ANÁLISE MERCADOLÓGICA: ENTENDA COMO ALAVANCAR SEU NEGÓCIO
Você sabe como fazer uma análise mercadológica? Com o objetivo de manter um bom ritmo de desenvolvimento da sua empresa, é necessário conhecer as características do mercado.
Afinal, a fim de não perder espaço para a concorrência é preciso ter um diferencial competitivo que atraia o público para o seu negócio, garantindo que seu empreendimento não fique ultrapassado.
Sendo assim, a avaliação do mercado é um passo muito importante para o sucesso do seu empreendimento. Porém, o que é esse tipo de análise? Qual é a importância e quais são os benefícios? Como fazer? Confira as respostas neste artigo!
Boa leitura!
O que é a análise mercadológica?
A análise mercadológica é uma estratégia de pesquisa sobre o comportamento e as tendências do mercado de um determinado segmento de atuação. Portanto, a ideia é compreender como funciona o meio em que o negócio está inserido. Nesse sentido, entre outras coisas, é importante levantar dados sobre:
- Produto;
- Clientes;
- Concorrência;
- Demanda.
Qual é o objetivo da análise mercadológica?
Com os dados obtidos por meio da análise mercadológica, a organização descobre qual é o potencial de sucesso de um negócio e, ao mesmo tempo, conhece os principais riscos que podem resultar em fracasso.
Só para exemplificar, uma das técnicas aplicadas na mercadologia é a SWOT (ou FOFA), que é método de investigação profunda tanto das condições externas como internas ao negócio e visa delimitar os seguintes fatores:
- Forças e fraquezas;
- Oportunidades e ameaças.
Dessa forma, é mais fácil para o empreendedor decidir estrategicamente se vale a pena investir na criação de um novo negócio ou na ampliação dos produtos e serviços de uma marca já existente.
Como a análise mercadológica pode alavancar o seu negócio?
A verdade é que o crescimento de um negócio não é automático. É importante adotar estratégias que sejam capazes de alavancar o progresso do empreendimento, mesmo que a empresa tenha um excelente produto e preste um ótimo serviço.
São vários os benefícios que uma boa análise mercadológica traz às empresas. Um deles é a capacidade de entender o tamanho e o potencial de seu mercado e, assim, avaliar se o seu negócio tem chances de sucesso.
Uma análise bem-feita também permite identificar oportunidades de crescimento com base nas tendências do mercado, compreender melhor a sua concorrência e, com base nessas informações valiosas, tomar decisões mais inteligentes e bem-fundamentadas.
Só para você ter uma breve noção do tamanho da importância da análise de mercado para as empresas: de acordo com dados de uma pesquisa da plataforma de inteligência artificial CB Insights, 42% das empresas que faliram não obtiveram sucesso porque não conseguiram satisfazer as demandas do mercado.
O sucesso empresarial e o aumento do lucro dependem em boa parte da tomada de decisões embasadas. Por isso, a análise mercadológica é tão essencial, já que ajuda a fazer escolhas com mais confiança e a decidir com base em dados concretos e não em simples suposições.
Entre os benefícios desse modelo de análise, é interessante destacar:
- Segmentação de mercado: conhecer as características particulares de cada grupo menor que compõem o seu público-alvo;
- Escolha de fornecedores: é possível buscar por melhores preços para a aquisição de materiais;
- Satisfação dos clientes: a empresa consegue saber quais são os desejos e valores dos consumidores de sua marca e oferecer propostas que se adaptem a isso.
Quais os tipos de análise de mercado
Já pontuamos a importância de uma análise mercadológica bem conduzida. Porém, antes de começar a analisar o mercado, é importante entender que existem dois tipos de análises: a análise de gabinete e a pesquisa de mercado.
Essas duas abordagens não competem entre si, mas se complementam. Ao realizar sua análise, é necessário escolher qual desses dois tipos é mais adequada para a situação da empresa no momento.
Análise de gabinete
Na análise de gabinete, utilizam-se dados captados de forma ativa internamente, sem necessidade de buscar informações junto ao público externo. Trata-se de uma análise mais abrangente, que oferece uma visão mais genérica e menos aprofundada do cenário, mas que, em contrapartida, é muito útil para conhecer melhor o mercado em que se atua.
Pesquisa de mercado
Na pesquisa de mercado, por sua vez, coletam-se dados diretamente com o público. É um estudo detalhado sobre as preferências, expectativas e necessidades do público-alvo da empresa, extremamente útil na hora de aprimorar seus produtos ou serviços.
