WhatsApp

FALE CONOSCO
PELO WHATSAPP

FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO
Análise mercadológica: entenda como alavancar seu negócio

ANÁLISE MERCADOLÓGICA: ENTENDA COMO ALAVANCAR SEU NEGÓCIO

Você sabe como fazer uma análise mercadológica? Com o objetivo de manter um bom ritmo de desenvolvimento da sua empresa, é necessário conhecer as características do mercado. 

Afinal, a fim de não perder espaço para a concorrência é preciso ter um diferencial competitivo que atraia o público para o seu negócio, garantindo que seu empreendimento não fique ultrapassado. 

Sendo assim, a avaliação do mercado é um passo muito importante para o sucesso do seu empreendimento. Porém, o que é esse tipo de análise? Qual é a importância e quais são os benefícios? Como fazer? Confira as respostas neste artigo!

Boa leitura!

O que é a análise mercadológica? 

A análise mercadológica é uma estratégia de pesquisa sobre o comportamento e as tendências do mercado de um determinado segmento de atuação. Portanto, a ideia é compreender como funciona o meio em que o negócio está inserido. Nesse sentido, entre outras coisas, é importante levantar dados sobre:

  • Produto;
  • Clientes;
  • Concorrência;
  • Demanda.

Qual é o objetivo da análise mercadológica? 

Com os dados obtidos por meio da análise mercadológica, a organização descobre qual é o potencial de sucesso de um negócio e, ao mesmo tempo, conhece os principais riscos que podem resultar em fracasso

Só para exemplificar, uma das técnicas aplicadas na mercadologia é a SWOT (ou FOFA), que é método de investigação profunda tanto das condições externas como internas ao negócio e visa delimitar os seguintes fatores:

  • Forças e fraquezas;
  • Oportunidades e ameaças.

Dessa forma, é mais fácil para o empreendedor decidir estrategicamente se vale a pena investir na criação de um novo negócio ou na ampliação dos produtos e serviços de uma marca já existente.

Como a análise mercadológica pode alavancar o seu negócio? 

A verdade é que o crescimento de um negócio não é automático, é importante adotar estratégias que sejam capazes de alavancar o progresso do empreendimento mesmo que a empresa tenha um excelente produto e preste um ótimo serviço.

Afinal, o sucesso empresarial e o aumento do lucro depende em boa parte da tomada de decisões assertivas. Por isso, a análise mercadológica é tão essencial, já que ajuda a fazer escolhas com mais confiança e a decidir com base em dados concretos e não em simples suposições. 

Entre os benefícios desse modelo de análise, é interessante destacar: 

  • Segmentação de mercado: conhecer as características particulares de cada grupo menor que compõem o seu público alvo;
  • Escolha de fornecedores: é possível buscar por melhores preços para aquisição de materiais;
  • Satisfação dos clientes: a empresa consegue saber quais são os desejos e valores dos consumidores de sua marca e oferecer propostas que se adaptem a isso. 

Como é feita a análise mercadológica?

Veja 6 passos necessários para realizar uma análise mercadológica que traga resultados satisfatórios e contribua para a melhora na tomada de decisões.

Saiba qual setor a empresa irá atuar

Além de saber qual serviço ou produto a empresa vai oferecer, é fundamental determinar qual vai ser o segmento de atuação principal, visto que é mais fácil acompanhar as mudanças e as tendências de uma área específica. 

Também, o conhecimento sobre o setor engloba a parte jurídica, ou seja, as normas e a legislação sobre as atividades. Isso é um fator muito relevante para que a empresa não faça nada que seja considerado ilegal e acabe sendo penalizada.

Conheça seu público

Outro passo essencial durante a realização da análise mercadológica é a avaliação sobre o público-alvo. Com o objetivo de obter sucesso no empreendimento, é útil investigar qual é o perfil dos seus clientes em potencial. Nesse sentido, entre outros dados, é importante pesquisar:

  • Faixa etária;
  • Profissão;
  • Hobbies;
  • Classe social; 
  • Presença online.

Faça uma análise da concorrência 

Durante o estudo do mercado, você vai perceber que existem outras organizações que oferecem uma solução igual à sua, ou então, algo bem semelhante, pertencendo ao mesmo setor. 

Em vista disso, para garantir a competitividade da sua marca, é fundamental saber quem são os seus concorrentes e a proposta deles. Com base nisso, observe as estratégias dos terceiros que trouxeram bons resultados e obtenha insights valiosos.

No entanto, também é interessante olhar para a concorrência a fim de identificar o que diferencia a sua empresa das demais, qual é o grande atrativo que seu negócio proporciona para os clientes.

Busque bons fornecedores

Os melhores fornecedores são aqueles que disponibilizam os materiais por um valor mais acessível e, ao mesmo tempo, demonstram comprometimento com as entregas

Esses dois aspectos são muito importantes para a manutenção das operações empresariais. Primeiro, porque a empresa consegue investir em preços mais competitivos no mercado, sem perder a rentabilidade ideal. Segundo, as entregas dentro do prazo garantem um bom ritmo de produção. 

Analise o produto que vai ser oferecido

Antes de colocar um item à venda, é de extrema importância fazer um estudo de viabilidade do produto com o intuito de assegurar que o dinheiro investido não seja desperdiçado.

Sendo assim, essa análise inclui a apuração de fatores, como:

  • Nível de demanda;
  • Processo técnico;
  • Valor do investimento. 

Faça uma avaliação das projeções do mercado

Por último, outro passo necessário para uma análise mercadológica eficiente é fazer uma avaliação das projeções de mercado. Mas o que isso quer dizer? 

Antes de fazer um investimento seja para expandir a sua área de atuação ou para desenvolver um novo produto é importante verificar como o mercado está se comportando atualmente e quais são as previsões para o futuro

Com essa avaliação, você terá mais capacidade para decidir adequadamente qual é o momento ideal para seguir com os planejamentos, visando a obtenção de lucros maiores. Também, será possível criar um produto ou serviço alinhado às novas tendências do setor.

Em resumo, a análise mercadológica é o processo de acompanhar as tendências de um determinado segmento do mercado. É um excelente método para descobrir quais são as oportunidades disponíveis e os riscos para o empreendimento. Além disso, a tomada de decisões empresariais se torna mais assertiva e estratégica.

Quer garantir o sucesso do seu negócio? Então, conte com ajuda dos especialistas da Insper Jr para realizar uma análise mercadológica eficiente!

ANTERIORPRÓXIMA