ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR O TICKET MÉDIO DA SUA EMPRESA
Entenda a importância de um ticket médio alto para a saúde do negócio e confira dicas de como aumentar o valor médio das vendas!
Uma das métricas mais importantes para os negócios é o ticket médio, ou seja, o valor médio das vendas realizadas. Mas o que torna esse indicador de desempenho tão significativo, afinal? Neste post, vamos explicar por que o ticket médio é tão relevante, como fazer o cálculo e como a análise dessa métrica pode ajudar a obter melhores resultados.
Afinal, o que é o ticket médio?
O ticket médio é um indicador de desempenho-chave que diz respeito ao valor médio das vendas realizadas em um determinado período.
Trata-se de uma métrica importante, pois ajuda a mensurar a capacidade das equipes comercial e de marketing em fechar negócios vantajosos.
Como o ticket médio influencia no seu negócio?
O ticket médio é importante para entender os pormenores do negócio, detectar oportunidades de melhoria a serem exploradas e até mesmo fazer projeções de crescimento mais precisas e realistas.
Essa métrica é útil pois ajuda a analisar e monitorar a eficiência do processo comercial e entender quando é necessário contratar mais pessoas para a equipe, investir em treinamento para aprimorar as técnicas de vendas, revisar a política de preços e promoções, entre outros insights poderosos.
E tem mais um detalhe: um ticket médio que aumenta regularmente é um sinal de que os clientes confiam na empresa e estão dispostos a gastar mais a cada compra, o que é ótimo para a marca.
Mas quanto é um ticket alto, afinal?
Porém, é preciso ter em mente que o ticket médio deve ser analisado num contexto específico. O valor médio de vendas mensais de uma loja de roupas dificilmente será o mesmo de uma loja de produtos eletrônicos.
Da mesma forma, não se pode comparar o ticket médio de um estabelecimento físico com o de um e-commerce. Por isso, não há como precisar o que seria um ticket médio alto ou baixo: tudo depende do contexto.
Por isso, o ideal é usar os concorrentes como referência. Analisar se outras empresas do mesmo nicho conseguem alcançar um ticket médio mais alto vendendo os mesmos produtos, talvez seja preciso melhorar a competitividade dos seus preços ou melhorar a eficiência do processo comercial.
Além da categoria de produtos comercializados, há outros fatores que influenciam o ticket médio, como o histórico do negócio e os custos necessários para fechar uma venda. Se o custo de aquisição de cliente for maior do que o ticket médio, há um claro desequilíbrio que precisa ser corrigido.
Leia também: Análise preditiva: o que é e como funciona
Por que é importante aumentar o ticket médio?
Ter um ticket médio alto é um indicativo de que a empresa apresenta um bom desempenho nas vendas, e é essencial para manter a saúde financeira do negócio. É preciso que o valor médio de mercadorias ou serviços vendidos garanta uma margem de lucro satisfatória para que a companhia continue a se expandir.
Quanto maior for o ticket médio do negócio, maior será o Retorno Sobre o Investimento (ROI) em marketing e propaganda. A empresa consegue obter resultados mais expressivos sem necessariamente elevar seus preços.
Além disso, o valor do ticket médio precisa superar o custo de aquisição de cliente. Afinal, não faz sentido gastar mais para gerar uma conversão do que a média de vendas efetuadas. Até porque, quando o valor do ticket é alto, a empresa não precisa se esforçar tanto para conquistar mais e mais clientes, já que os consumidores fiéis já conseguem gerar uma boa receita, a um custo mais baixo.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo, na verdade, é muito simples. Para descobrir o ticket médio, é necessário identificar o número de vendas concretizadas e o volume total do faturamento delas em um determinado período.
A fórmula é a seguinte:
Ticket Médio = Faturamento / Número de vendas
Como aumentar o ticket médio da sua empresa?
Como vimos, aumentar o ticket médio é importante para aumentar o ROI, melhorar o faturamento e aproveitar melhor os recursos da empresa. Confira, a seguir, algumas maneiras de fazer isso:
Ofereça frete grátis
Lojas virtuais podem se beneficiar muito da estratégia de oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor. O benefício serve como um estímulo para que os clientes coloquem mais itens no carrinho para atingir o valor mínimo para economizar com o frete.
Ofereça descontos progressivos
Outra estratégia de sucesso é oferecer descontos progressivos, de modo que o percentual do desconto aumente conforme o número de produtos comprados. Esse tipo de ação estimula as famosas compras por impulso tendem a aumentar o valor da compra. Afinal, os consumidores veem vantagem em gastar um pouco mais para conseguir um abatimento maior.
Indique itens ou serviços que se complementam
O up-selling e o cross-selling são excelentes formas de aumentar o ticket médio. O primeiro configura a oferta de um item mais caro ao cliente, como um upgrade, enquanto o segundo se refere à prática de oferecer produtos ou serviços complementares ao que já está sendo adquirido. Tais técnicas incentivam os clientes a comprar mais e, consequentemente, eleva o valor médio das vendas.
Estruture uma ótima experiência de compra para o cliente
Clientes satisfeitos tendem a comprar mais, pois já sabem que a empresa é confiável. Por isso, oferecer uma experiência de compra impecável não só contribui para a fidelização como também para a elevação do ticket médio.
Incentive o cliente a comprar novamente
Já virou até um chavão afirmar que é mais fácil e barato tornar vender para clientes antigos do que atrair clientes novos. Mas é a mais pura verdade! Por isso, vale a pena estimular a recompra para aumentar o ticket médio. Para tanto, mantenha-se em contato com o cliente e, quando possível, faça boas ofertas para que ele volte a comprar com você.
Conte com a Insper para melhorar sua gestão
Neste post, procuramos explicar por que o ticket médio é uma métrica tão importante e sugerimos várias formas de aumentá-lo. Mas, para um negócio realmente ter sucesso, é preciso também ter uma gestão eficiente. E a Insper Jr pode te ajudar nessa jornada.Quer ter o suporte de especialistas em gestão corporativa para analisar o seu negócio e conquistar melhores resultados? Então agende sua consultoria com nossa equipe por e-mail ou por WhatsApp!