Trata-se de uma forma eficaz de compreender o que os consumidores esperam de seu negócio e se manter alinhado com suas expectativas. É um tipo de análise muito usada na hora de validar um novo produto, por exemplo.
Como as ferramentas de análise mercadológica podem ajudar nesse processo?
Existem várias ferramentas que podem ser usadas para auxiliar em sua análise mercadológica, tornando-a mais eficiente e precisa.
Uma das mais úteis é a análise dos concorrentes. Ela permite compreender com mais clareza as necessidades do mercado que não estejam sendo supridas pelas outras empresas e encontrar lacunas das quais seu negócio pode se beneficiar. Entendendo a concorrência, é mais simples entender quais são as reais demandas de seus clientes e que soluções oferecer para satisfazê-las.
Outra ferramenta essencial são as 5 forças de Porter: a ameaça de produtos substitutos; a ameaça de entrada de novos concorrentes; o poder de negociação dos consumidores; o poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes. Analisar essas forças ajuda a entender a situação de uma empresa em seu mercado e compreender com mais clareza seus pontos fortes e fracos.
Finalmente, a Matriz SWOT é considerada uma espécie de análise da concorrência ainda mais técnica e aprofundada, que visa a identificar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças de um negócio. Para chegar às forças e fraquezas, é preciso analisar o ambiente interno da empresa. Já para determinar as ameaças e as oportunidades, é preciso olhar para o ambiente externo.
Como é feita a análise mercadológica?
Veja 6 passos necessários para realizar uma análise mercadológica que traga resultados satisfatórios e contribua para a melhora na tomada de decisões.
Saiba em qual setor a empresa irá atuar
Além de saber qual serviço ou produto a empresa vai oferecer, é fundamental determinar qual vai ser o segmento de atuação principal, visto que é mais fácil acompanhar as mudanças e as tendências de uma área específica.
Além disso, o conhecimento sobre o setor engloba a parte jurídica, ou seja, as normas e a legislação sobre as atividades. Isso é um fator muito relevante para que a empresa não faça nada que seja considerado ilegal e acabe sendo penalizada.
Conheça seu público
Outro passo essencial durante a realização da análise mercadológica é a avaliação sobre o público-alvo. Com o objetivo de obter sucesso no empreendimento, é útil investigar qual é o perfil dos seus clientes em potencial. Nesse sentido, entre outros dados, é importante pesquisar:
- Faixa etária;
- Profissão;
- Hobbies;
- Classe social;
- Presença online.
Faça uma análise da concorrência
Durante o estudo do mercado, você vai perceber que existem outras organizações que oferecem uma solução igual à sua, ou então, algo bem semelhante, pertencendo ao mesmo setor.
Em vista disso, para garantir a competitividade da sua marca, é fundamental saber quem são os seus concorrentes e a proposta deles. Com base nisso, observe as estratégias dos terceiros que trouxeram bons resultados e obtenha insights valiosos.
No entanto, também é interessante olhar para a concorrência a fim de identificar o que diferencia a sua empresa das demais, qual é o grande atrativo que seu negócio proporciona para os clientes.
Busque bons fornecedores
Os melhores fornecedores são aqueles que disponibilizam os materiais por um valor mais acessível e, ao mesmo tempo, demonstram comprometimento com as entregas.
Esses dois aspectos são muito importantes para a manutenção das operações empresariais. Primeiro, porque a empresa consegue investir em preços mais competitivos no mercado, sem perder a rentabilidade ideal. Segundo, as entregas dentro do prazo garantem um bom ritmo de produção.
Analise o produto que vai ser oferecido
Antes de colocar um item à venda, é de extrema importância fazer um estudo de viabilidade do produto com o intuito de assegurar que o dinheiro investido não seja desperdiçado.
Sendo assim, essa análise inclui a apuração de fatores, como:
- Nível de demanda;
- Processo técnico;
- Valor do investimento.
Faça uma avaliação das projeções do mercado
Por último, outro passo necessário para uma análise mercadológica eficiente é fazer uma avaliação das projeções de mercado. Mas o que isso quer dizer?
Antes de fazer um investimento seja para expandir a sua área de atuação ou para desenvolver um novo produto é importante verificar como o mercado está se comportando atualmente e quais são as previsões para o futuro.
Com essa avaliação, você terá mais capacidade para decidir adequadamente qual é o momento ideal para seguir com os planejamentos, visando a obtenção de lucros maiores. Também, será possível criar um produto ou serviço alinhado às novas tendências do setor.
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