com as principais informações dessa pessoa, inclusive seus hábitos de consumo, para a elaboração de estratégias mais assertivas.

Todas as atividades devem ser planejadas em torno desse quadro, pois essas pessoas são para quem todo valor do produto/serviço é criado.

É importante que o empreendedor conheça não só o perfil, mas onde os seus clientes estão localizados, quais são as suas necessidades, e como eles se interessariam na sua solução, aqui, quanto maior o nível de detalhamento, melhor.

Como exemplo dessa definição podemos citar um segmento de homens e mulheres, entre 20 e 30 anos que possuem animais de estimação, e se preocupam com a qualidade da alimentação e da saúde deles.

Canais

Neste quadro será definido como o produto chegará ao seu cliente, e como o seu negócio interagirá com ele. É importante entender o perfil do público-alvo para definir o canal mais adequado.

Aqui serão definidos os canais que possuem melhores resultados, sejam rentáveis, e consigam se integrar com as atividades do cliente. Uma análise de mercado pode ajudar também nesse processo de definição.

Relacionamento com os clientes

Tão importante como obter clientes e saber como melhor se relacionar com eles, e a finalidade desse quadro é essa, entender quais canais de comunicação serão utilizados, e como serão.

Essa relação pode ser virtual ou presencial, desde que atenda as expectativas  do segmento de clientes escolhido, tanto com o meio de comunicação, mas com a relação estabelecida.

Também é relevante avaliar os custos desses canais, de modo que não prejudique a viabilidade do negócio.

Como exemplo, podemos citar as redes sociais do negócio, que hoje são um dos principais canais de comunicação entre a empresa e o cliente.

Receitas

Neste quadro será definido de onde vem o dinheiro que arcará com os custos do negócio, ou seja, tudo que represente uma entrada.

Aqui é onde você detalhará quanto o cliente estará disposto a pagar pela solução oferecida, e, ao definir esse valor, o empreendedor deve entender que além de cobrir as despesas, o preço cobrado deve gerar lucro.

Recursos principais

Após definir as atividades principais da empresa, chega o momento de elencar os recursos essenciais para executar essas atividades, ou seja, todo o material e insumos necessários para a elaboração da proposta de valor oferecida.

Como exemplo podemos citar os recursos, físicos, financeiros, humanos, intelectuais, etc.

Atividades principais

Neste quadro, o empreendedor deve definir quais as principais atividades responsáveis pela geração de valor aos clientes, ou seja, de quais processos o negócio necessitará para que a solução seja entregue com o máximo da qualidade.

Como exemplo podemos citar processos de produção, de comercialização, de logística, de armazenamento, tudo vai depender do modelo de negócio definido.

Parcerias principais

Neste bloco devem ser elencadas, todas as parcerias que corroboram para a entrega de valor da solução ao cliente, como os fornecedores, as possíveis terceirizações, etc.

Essas empresas contribuirão diretamente para a boa execução das atividades principais, então o empreendedor deve conhecer essas parcerias e buscar um bom relacionamento.

Estrutura de custos

No campo de estrutura de custos, devem ser levantados todos os custos necessários para inciar a operação e mantê-la.

O destrinchamento desses custos contribuirá para uma melhor formação de preço, de modo que não gere prejuízos para o negócio a longo prazo.

A partir da definição de custos será possível entender a viabilidade econômica do negócio, ou seja, se o modelo de negócio será sustentável ao longo do tempo, e se gerará os resultados financeiros esperados.

A elaboração de um modelo de negócio deve ser o primeiro passo a ser dado pelo empreendedor, para que ele entenda de forma simples e prática todo o seu negócio, e todos os elementos necessários para sua aplicabilidade.

O Canvas facilita muito esse processo de construção, quando reúne de forma didática esses elementos, fazendo com que o empreendedor não esqueça de nenhuma parte importante.

Caso você queira começar um empreendimento e ainda não construiu um modelo de negócio, comece agora o seu para alcançar o sucesso!

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