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Equipe analisando missão visão e valores

COMO DEFINIR A MISSÃO, VISÃO E VALORES DO SEU NEGÓCIO? APRENDA AGORA

Não é novidade que toda empresa precisa ter um bom planejamento de metas, projeções embasadas de caixa, processos eficientes e bem padronizados e profissionais capacitados e dedicados. 
Contudo, para que tudo isso funcione e traga resultados para a empresa, é preciso definir a identidade da organização o que é comumente definido por missão, visão e valores que representam as diretrizes estratégicas do negócio. 

O que são diretrizes estratégicas e por quê são importantes?

Missão, visão e valores são os pilares que dão suporte para toda a cultura e planejamento da empresa. 

As diretrizes estratégicas são o norte para definir objetivos da organização e guiam o dia a dia do negócio e de todos os que atuam nele.

Esses pontos não devem ser somente palavras ou frase colocada em um quadro na parede do escritório, mas sim crenças verdadeiras que todos os que estão envolvidos na operação compreendam e tenham internalizadas. 

A definição de missão, visão e valores são o pontapé inicial para o planejamento completo da empresa, sendo uma das primeiras etapas a se definir para se iniciar a construção do planejamento estratégico.

Missão

A missão nada mais é do que a razão de existir do negócio

Ela define qual o compromisso da empresa com a sociedade, pelo que a empresa trabalha todos os dias e o porquê ela foi criada.

Uma missão representa algo tão forte sobre a identidade da empresa que é muito difícil que precise ser revista ou mudada ao longo dos anos, pois era carrega consigo todo o DNA do negócio. 

Normalmente, a missão é transfigurada em uma breve frase que consiga traduzir tudo isso. Quanto mais simples e clara ela seja para os colaboradores, melhor. Segue alguns exemplos:

  • Disney: alegrar pessoas.
  • Mercedes-Benz: aperfeiçoar o nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta performance e confiabilidade.
  • Amazon: ser a empresa mais focada no cliente que existe no mundo e se esforçar para oferecer os preços mais baixos possíveis, dando aos clientes a chance de encontrar e descobrir qualquer coisa que queiram comprar on-line.

Todas essas frases representam o valor que cada uma dessas empresas querem entregar ao mundo e são importantes não só para os colaboradores, como foi citado acima, mas também para os clientes.

A missão é algo imprescindível de ser conhecida pelos funcionários, mas muitas empresas também externas para a sociedade e, principalmente, para seus clientes.

Isso é uma forma do mercado entender os porquês daquela empresa, o que ajuda na identificação com a marca.

Visão

Com uma missão bem definida, a visão vem logo em seguida respondendo à pergunta: o que queremos alcançar neste período?  

Diferente da missão, que é atemporal e constante, a visão possui um período limite de quando deve ser atingida. Por isso, a visão, quando atingida, é revisada e reformulada para o atingimento de novos objetivos num novo prazo estabelecido.

A visão deve ser desafiadora, inspirar todos os que atuam na empresa e servir de base para todas as outras metas e centralizar todos os objetivos em um só. Exemplos de visão:

  • Cacau Show: ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e aos seus parceiros uma relação duradoura com foco no crescimento, na rentabilidade e na responsabilidade socioambiental.
  • Petrobrás: Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.
  • Vale: Ser a empresa de recursos natural global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.

É válido ressaltar que essas frases conseguem ser traduzidas em pequenas metas e indicadores e cada uma tem um prazo limite para ser atingida.

Valores

Os valores indicam a “personalidade” da empresa e traduzem os princípios que regem o comportamento da empresa.

Eles são a filosofia da empresa e juntos forma um grupo de “regras” que orientam os colaboradores nas suas ações durante o trabalho.

Os valores são o meio para cumprir a missão e atingir a visão.

Valores podem ser palavras ou pequenas frases e, normalmente, são definidos uma média de 5 valores para uma empresa. Não é saudável se ter muitos, pois eles iriam dividir muito o foco dos funcionários.

Algumas empresas usam valores mais “genéricos” e outras desenvolvem valores mais originais de acordo com o perfil e cultura do negócio. Não existe certo ou errado, o importante é criar os valores que façam sentido para o negócio.

Aqui vão alguns exemplos de valores de grandes empresas:

  • Adidas 
    • Apaixonados;
    • Autênticos;
    • Comprometidos;
    • Honestos;
    • Inovadores;
    • Inspiradores.
  • Itaú
    • Só é bom para a gente se for bom para o cliente;
    • Fanáticos por performance; 
    • Gente é tudo para a gente; 
    • O melhor argumento é o que vale; 
    • Simples. Sempre; 
    • Pensamos e agimos como donos; 
    • Ética é inegociável.
  • Nestlé
    • Pessoas em primeiro lugar;
    • Qualidade de nossos produtos e serviços;
    • Segurança é inegociável;
    • Respeito para todos, dentro e fora da empresa;
    • Responsabilidade em toda decisão;
    • Paixão pelo que fazemos.
  • Natura
    • Humanismo;
    • Criatividade; 
    • Equilíbrio; 
    • Transparência.

Como construir missão, visão e valores?

A construção das diretrizes estratégias deve ser feita nos primeiros passos do negócio, muitos empresários fazem essa definição antes mesmo da empresa começar a operar.

Nesse caso, quando ainda não se tem funcionários nem nada, o empreendedor deve fazer uma reflexão individual buscando responder algumas perguntas listadas a seguir para se chegar das três definições.

Missão

  • Qual valor o negócio entrega para a sociedade?
  • Por que a empresa existe:
  • Qual problema o negócio soluciona?

Visão

  • Qual o nosso objetivo geral neste período?
  • Como a empresa deve estar no futuro?
  • Qual patamar queremos atingir?
  • Onde queremos chegar?

Valores

  • Em quais crenças acreditamos?
  • Quais comportamentos apoiamos?
  • Se a empresa fosse uma pessoa, quais seriam suas características? 

A reflexão sobre essas perguntas levará a definição das diretrizes estratégicas da melhor forma. Ao final da construção, deve-se revisar o que foi definido para que se tenha certeza que realmente faz sentido.

Minha missão transmite o propósito da empresa? Minha visão me diz onde queremos chegar? Meus valores indicam o comportamento que deve se ter no dia a dia? 

Empresa vendo a missão visão e valores do negócio
Foto de fauxels no Pexels

Já no caso de já se ter a empresa em atividade e se desejar construir esses 3 pilares é indicado que eles sejam definidos com participação dos colaboradores para que seja algo que faça sentido para todo o time.

Nesse contexto, é possível realizar dinâmica para coletar a percepção de cada um sobre as perguntas listadas acima.

No caso de se ter muitos funcionários, é possível repassar uma formulários para coletar as respostas, mas quase se tem um número reduzido o interessante é que seja convocado um momento para que haja uma conversa aberta sobre cada um dos pontos.

Nessa construção, a opinião dos gestores e líderes não deve sobressair acima das dos outros funcionários. Contudo, é importante que eles conduzam o momento para que ao final se tenha chegado nas diretrizes estratégicas que sejam alinhadas com o DNA da empresa.

Em nada adianta se ter muitas projeções, processos padronizados e profissionais capacitados se nenhum desses está alinhado com a identidade da organização, que é a base de tudo.

A construção de missão, visão e valores é um ponto determinante para o sucesso do negócio, pois a partir deles poderá se fazer um planejamento bem fundado e se ter um time alinhado com diretrizes bem definidas.

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